Estou Atrás de Você

Estou Atrás de Você John Ajvide Lindqvist

Resenhas - Estou Atrás de Vocês

1 | 2 | 3 | 4

Lina DC 28/07/2018

"Estou atrás de você" é um Thriller psicológico narrado em terceira pessoa e dividido em três partes: 1. Fora; 2. Dentro e 3. Além. Conforme a sinopse explica tudo começa em um acampamento de trailers. Todos foram dormir e quando acordam, estão no meio do nada. Literalmente. O local é completamente árido, isolado e sem nenhuma indicação de onde estão. Os celulares não funcionam, nem o GPS. Quatro famílias desconhecidas em quatro trailers precisam aprender a confiar uns nos outros para  sobreviver.

"Aquilo aconteceu em algum momento durante essas quatro horas. Fosse lá o que "aquilo" poderia ser." (p. 35)

No primeiro trailer temos Isabelle Sundberg, Peter e a filha de seis anos de idade, a Molly. Isabelle é uma ex-modelo e a rainha da reclamação. Para começar, a ideia de férias do marido é completamente diferente da sua e ela faz Peter de capacho, culpando-o por tudo e exigindo que todos os seus desejos sejam atendidos. Peter, um ex-atleta famoso, é um homem paciente, mas está no limite e reavaliando o seu casamento. Mas nada disso se compara com Molly, uma garotinha que a primeira vista é fofa, mas que na verdade é macabra, com seus comentários maliciosos e atitudes ainda piores. No segundo trailer temos Stefan Larsson, Carina e seu filho Emil. Stefan e Carina tem um casamento amoroso e preocupam-se constantemente com Emil, um garoto especial, que tem dificuldades de interagir socialmente.

"Carina não é a única que duvida da autenticidade do que eles estão sentindo na pele. Majvor, a esposa de Donald, também acredita que estão lidando com uma realidade alterada, e não com uma localização geográfica. " (p. 35)

No terceiro trailer temos Lennart e Olaf, dois fazendeiros viúvos que são amigos a longo tempo. Eles são discretos e gentis, mas possuem uma dinâmica incomum. E no último trailer temos Donald e Majvor, um casal mais velho que estão juntos a décadas. Nesse casamento Donald tem a palavra final e muitas vezes é grosseiro com a mulher, que já acostumada com a personalidade árida do marido, interioriza muitos de seus sentimentos.

"O que Majvor não consegue dizer com certeza é se ela algum dia o amou. Provavelmente não. Majvor não tem elemento algum com que comparar seus sentimentos, mas, a julgar pelos livros e filmes e por aquilo que ouviu outras pessoas dizerem, chegou à conclusão de que existe um tipo de amor que ela nunca sentiu, e jamais vai conhecer." (p. 83)

Já com os ânimos alterados, esse grupo tenta desvendar o que aconteceu durante a noite e encontrar uma maneira de voltar para casa. Porém, nada é tão fácil assim e situações ainda mais bizarras vão aparecendo e criaturas assustadoras também. E os piores medos desse grupo vão ganhando vida. O enredo trabalha muito com o psicológico, mas muitas questões ficam em aberto.

"Dizem que os olhos são expressivos. Que podem ser tristes ou felizes ou indiferentes. Na verdade são simplesmente duas esferas, incapazes de expressar qualquer coisa sem ajuda dos músculos que os circundam." (p. 188)

site: http://viajenaleitura.com.br/

Leandraa 28/03/2018

Estou atras de voce
Para um instigante, meio interessante e final decepcionante...
Vc termina de ler e fica no ar...sem saber ou entender o q leu...
Vacuo total...
Uma perda de tempo
Reak.15 18/04/2018minha estante
Parece que é uma trilogia!(queria saber disso antes de lido,evitaria muitas teorias) por isso realmente o autor deixa tudo aberto. O problema,eu acho, que nunca vamos saber o que diabos estava acontecendo,já que a Tordesilhas deve que não vai publicar as continuações haha.

