Tudo começa com o óvulo

Tudo começa com o óvulo Rebecca Fett

Resenhas - ´Tudo Começa com o Óvulo

Tina 30/04/2024

Necessário, simples e direto
A infertilidade é um tema complexo e por demais delicado. Como profissional da saúde atuante em um laboratório de Reprodução Assistida, eu me deparo com ela todos os dias, auxiliando casais a driblar essa questão tão difícil e cheia de tabus. E esse livro é de extrema relevância não só para as mulheres que estão tentando engravidar ou que enfrentam algum problema de fertilidade, mas também para aquelas que ainda nem pensam em ter filhos mas que gostariam de ter essa possibilidade um dia.

O óvulo (o termo correto é oócito, mas vou tratar aqui na forma como ele é popularmente conhecido) tem papel crucial no sucesso da gestação porque ele possui toda a maquinaria responsável pelas primeiras divisões do futuro embrião, fornecendo energia e todas as orientações para que o processo ocorra de maneira correta. Sem um óvulo saudável, todo esse processo é perdido e o embrião não é formado.

Rebecca Fett traz capítulos práticos e diretos a respeito do que podemos fazer para melhorar a qualidade dos óvulos, com dicas para mulheres que estão no início das tentativas para engravidar até aquelas que já passaram por vários ciclos de fertilização in vitro (FIV) sem sucesso. Com embasamento 100% científico, ela aponta quais os riscos de exposição a certas substâncias, como o BPA e os ftalatos, e o que elas podem causar nos óvulos, bem como os benefícios de adotar uma dieta mediterrânea e consumir mais vitaminas D, E, C, ômega-3, antioxidantes, entre tantas outras substâncias.

Acredito que todas as mulheres deveriam ler esse livro para que possam tomar decisões conscientes a respeito da sua vida reprodutiva. Desejo engravidar algum dia? Então seria bem interessante já adotar muitos dos hábitos descritos no livro, para tentar evitar assim, tratamentos onerosos e emocionalmente desgastantes como a FIV. Uma mulher consciente tem o poder nas mãos, e isso é libertador.

Com um óvulo saudável, temos 50% da equação muito bem resolvido. A outra metade se refere ao espermatozoide, que também tem papel crucial nesse processo, e o tema é abordado no último capítulo do livro. Como Andrologista, não poderia deixar de citar a questão masculina, mas isso é assunto para outro livro. Quem sabe eu não o escreva um dia?

"Quando você entende melhor, faz melhor". Maya Angelou

Thaiane4 16/02/2024

Foi um misto de muita informação boa com muita informação que me deixou com medo. Muitas coisas são quase inviáveis de contornarmos, mas quanto aos estudos sobre suplementação foi muito explicativo e util!

Ketlintaina 28/01/2024

Um verdadeiro manual
Tudo começa com o óvulo, é um daqueles livros essenciais para quem tem problemas para engravidar e está buscando mais conhecimento.
Em cada capítulo vamos nos aprofundando e entendendo o porquê de tomar certas vitaminas, não tomar outras e quando parar. Também aborda questões de estilo de vida e alimentação que influenciam na fertlidadr. Interessantíssimo!
O livro tem uma linguagem bem acessível por se tratar de assuntos médicos e a leitura é bem fluida.
Eu sofri com abortos espontâneos recorrentes e foi uma grata surpresa quando recebi o livro de cortesia do Skoob.
Aprendi muito e já estou indicando o livro para amigas, apesar do foco dele ser mulheres que passam por FIV, traz um conhecimento valioso para todas que esperam gerar uma vida em breve.

Suzane 27/07/2023

Um livro de estudo
Me ajudou muito a entender melhor o meu corpo. Muito bem escrito e com muita referência acadêmica. Conselhos voltados a hábitos e nutrição

Leticia2063 20/04/2023

Tudo começa com o óvulo é um guia prático para ajudar casais a se prepararem para gestação.
Tanto para quem está tentando naturalmente ou através de FIV. Para quem possui doenças autoimunes ou já sofreu abortos de repetição.
O livro trás dicas de toxinas a se evitar, suplementação e também dicas de alimentação.