Promethea - Volume Dois

Promethea - Volume Dois Alan Moore...

Resenhas - Promethea

Vitor16Hq 28/09/2023

Promethea
Finalizei a leitura, e esse se tornou um dos meus quadrinhos favoritos do Alan Moore.

A arte aqui atinge a excelência, o quadro a quadro não segue a maneira tradicional de se fazer quadrinhos, não tem quase nenhuma divisão reta, ela se adapta de acordo com o que está acontecendo na história, tornando a narrativa muito incentiva.

Em uma das edições, a arte remete diretamente ao Van Gogh, é um dos artistas que mais gosto em questão de pintura, e ver as páginas fazendo referência a noite estrelada foi um dos elementos que me conquista nesse quadrinho.

O Alan Moore é considerado o melhor roteirista de quadrinhos da história, então é meio que chover no molhado falar sobre a genialidade dos grandes quadrinhos que ele escreveu.

É uma obra que merece ser lida.

A cada edição, a história me surpreendia cada vez mais.

CassianiMotta 06/05/2023

Uma obra de arte
Promethea Ed. Definitiva vem em dois volumes. A história começa com um grupo de cristãos fanáticos perseguindo um mago helenista no Egito. Esse mago pede que sua filha Promethea fuja para se proteger, enquanto os invasores chegam na sua casa. Depois dessa introdução, temos um salto temporal para Nova York do século XX, cheia de elementos futuristas a cidade é lar de Sophia Bangs, uma jovem universitária que pesquisa a figura mítica de Promethea. Promethea surge em diversos momentos na literatura e nos quadrinhos como uma musa inspiradora e Sophia quer entender quem é essa heroína em suas diferentes encarnações.

Em sua jornada, Sophia encontra magos e antigos escritores, entende que Promethea é uma pessoa, mas é uma ideia e que a realidade e o mundo das ideias são dois lados de uma mesma moeda. O que é imaginação e o que é real? Quem define a realidade?

Com tantos questionamentos filosóficos e arte de encher os olhos, entendemos que existem várias Prometheas e para existirem elas foram escritas por alguém.

É uma leitura de qualidade, recomendo ler devagar para absorver as informações, ler cada imagem. Os autores não se prendem às ordens tradicionais de organizar os balões de fala ou outros textos, o que só torna o resultado ainda mais enriquecedor. As artes mudam de estilo conforme o momento da história demonstrando mais da qualidade artística da obra.

Rodrigo.Rodrigo 18/02/2023

O volume II consegue superar o volume I. Leitura fundamental para os fãs do mago Alan Moore. Uma das melhores ilustrações que já vi em HQs.

Gui de Sousa 30/12/2020

Se Ela não existisse, nós precisaríamos inventá-la
O que esperar quando um dos melhores desenhistas de quadrinhos ilustra o trabalho do melhor roteirista de quadrinhos? Seja lá qual for a sua resposta, Promethea irá te surpreender.

Nessa obra inovadora e magnífica, escrita por Alan Moore e desenhada magistralmente por J. H. Williams III, somos inseridos num universo rodeado de magia, ocultismo, cabala, astrologia, tarô, gnose e misticismo. Apesar das capas da versão brasileira não serem atraentes, as ilustrações são absurdamente belas e impactantes, e isso é apenas parte do que torna Promethea uma obra ímpar.

As edições são carregadas de detalhes imagéticos que além de belíssimos trazem subtramas que por um lado enriquecem a narrativa, mas por outro podem tornar a leitura, que por vezes é bem densa, ainda mais truncada (ajuda ter de assuntos relacionados a magia, misticismo, etc. ou consultas recorrentes em fóruns e artigos). Mas longe de ser um empecilho, já que escrita envolvente de Moore consegue manter o ritmo e nos manter "presos" na história.

Em suma, Promethea combina uma arte gráfica linda, uma história mística narrada entre um drama familiar da protagonista e seu caminho de autodescoberta e magia. Um verdadeiro convite à imaginação em que Moore e Williams III nos levam nesse percurso metafísico, metafórico e apocalíptico.

Otávio 17/02/2019

Definitivamente, Promethea não é uma leitura trivial. É espantoso acompanhar o que a equipe criativa da obra conseguiu realizar (mais do que nunca com destaque no "equipe", que não se resume apenas ao roteirista e desenhista).
Esse segundo volume abraça de vez a missão da série de ser uma viagem psicodélica através da psique humana, em momento algum poupando o leitor de conceitos complexos.
De fato, não é uma leitura fácil. Reconheço que muito do sentido da obra me escapou na leitura, comprometendo um pouco a minha avaliação final, mas é inegável que se trata de uma das maiores peças já criadas nas HQ's.

Bruno Oliveira 16/09/2018

Fantástico!
É uma grande viagem gráfica e simbólica pelos temas mais característicos do seu autor e desenhista. É A Divina Comédia de Alan Moore e J. H. Williams III. É tudo que um quadrinho é e tem que ser. É sensorial, essencial e obrigatório! É imagético. É fantástico, pô!

Marcelo Dakí 01/08/2018

Maravilhoso
Super lindo. Um passo além do olhar macrocósmico de A Voz do Fogo.