Paula.Soares 01/02/2018

Não gostei
Gabrielle106 01/02/2018minha estante
Por que não gostou ?

Paula.Soares 01/02/2018minha estante
Não gostei da história e tb achei a escrita cansativa

@ale_raposo 27/01/2018minha estante
Uma das resenhas mais legais que já li!Muito bom,Ca!

Ca Agulhari @literario_universo 27/01/2018minha estante
Hahahahah resumida mas descreve bem o que eu senti.

Mila Rodrigues Ribeiro 19/03/2018minha estante
Decepção total

Ca Agulhari @literario_universo 21/03/2018minha estante
Que pena Mila. Eu gostei.

Déia Madden 02/12/2017

Você está atrás de si
Achei a idéia do livro bem interessante, gostei da forma como o autor coloca o ponto de vista de cada personagem, incluindo os animais, o que me foi fascinante. Senti que o livro demorou para pegar ritmo... No sentido que algo que finalmente desse movimento se arrastou por páginas e páginas até que algo acontecesse. A parte que compete ao horror é boa, no quis ao terror não achei impressionante e creio q não foi a intensão do autor. Em relação ao final devo dizer que para mim ficou uma reticências, rs.

Jeff.Rodrigues 17/11/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Apontado pelo Daily Mirror como a resposta sueca para Stephen King, John Ajvide Lindqvist já rondava minha curiosidade de leitura a algum tempo. Estou Atrás de Você acabou sendo a porta de entrada para este universo do terror escandinavo e, confesso, me surpreendeu e ao mesmo tempo causou uma estranheza difícil de explicar.

A trama de Estou Atrás de Você soa bastante promissora quando lemos a sinopse do livro. Um grupo de pessoas que dorme num agradável e normal acampamento e acorda num descampado onde a única coisa que restou são os trailers. Nosso instinto de ávidos leitores acostumados ao gênero terror nos leva imediatamente a esperar pelo pior em forma de monstros, espíritos ou qualquer outra perturbação que vá resultar em sangue. Mas Lindqvist nos surpreende ao fugir de qualquer clichê e simplesmente tocar sua narrativa de forma linear, intercalando o momento presente com cenas em que conhecemos fatos do passado de cada personagem. Não há ação, tampouco há elementos narrativos que prendam nossa atenção de forma arrebatadora. O autor se preocupa apenas em seguir com sua história, com cada peça se encaixando a seu devido tempo no quebra-cabeças bizarro que é este livro.

O terror desta obra, que vai dar o ar de sua graça de forma tímida e pontual, é psicológico e não foi feito para nos gelar a espinha ou nos fazer perder o sono a noite. O medo aqui não tem nada de sobrenatural, ele nasce das experiências e traumas de vida de cada personagem. Um grupo de pessoas colocado em confinamento em um ambiente totalmente desconhecido é uma premissa e tanto para qualquer obra do gênero. Quando estas pessoas, nessa situação de tensão, são confrontadas com aquilo que mais desejaram deixar trancado no passado, as portas da loucura estão abertas e um bom autor brinca com isso.

Estou Atrás de Você confronta seus personagens com os pesadelos de vida de cada um. Traumas de infância, insegurança, decisões erradas…. Este é o pior medo que qualquer um de nós pode ser submetido: o medo das nossas verdades mais secretas. Lindqvist me surpreendeu com essa trama justamente por desenvolver algo completamente diferente do que esperava. Para alguns leitores, no entanto, Estou Atrás de Você pode ser um livro maçante que vai se arrastar por quatrocentas páginas. Entendo perfeitamente isso, pois realmente o estilo do autor não é ágil e custa muito a ganhar ritmo. Neste caso, somente as cem páginas finais tiveram um clima de ação mais envolvente.

