Viva a Vagina

Viva a Vagina Nina Brochmann...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Delirium Nerd 21/08/2018

Rompendo com os tabus do corpo feminino
Com o intuito de desmistificar o corpo feminino e conscientizar as mulheres acerca de seus corpos, Nina Broochmann e Ellen Støkken Dahl, estudantes de medicina e educadoras sexuais, tomaram a iniciativa de escrever um livro para repassar o conhecimento científico de forma acessível. Entre mitos e tabus, existe um sistema reprodutor importantíssimo. Então, Viva a Vagina!

Um corpo ou um objeto?
O corpo feminino é visto ora como máquina reprodutiva, ora como fetiche. No entanto, pouco é o incentivo na educação acerca de seu funcionamento. Para além da aparência, o corpo feminino, como qualquer corpo, é dotado de complexidade. Não é um objeto dotado apenas de funções externas, pronto para sua utilização social.

O corpo feminino possui mecanismos particulares. O livro mostra como, biologicamente, é diferente do corpo masculino. A educação promovida, porém, parece esquecer neste momento as diferenças existentes. Dedica-se a destrinchar um modelo de corpo masculino, enquanto permite que mitos sejam reproduzidos no que concerne ao corpo feminino.

Querem algo mais perigoso do que pessoas que possuem controle sobre seus corpos? A negação do conhecimento abre margem para que os outros decidam o que fazer dos corpos alheios. Quando não se conhece o próprio corpo, como negar ou confirmar uma informação ou conduta em relação a ele? Por isso, livros como Viva a Vagina são tão importantes. Nas palavras das autoras:

“É hora de dar um basta na hegemonia masculina na pesquisa científica.”

É possível que alguns se perguntem acerca da necessidade de um livro como este diante do “conhecimento infinito” do Google. Afinal, hoje em dia qualquer um acha qualquer coisa na rede de busca. Não? O problema das buscas é que nem sempre os resultados oferecidos são os mais apropriados. O mecanismo de busca funciona mais por acesso do que por veracidade. E quando a cultura continua a reproduzir mitos de origem machista ou verdades do senso comum como se fossem ciência, torna-se difícil identificar o que é comprovado ou não. Ou mesmo que ainda não seja comprovado integralmente, o que possui alguma coerência.

Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl lançaram, em 2015, o blog Underlivet (termo para partes íntimas). E como mencionam na introdução ao livro, apesar da aparente saturação do tema saúde sexual, a procura no blog foi considerável e o feedback positivo. Isso revelou que o acesso concedido pela internet ainda não consegue superar o comportamento enraizado na cultura. Não obstante todos os avanços feministas, mulheres ainda continuam a desconhecer seus corpos, e se sentem inseguras diante de tantos padrões estabelecidos por uma sociedade que opta por ideais vazios. Mídia e a cultura elegem um corpo como o ideal, mas como elas bem destacam, não existe apenas um corpo. Existem corpos variados, por dentro e por fora. E todas deveríamos aprender a aceitá-los, cuidá-los e curti-los.

Leia na íntegra:

site: https://deliriumnerd.com/2018/04/17/viva-a-vagina-resenha/

Beeea.triz 16/06/2022

Um livro que não só toda mulher, mas todo homem deveria ler
Livro de fácil leitura e compreensão, escrito por duas autoras da área da saúde, que explicam de forma comveniente e até hilária, tudo sobre o corpo feminino e também o impacto da saúde e descoberta da mulher ao longo do tempo. Desde mitos e tabus, até autodescoberta e autoconhecimento.
Um livro que TODOS deveriam ler! Até mesmo nas escolas as meninas com certeza se sentiriam bem mais confortáveis e confiantes para iniciarem sua vida sexual.

Cintia.Vieira 27/01/2021

Esperava mais...
O livro é super interessante, mas por vezes a leitura fica cansativa, já que as autora passam várias páginas no mesmo assunto.

Thiago_x240 13/01/2022

perfeito
achei o livro perfeito,a leitura nao e enjoada,voce nao perde o interesse quando esta lendo,e tambem nao e repetitivo,gostei muito ,finalmente entendi varias duvidas que eu tinha,e com certeza recomendaria.

cinthyaarruda 15/06/2021

Ótimo livro para introdução a educação sexual
O livro é escrito por duas norueguesas estudantes de medicina que através de um blog respondiam perguntas de seus seguidores. O livro surgiu da ideia de publicar as perguntas mais frequentes que elas recebiam nesse blog.

Viva a vagina trás de maneira clara, com escrita fluida, com ilustrações, comparações e principalmente baseado em fatos científicos uma introdução a educação sexual.

Esse é um livro muito bom para ser distribuído para adolescentes que estão vivendo todas essas transformações bem como para a população como um todo numa forma de responder sobre curiosidades ou até ser um guia. Eu iria adorar ver esse livro como um complementar na nossa educação, infelizmente no Brasil não discutimos essa parte e deixamos a encargo da vida.

Como complementar um dos tema que faz parte do livro, as autoras participaram de um TEDx Oslo sobre a fraude da virgindade.

1 | 2 | 3 | 4