Obra Reunida de Vinícius de Moraes - Caixa

Obra Reunida de Vinícius de Moraes - Caixa Vinícius de Moraes

Resenhas -

Vinícius 28/04/2019

Belíssima edição!
Esses boxes da Nova Fronteira estão excelentes. Com muita qualidade de papel, impressão e capa, são muito bonitos e duráveis. Na Obra Reunida de Vinícius de Moraes não é diferente, os textos do poetinha estão muito bem organizados e há informações preciosas. Recomendo!

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/01/2018

Nova Edição
No último dia 31 de outubro, Dia Nacional da Poesia, a Editora Nova Fronteira lançou ?A Obra Reunida de Vinicius de Moraes?, um nome que dispensa apresentações. Em linhas gerais, trata-se de toda a produção em música, poesia, prosa e teatro do escritor. Um vasto material reunido numa bela caixa com dois volumes em capa dura que foram organizados pelo professor e pesquisador Eucanaã Ferraz. Aliás, em 2004, ele já fora requisitado pela Nova Aguilar, para realizar um trabalho semelhante que, esgotado nas livrarias, ainda pode ser facilmente encontrado em sebos.

Com treze anos de diferença, as duas edições possuem vantagens e desvantagens e é importante conhecê-las, para decidir qual comprar. Por exemplo, a Fortuna Crítica da Nova Aguilar é bastante extensa, enquanto que a da Nova Fronteira resume-se à Cronologia e ao texto introdutório ?Vinicius, Meu Irmão?, de Laetitia Cruz de Moraes. Em contrapartida, os dois novos volumes possuem a mais completa seleção de poemas não publicados em livros pelo escritor; um capítulo inédito, inteiramente dedicado ao seu cancioneiro; e outra novidade: toda a estrutura do que deveria ser o musical ?Pobre Menina Rica?. Vinicius jamais deu o texto como acabado, mas, pelo que há dele, é possível ser montado.

Excetuando as letras das canções que estão em ordem alfabética, toda a obra obedece a sequência cronológica, logo, é possível observar sua evolução, isto é, de como o poeta foi do sagrado ao profano, ou melhor, passou de uma clara preocupação religiosa no início da carreira para temas mais mundanos tal como o cotidiano e, em especial, as relações amorosas.

Outro aspecto que merece atenção é que o todo o texto está corrigido, isento de erros que vinham se perpetuando ao longo dos anos através de antigas publicações. Para tal, Eucanaã contou com a ajuda de Daniel Gil, doutorando em literatura brasileira e especialista em Vinicius.

Com relação aos aspectos físicos da edição, o papel escolhido é de boa qualidade e atendeu minhas expectativas assim como a diagramação, apesar do tamanho da fonte ser um pouco menor do que a habitual. Os projetos gráfico e visual primam pela elegância, contudo, senti falta de fotografias que sempre enriquecem a leitura.

Nota: Uma seta à direita no final da página, indica que a estrofe do poema continua na seguinte.