1480-1520

1480-1520 Serge Gruzinski

Resenhas - A passagem do século

Marcus 23/05/2021

Segundo volume da serie cirsndp seculos. Agora estamos na virada do XV para o XVI.

Aqui veremos uma análise da situação da primeira chegada de europeus nas Américas.

Compreender o estado da mentalidade europeia no período, sua cultura, desenvolvimento artístico, religioso, social, as crises e desenvolvimento.

Também teremos um vislumbre da África portuguesa, Oriente médio, Índia e Oriente.

Excelente livro para compreender melhor a situação da transformação de um mundo onde as civilizações passam de uma vida "fechada" em si, para um mundo nos início de um relacionamento entre continentes.

Praticamente o início da globalização, tão clara hoje em dia, apesar dos pesares.
Kastiel.com 22/11/2021minha estante
Eu leio esses livros e anoto a mão as partes mais relevantes na minha visão, vou transcrever essa sua observação no final do meu escrito kkkk valeu

Jean Silva 04/05/2020

Superando o eurocentrismo.
O livro retrata as peculiaridades e características tanto da sociedade européia da época em questão (1480-1520), quanto das sociedades as quais os europeus "viriam a encontrar"(essas são o foco do livro) além disso, há o retrato do choque entre esses diferentes "mundos". A forma como Gruzinski expõe os fatos e faz algumas ligações históricas é muito envolvente. O livro é recomendado a quem deseja conhecer um pouco mais das sociedades que muitas vezes são retratadas como meros povos colonizados mas que, como expõe o autor, eram excepcionais e possuem méritos e protagonismo próprio.

Ygor G. Sena 16/08/2015

Um mundo múltiplo abordado sem eurocentrismos
Nós estudamos nas escolas sobre a expansão marítima europeia e o Renascimento do ponto de vista eurocêntrico e, de certa forma, pensamos que o mundo estava esperando os europeus para ser descoberto: bobagem!

Serge Gruzinski aborda do final do séc. XV e começo do séc. XVI com maestria e linguagem acessível. Nos conta dos pensamos messiânicos e milenaristas que se passavam na cabeça dos europeus, como a religião, a política e a ciência guiaram as decisões tomadas nesse período, culminando no encontro de mundos e culturas que viveram isoladas uma das outras durante muito tempo - milênios no caso das Américas - e como as novidades sobre as descobertas se espalhavam por todos os cantos do mundo.

Portugal, Espanha, Florença, Veneza, Calicute, China, Goa, Etiópia, Málaca, Mexicas, Incas e muitos outros lugares possuíam suas próprias economias e culturas, revelando um mundo amplamente plural. Os anos de 1480-1520 são, portanto, o começo da globalização e da integração cultural.

Certamente é um livro que merece atenção para desmistificar conceitos ultrapassados sobre esse período e compreender melhor essa época essencial da história mundial.