Sendo meu primeiro contato com a obra de Lidqvist avalio Estou Atrás de Você como um livro de médio para bom. Ele é bastante inventivo e bem desenvolvido, mas ficou devendo no quesito de envolver mais o leitor na trama. Acho que vale investir na leitura (aguardo opiniões e pontos de vista de vocês) e pretendo buscar as outras obras já publicadas dele para ampliar meu contato e formular uma opinião mais consistente.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/11/13/resenha-estou-atras-de-voce-john-ajvide-lindqvist/

@retratodaleitora 04/11/2017

Seu pior pesadelo está atrás de você.
Vocês conhecem o autor John Ajvide Lindqvist? Ele é um renomado escritor sueco que fez bastante sucesso ao lançar seu título de maior impacto: Deixe Ela Entrar. A obra foi adaptada e se tornou um sucesso absoluto também nas telonas, levando diversos prêmios importantes e se tornando um clássico cult do gênero terror. Apesar de ser mais conhecido por Deixe Ela Entrar, Lindqvist escreveu outros livros de muito sucesso publicados aqui no Brasil, como A Maldição de Domarô e Melodia do Mal, ambos pela editora Tordesilhas que, agora em 2017, está lançando mais um de seus títulos: Estou Atrás de Você.

Eu sou uma grande fã de narrativas de suspense e terror, e ao ler a sinopse desse livro sabia que precisava lê-lo, afinal tinha tudo para me ganhar: além de ter uma premissa realmente bizarra, a trama não foca em um só personagem, mas em um grupo grande e realmente variado. A editora gentilmente me enviou um exemplar para resenha e aqui estou para contar minha opinião.

Estou Atrás de Você é um livro de terror gore, ou seja, existem aqui algumas cenas bem visuais de sangue, violência e sadismo; dito isso, estejam preparados ao iniciar a leitura. Não é, nem de longe, um livro leve. Mas, se você gosta do gênero, esse é um prato cheio e você precisa conhecer essa história!

A trama se passa em um cenário aparentemente pacífico: um acampamento de trailers. Várias famílias e amigos se divertindo em um lugar calmo, com belas árvores e um lago convidativo no verão. Perfeito, não? Não quando os nossos personagens acordam um dia e se deparam com um cenário bem, bem diferente.

"Eles tinham achado que o Sol ia reaparecer, que o Sol estava à espreita abaixo do horizonte, mas os minutos e as horas passam, e não há sol. É uma ausência tão tremente que é impossível compreender. As coisas a que não damos importância são as coisas de que mais sentimos falta quando desaparecem."

As árvores sumiram, e com elas o lago, os animais e até as nuvens. O céu mais parece uma reprodução de desenho animado, de tão azul e livre de nuvens, fumaça e pássaros. Quilômetros e quilômetros de um campo gramado vazio, sem sinal telefônico ou energia. Sem socorro. Ainda, vários trailers desapareceram, e ali se encontram apenas quatro, cada um com uma família, pessoas diferentes. Pessoas imprevisíveis.

Uma das coisas que mais me assustam no gênero terror é quando os personagens (seja em filmes ou livros) se encontram em lugares hostis, confinados, presos. E se você já leu ou assistiu algum filme com essa característica deve saber o que o súbito isolamento pode causar nas pessoas.

Primeiro, vem a curiosidade: Afinal, o que fazem ali? Qual o propósito daquilo tudo? Depois, o medo: O que acontecerá com eles? Será que vão morrer ali? Então, tudo e todos se tornam uma ameaça, e a sobrevivência fala mais alto que tudo. Começa a carnificina.

"Até que medida podemos transformar em realidade as nossas lembranças? Se um evento se imprimiu em nós com a violência de um ferrete de marcar gado, ou com a alegria da pura felicidade, ou se está encapsulado dentro de nós como um momento que viverá para sempre, isso também significa que podemos realmente recuar no tempo e voltar até esse evento, até certo ponto?"

Nem todas as tramas terminam em carnificina, claro; não é sempre que a presa encontra a caça. Mas no caso deste livro em especial o confinamento faz com que alguns personagens enlouqueçam, ou melhor, tirem a máscara da normalidade e mostrem quem realmente são. Quando isso acontece, os pesadelos começam. Ou melhor, os pesadelos se tornam realidade, tomam forma e ficam com fome, muita fome.

