O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Raiane.Priscila 21/12/2023

Livrão
O livro é perfeito. Histórias sobre viajem no tempo costumam me prender de uma forma... Isaac foi brilhante nesse livro.
Helô Kleine 21/12/2023minha estante
Amo!! Tá nos meus favoritos!!!

Lucas Galvão 20/12/2023

O Fim da Eternidade e a natureza humana
A história é incrível e muito original. Recomendo ler após a saga Robôs e antes de Império Galáctico. Com a conclusão da história, vai fazer sentido essa indicação.
No início do livro é bem provável que sinta-se perdido, mas detalhes revelados aos poucos darão ideia do que está acontecendo e como o problema a ser enfrentado é enorme: a continuação da espécie humana está em jogo.
A trama de Asimov é original por trazer conceitos novos sobre viagem no tempo, muito diferente do que conhecemos hoje em dia. Aqui o "paradoxo do avó" é citado, mas percebemos que nem de longe esse é o maior problema de quando falamos sobre mudanças na realidade causadas por viagens no tempo. A instauração de uma sociedade que se julga superior, baseada em castas e que detém um poder centralizado (o poder de mudar o tempo com base no que acha certo ou adequado, desconsiderando as vidas que são apagadas e/ou modificadas) é o que Asimov discute durante o livro.
O Fim da Eternidade é antes de tudo uma reflexão sobre a humanidade.

Ediany 18/12/2023

Impactante
Cheio de temas para refletir, a passagem do tempo e seu significado é de extrema importância.
Final incrível, para completar um ótimo livro.

Steffani5 09/12/2023

Não poderia ter sido melhor!
Essa foi a minha primeira leitura do gênero e... que leitura!

Escolhi o autor pelo renome e o escolhi o livro meio às cegas, confesso que muito influenciada pelo título, pois nem li direito a sinopse. Foi a melhor aposta que poderia ter feito!

Não me senti perdida na leitura apesar do cenário super futurista, não senti também falta de mais aprofundamento científico. Simplesmente é, e seguir assim fez a leitura fluir completamente.

O autor consegue dar uma "realidade" à tudo, mesmo se tratando de futurismo.

A história possui plots muito bem costurados e sem deixar a história cansativa, te faz querer devorar mais e mais.

Vou devorar mais livros do Asimov sem nenhuma dúvida e espero que a experiência seja tão gratificante quanto essa foi.

(Resenhando novamente, mas no perfil do livro correto)

pedroviictorc 09/12/2023

O começo é um pouco confuso, mas logo escala e fica super interessante. Ali pela metade dá uma leve queda, porque você acha que vai pra um caminho mas acaba indo pra outro, porém, o final tem um plot twist digno e até bonito.

vrido 06/12/2023

ASIMOV É UM GÊNIO!
Nunca, nem em mil anos, eu conseguiria pensar 1/10 dos paradoxos e reflexões que o Asimov trouxe em ?O fim da eternidade? minha mente explodiu kkkkkkk

Joasso 05/12/2023

Começo meio meh, mas acredite: melhora! E melhora muito
Pra quem gosta de histórias com viagem do tempo, essa é uma das melhores. A forma que a viagem do tempo é abordada aqui é simplesmente genial. O começo da história é meio lento e um tanto confuso, mas eu achei fundamental pra entender o que era a organização Eternidade e os Eternos. Depois que passa essa parte de apresentar o mundo e afins a historio deslancha de uma maneira muito legal e interessando. Andrew Harlan é emocionado? Com certeza, mas isso não faz a história ser ruim. E o final é perfeito, eu diria.

Se você conseguir passar das 100 primeiras páginas vc terá uma ótima história pra ler.

Daniel 04/12/2023

Tudo é uma questão de tempo
Isaac Asimov é um mestre da ficção científica, e neste livro ele nos apresenta uma visão completamente à frente do seu tempo sobre viagens pelo tempo, paradoxos e mudanças na realidade que afetam todo o destino da raça humana. Numa trama muito bem construída ele usa o romance e o amor como o gatilho perfeito para gerar o conflito da história de uma forma organica e verossímil que é rara de se ver. Andrew Harlan é o protagonista perfeito, inteligente o suficiente para questionar a existência da organização Eternidade (instituição que controla as mudanças no tempo necessárias para manter a humanidade em paz na realidade), e bobo o suficiente para cair de amores por Nöys Lambert, num romance proibido que o irá levar até as últimas consequências. Com uma reviravolta sensacional esse é com certeza um dos melhores livros que já li. Recentemente eu assisti a série Loki e com certeza os produtores se inspiraram muito neste livro. Deixo aqui minha forte recomendação.

