Viva a Vagina

Viva a Vagina Nina Brochmann...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Kaaa 25/09/2023

Saúde básica feminina
Duas jovens estudantes de medicina resumiram com uma escrita acessível os principais processos biológicos do corpo feminino. Um livro com benefício social inestimável, visto que a saúde feminina ainda é subpesquisada.

Milena1067 06/06/2020

Essencial!!
As médicas que escrevem são incríveis, totalmente descontruidas, com uma linguagem maravilhosa para falar sobre assuntos que não são abordados durante nossa formação como mulher (o que deveria acontecer). Indico demais!

Nathy 27/07/2020

Sensacional
Super instrutivo, leitura leve e fácil e um show de conhecimento. Todo mundo deveria ler!

Laura S. 24/08/2020

Vamos falar de ppk?
Um livro extremamente importante, traz muitas informações às quais somos negadas, seja no ensino básico, seja no dia a dia. Informações essas referentes a higiene, doenças, contraceptivos, aborto, fisiologia, sexo, prazer, menstruação e por aí vai.
Já que não temos essas informações de fácil acesso, como nossos vizinhos do sexo oposto, "Viva a Vagina" vem, com ilustrações e linguagem de fácil compreensão, nos trazer o entendimento necessário básico sobre nossos corpos e tentar destabulizar esse assunto tão essencial e intrínseco à nossa vida.

lbronski 18/08/2021

Empoderador
Esse livro é simplesmente sensacional sobre tudo relacionado a ter uma vagina. Tanta coisa que eu nem sabia e coisas que achava que sabia kkk. Recomendo muito!

Carol 06/10/2020

Necessário!
Um livro super curtinho e extremamente informativo e necessário. Algumas coisas do livro eu já sabia, mas outras eu não tinha conhecimento, e me ajudou a abrir a mente!

V ROSA 27/11/2023

Fiquei com preguiça mas é muito bom
?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????.

Anienne 29/05/2021

VIVA A VAGINA
Achei um livro bem interessante mais voltado para o público feminino, mas não necessariamente.

Fala sobre sexualidade, de uma forma geral. Explica sobre o corpo anatomica e fisiologicamente, sexo, gênero, enfim...

Vale à pena dar uma olhada!

Carolina.Marco 19/12/2020

Livro importantíssimo!
Quem dera tivesse tido acesso a esse livro na época de escola. Com certeza vou dar de presente para amigas, filhas, afilhadas e sobrinhas. Leitura urgente para todas as mulheres de maneira muito leve e descontraída!

Thiago_x240 13/01/2022

perfeito
achei o livro perfeito,a leitura nao e enjoada,voce nao perde o interesse quando esta lendo,e tambem nao e repetitivo,gostei muito ,finalmente entendi varias duvidas que eu tinha,e com certeza recomendaria.

Delirium Nerd 21/08/2018

Rompendo com os tabus do corpo feminino
Com o intuito de desmistificar o corpo feminino e conscientizar as mulheres acerca de seus corpos, Nina Broochmann e Ellen Støkken Dahl, estudantes de medicina e educadoras sexuais, tomaram a iniciativa de escrever um livro para repassar o conhecimento científico de forma acessível. Entre mitos e tabus, existe um sistema reprodutor importantíssimo. Então, Viva a Vagina!

Um corpo ou um objeto?
O corpo feminino é visto ora como máquina reprodutiva, ora como fetiche. No entanto, pouco é o incentivo na educação acerca de seu funcionamento. Para além da aparência, o corpo feminino, como qualquer corpo, é dotado de complexidade. Não é um objeto dotado apenas de funções externas, pronto para sua utilização social.

O corpo feminino possui mecanismos particulares. O livro mostra como, biologicamente, é diferente do corpo masculino. A educação promovida, porém, parece esquecer neste momento as diferenças existentes. Dedica-se a destrinchar um modelo de corpo masculino, enquanto permite que mitos sejam reproduzidos no que concerne ao corpo feminino.

Querem algo mais perigoso do que pessoas que possuem controle sobre seus corpos? A negação do conhecimento abre margem para que os outros decidam o que fazer dos corpos alheios. Quando não se conhece o próprio corpo, como negar ou confirmar uma informação ou conduta em relação a ele? Por isso, livros como Viva a Vagina são tão importantes. Nas palavras das autoras:

“É hora de dar um basta na hegemonia masculina na pesquisa científica.”

É possível que alguns se perguntem acerca da necessidade de um livro como este diante do “conhecimento infinito” do Google. Afinal, hoje em dia qualquer um acha qualquer coisa na rede de busca. Não? O problema das buscas é que nem sempre os resultados oferecidos são os mais apropriados. O mecanismo de busca funciona mais por acesso do que por veracidade. E quando a cultura continua a reproduzir mitos de origem machista ou verdades do senso comum como se fossem ciência, torna-se difícil identificar o que é comprovado ou não. Ou mesmo que ainda não seja comprovado integralmente, o que possui alguma coerência.

Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl lançaram, em 2015, o blog Underlivet (termo para partes íntimas). E como mencionam na introdução ao livro, apesar da aparente saturação do tema saúde sexual, a procura no blog foi considerável e o feedback positivo. Isso revelou que o acesso concedido pela internet ainda não consegue superar o comportamento enraizado na cultura. Não obstante todos os avanços feministas, mulheres ainda continuam a desconhecer seus corpos, e se sentem inseguras diante de tantos padrões estabelecidos por uma sociedade que opta por ideais vazios. Mídia e a cultura elegem um corpo como o ideal, mas como elas bem destacam, não existe apenas um corpo. Existem corpos variados, por dentro e por fora. E todas deveríamos aprender a aceitá-los, cuidá-los e curti-los.

Leia na íntegra:

site: https://deliriumnerd.com/2018/04/17/viva-a-vagina-resenha/

Beta Oliveira 19/03/2018

Não importa quem você é, de onde você veio, onde você está, sua idade, o que fez, o que faz. Este livro é para todas as mulheres saberem um pouco mais sobre si mesmas. O livro que eu não esperava ler me lembrou que informações corretas salvam vida. E se tem algo que ainda é uma dificuldade para muitas mulheres é entender o funcionamento do próprio organismo, algo ainda cercado de tabus e mitos.

Portanto, se tiver chance, leia. Garanto que o trabalho das estudantes de Medicina Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl além de mostrar que a internet serve para coisas úteis, vai te ensinar alguma coisa!

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2018/03/cap-1441-viva-vagina-tudo-o-que-voce.html

cinthyaarruda 15/06/2021

Ótimo livro para introdução a educação sexual
O livro é escrito por duas norueguesas estudantes de medicina que através de um blog respondiam perguntas de seus seguidores. O livro surgiu da ideia de publicar as perguntas mais frequentes que elas recebiam nesse blog.

Viva a vagina trás de maneira clara, com escrita fluida, com ilustrações, comparações e principalmente baseado em fatos científicos uma introdução a educação sexual.

Esse é um livro muito bom para ser distribuído para adolescentes que estão vivendo todas essas transformações bem como para a população como um todo numa forma de responder sobre curiosidades ou até ser um guia. Eu iria adorar ver esse livro como um complementar na nossa educação, infelizmente no Brasil não discutimos essa parte e deixamos a encargo da vida.

Como complementar um dos tema que faz parte do livro, as autoras participaram de um TEDx Oslo sobre a fraude da virgindade.

Portal JuLund 17/12/2017

Viva a vagina, ed. Paralela
Hoje o assunto é sério! Conhecida por muitas (e muitos) como pepeca, xana, periquita, perseguida, xoxota, bonequinha e outras nomeações que não citarei, a vagina é um assunto que dá pano para manga. Mas as autoras Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl sabem muito bem como lidar com isso, pois são estudantes de medicina e trabalham como educadoras sexuais em Oslo.
Logo de cara, pelo título, você pode achar que o livro contém muitos trechos de humor, mas não. O assunto é sério. O que não quer dizer que as autoras não tratam disso com um jeito mais descontraído. É como se você estivesse conversando com uma amiga que é especialista em vaginas, a ginecologista. É um bate-papo, sem termos complicados, sem mimi ou lenga-lenga. Viva a vagina é um guia para as principiantes e as experientes, porque até mesmo as rodadas têm dúvidas.
Por exemplo, todas (ou quase) sabemos que a vagina possui um cheiro específico (o que sempre chamo de cheiro natural) e que não é um cheiro de rosas, mas se a sua começar a cheirar como peixe, não é por falta de banho, e sim vaginose bacteriana. Segundo as autoras “é um desequilíbrio na flora vaginal normal: diminui a quantidade de lactobacilos protetores e há uma proliferação de outros tipos de bactérias. A vagina fica menos ácida, ou seja, mais alcalina.” Dessa eu não sabia.
Vamos deixar claro uma coisa: meninas saudáveis que atingiram a puberdade têm secreção na calcinha. Todo santo dia. Um líquido é expelido pela vagina desde que nosso aparelho genital começa a ser afetado pelo hormônio estrogênio, no início da puberdade. Parte da secreção vem de glândulas no colo do útero. A vagina em si não tem glândulas, mas muito líquido passa por suas paredes, misturando-se com o líquido do colo do útero e das glândulas na abertura vaginal, incluindo as glândulas de Bartholin.
Normalmente, sai entre meia e uma colher de chá de secreção vaginal por dia, mas isso varia de mulher para mulher e ao longo do ciclo menstrual.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/viva-vagina-ed-paralela

Cintia.Vieira 27/01/2021

Esperava mais...
O livro é super interessante, mas por vezes a leitura fica cansativa, já que as autora passam várias páginas no mesmo assunto.

1 | 2 | 3 | 4