Qual o seu maior medo? O que te aterroriza mais? Do que você mais se arrepende? Os personagens de Estou Atrás de Você têm a resposta na ponta da língua, e são essas respostas terríveis que irão persegui-los nesta narrativa, um por um, até ficarem saciados.

Quando seus piores pesadelos tomam forma e vão atrás de você, é melhor correr.

"O que é mais real? Aquilo com que sonhamos, ou o que está bem à nossa frente?"

Esse livro já começa estranho, mas a cada capítulo ele vai ficando mais e mais bizarro. Quando você pensa que nada mais estranho pode acontecer ali, o autor mostra o quão errado você está, até o leitor se perguntar: ok, o que realmente está acontecendo aqui?. Bem, boa sorte ao tentar conseguir uma resposta para essa pergunta.

Eu simplesmente adorei fazer essa leitura e conhecer o tão falado Lindqvist, que sempre aguçou minha curiosidade. Agora posso dizer que li John Ajvide Lindqvist e, melhor, posso dizer Estou Atrás de Você foi o livro mais bizarro que já li na vida. E realmente foi.

Uma das coisas que mais gostei no livro foi como o autor apresentou e desenvolveu cada personagem, dando uma história e um propósito a cada um. Outra coisa foi a imprevisibilidade da obra; quando eu esperava uma coisa, outra totalmente diferente acontecia. Eu adoro surpresas, pelo menos em livros, então esse foi realmente um ponto alto para mim. Por fim, eu gostei muito da ideia do autor em dar "vida" a pesadelos, tornar algo que só nos aterroriza enquanto sonhamos em algo real, algo palpável, algo mortal. É de arrepiar! Principalmente se você parar e perguntar: e se o meu pior pesadelo começa a me perseguir na vida real?

Lindqvist orquestrou muito bem essa ideia e, ao inserir os personagens nesse cenário bizarro e começar a atormentá-los, criou uma trama aterrorizante, sangrenta e instigante, capaz de fazer o leitor questionar cada parágrafo e olhar para trás de hora em hora; afinal, algo pode estar atrás de você, agora mesmo.

Se você gosta do gênero e de autores como Stephen King e Joe Hill, você precisa conhecer esse livro! Leitura certamente recomendada :)

Eu encontrei alguns poucos erros de revisão, e nada que atrapalhasse a leitura. A capa é linda e tem tudo a ver com a história. As páginas são amareladas e possui um bom espaçamento.

Leiam. E depois volta aqui e me conta o que achou dessa leitura. Vou adorar saber!

Acessem o blog para conferir fotos da edição e mais detalhes:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/11/estou-atras-de-voce-de-john-ajvide.html
Fernando Sousa 25/09/2019minha estante
John Ajvide Lindqvist, claro, esse cara é demais, conheci sua escrita lendo Mortos entre os vivos e me apaixonei por seus livros, li totós. Eu adorei o livro mas acho que aqui (Estou atrás de você) e em A maldição de Domarö, ele perdeu a mão no final. Mas o cara é bem melhor que Estevão Rei (Stephen King). ?

@retratodaleitora 26/09/2019minha estante
Eu ainda preciso ler mais livros do Lindqvist! Tenho "Deixa Ela Entrar" aqui. Você gostou?

Fernando Sousa 26/09/2019minha estante
Amei, é o livro de estreia, cru e viceral, muito melhor que as adaptações, leia, você vai amar

@retratodaleitora 27/09/2019minha estante
Lerei em breve então, Fernando! :)

Bruna Araujo 02/05/2020minha estante
Olá, poderia me dizer se há algum crime ou tortura com animais? Vi que eles são personagens ativos também. Eu sempre preciso saber disso de antemão, pq simplesmente não consigo-me ler nada que tenha esse tipo de conteúdo. Obrigada desde já!

Fernando Sousa 02/05/2020minha estante
Não há não, inclusive eles tem certo protagonismo

Bruna Araujo 03/05/2020minha estante
Obrigada Fernando! Já me sinto à vontade para ler!

1 | 2 | 3 | 4