Victor225 01/12/2023

Para os órfaos da fundação? O círculo se fecha gloriosamente
Que história surreal! Um dos melhores livros do Azimov e, pra quem leu a saga fundação, robôs e império, esse livro tem um gosto ainda melhor.

Cada detalhezinho das 256 páginas desse livro é bem pensado, é bem colocado e te leva a um final incrível. O livro é um tanto difícil de entender pois entra em muitos detalhes desde o seu início, mas ao mesmo tempo é criado uma trama/suspense que te prende, ao mesmo tempo que há plot twists que mudam a história e isso te prende ainda mais, tudo isso juntamente com um final muito satisfatório e nenhum pouco esperado.

Carolina2215 28/11/2023

Gênio
Como uma não amante de ficção científica, eu tinha ctz q não ia gostar desse livro e q acharia mto porre, mas até q não foi.
O primeiro capítulo me assustou kkkkk não tava entendendo nada e por isso eu larguei na 1 vez q tentei ler, e agr na 2 tentativa continuou me assustando; Vc é jogado de repente em um universo cheio de nomenclaturas próprias e não consegue acompanhar. Mas a partir do segundo, o Asimov resolve te introduzir na história para q vc consiga chegar ao momento do cap. 1 e seguir.
Gostei do livro, fiquei mto chocada de como ele é fluído em algumas partes, porém, todo o romance é insosso, acredito q seja pq foi melhor desenvolvido o universo ao redor, mas os personagens ficaram com 1 traços de personalidade só. O último plot me pegou de surpresa, curti.

PandaGato 18/11/2023

Plot atrás de plot
Eu amo livros de distopia e utopia que mechem com o tempo e espaço. Mas esse livro. Quando eu vi o nome do autor esperava uma leitura difícil e arrastada, mas foi o contrário. Até onde alguém está disposto a ir pelo amor ? Quão influenciável uma pessoa pode ser ? Quanto é possível manipular uma situação a seu favor ? Será que um único e pequeno detalhe pode mudar toda a história da humanidade? Afinal, quem é a vilão dessa história? Fica a seu critério.
Simplesmente incrível.

Fabiana 14/11/2023

O livro é muito louco, mas cabe ressaltar que é muito inteligente. Um livro escrito em 1955, com uma visão futurista muito organizada. Precisa de fato ser um gênio. Trata-se de uma ficção científica que apresenta a possibilidade de viagens no tempo e controles, que são capazes de mudar algumas realidades.

A leitura é bem chata!

Começa o livro e os personagens são jogados sem sentido algum. Ao decorrer da leitura, você pensa que está entendendo quem é quem, e percebe que não! Acredito que tenha sido limitação de minha parte para essa leitura, já que esse livro possui uma avaliação muito boa.

Mas, é claro que foi possível refletir sobre pontos importantes apresentados no livro. Vamos lá!
Que nós como humanidade, e me arrisco a fragmentar isso em relação a educação de um ser humano. Às vezes, desejamos modificar coisas a fim de evitar situações indesejáveis aos que amamos. Poupando-lhes a dor e o sofrimento. Porém, quando fazemos isso, impedimos que o outro cresça e aprenda com tal situação.
É a ânsia de viver no futuro tentando resgatar pendências no passado, ou ainda, viver no presente, sem se fazer presente. Vivendo apenas de prognósticos.

Em resumo, o livro é bom em conteúdo, mas a leitura é bem cansativa e dá vontade de desistir a todo instante.

marcosvinni11 14/11/2023

O início da infinidade.
Asimov entrou de vez como um dos meus autores favotiros. Eu simplesmente amei esse livro. A ideia, os personagens e o plot twist no final (que realmente me pegou de surpresa). Amo histórias com viagem no tempo e realidades alternativas, e esse livro é um prato cheio.

feduartesnt 12/11/2023

Impressionante
Esse foi o primeiro livro do Asimov que li, e me surpreendi em como a leitura dele fluiu bem. É impressionante saber que esse livro foi escrito na data que foi, pois é bastante futurístico e inspirou diversas outras obras. Confesso que o final me pegou um pouco, pois foram tantos plot twists em pouco tempo, que passou a impressão que o autor correu pra acabar logo. No entanto, a história terminou bem amarrada. Claro que eu gostaria de um desenvolvimento maior, para entender melhor algumas motivações dos personagens. Mas num todo, genial.