Poesia Fora da Estante

Poesia Fora da Estante Vários autores; Vera Aguiar (coordenação)

Resenhas - Poesia fora da estante

Maira139 07/12/2023

POESIA FORA DA ESTANTE
Divertida, ela traz muitos poemas e poesias diferentes e engraçadas que dizem tudo e ao mesmo tempo nada.

Bi_Oliveira 09/03/2023

Poesia está totalmente fora da minha zona de conforto, já tentei ler alguns livros de poesia mas nunca consegui me empolgar com eles. Pensei que como a proposta desse livro é poesias mais "infantis" seria mais fácil de me adaptar, infelizmente não foi o que aconteceu!

Melissa.Aparecida 11/03/2022

É bom.
Leitura rápida e agradável.

Poemas muito bem selecionados e organizados.

Muito bom para ensinar crianças a apreciar poesias através de alguns clássicos.

Gabi 03/03/2022

Leiam com suas crianças
Um conjunto de poesias sobre coisas, animais e sentimentos infantis. É interessante para despertar a linguagem. Tem páginas que ajuda. A entender o que é poesia. Ilustrações fofas.

Sabrina320 24/12/2021

Lindo
Amei a diagramação, a composição dos poemas? e as escolhas! Contei/li também para meu menino, e ele gostou.

Nathy215 28/06/2021

Uma graça!
Ideal para ler com crianças e faze-las cultivar o hábito da leitura e conhecer um pouco de poesia, para "ler como adulto".
Vale muito a pena, leia para uma criança.

Larissa4063 07/06/2021

Marcou minha vida e minha infância
Esse livro, junto de "Ou isto ou aquilo" da Cecília Meireles, fizeram minha infância e marcaram minha vida, foi o primeiro livro de poesia que li quando peguei na roda de leitura da escola.

LavAnia.Arantes 30/04/2020

Poesia
Para crianças é um livro ideal, ajuda na aprendizagem e incentivo a leitura. Já para nós grandinhos não é tão legal assim.
Este livro reune de poemas de autores brasileiros em um só livro, trabalha diversos sons e letras.
Nathy215 26/06/2021minha estante
Por que a nota 1 então? ele atende as expectativas da criança, não é pra você mesmo.

Eicross 01/04/2016

VVVELOCIDA
VVELOCIDAD
VELOCIDADE"
Ronaldo Azeredo

As notas do início do livro nos revelam que não é apenas voltado ao público infantil como também para os demais. Expressa que a poesia não tem idade e reúne Mário Quintana, Paulo Leminski, Tatiana Belinky etc. O livro é dividido em blocos por ajuntamento de algum elemento em comum. No primeiro temos quadras, no outro, verso livre e assim vai. Cada bloco tem um poema explicativo/introdutivo em que brincam com as palavras usando de letras maiúsculas e minúsculas, dando um tom divertido ao livro, algo que me atraiu e, com certeza relativa, às crianças também.
Um poema que me chamou atenção foi do Dilan Camargo. No poema em questão, o eu poético pede à mãe que lhe empreste a bolsa, o colar, os sapatos e um batom vermelho. E é interessante pois foi escrito por um homem, mas pega a vaidade e faz duas indagações, as quais dão um incremento ao final porque fala de descer dos sapatos e a cortina baixar no final do ato ao tempo que termina o poema. O poeta sobre em seus sapatos com seus apetrechos linguísticos e se torna protagonista da peça enquanto, até o espetáculo acabar e, então, fica a pergunta no ar: o que acontece com o poeta após seu "show"?
Minha parte favorita foi A GeNTe ConSTói cOM PaLaVRas, onde descobri Sérgio Capparelli ("Jacaré Letrado" e "A Primavera Endoideceu"). Ele forma, com palavras, imagens e fala sobre as imagens com as palavras que usou.

"Vou-me embora, vou-me embora
Volto a semana que vem
Quando eu voltar minha terra
Será dela ou de ninguém." - Mário de Andrade

Lica 23/12/2010

Poesia infanto-juvenil
Um livro excelente para apresentar à criança o mundo da poesia, de forma leve, porém aberta às diversas possibilidades de leitura.
O grande diferencial é que este livro estimula não só a leitura, mas também a produção de poemas, explorando a rima, o concretismo, a musicalidade e os diversos temas que inspiram um poema.

kessy 12/05/2009

Passa tempo
E um livro muito legal agente passa o tempo e viaja na imaginação e ou mesmo tempo se diverte.

Palola 11/05/2009

Poesias Reunidas
Antologia com poesias bem ao gosto das crianças, organizadas por assunto.