O que é lugar de fala?

O que é lugar de fala? Djamila Ribeiro

Resenhas - O Que É Lugar de Fala?

Quérol 29/12/2021

Sobre aprender sempre.
Quero reler esse livro. Sinto que uma leitura não é o suficiente para absorver esse tsunami de informações e reflexões que a Djamila traz em seus livros. Além disso, eu, como pessoa branca, tenho muito muito muito a aprender sobre esses temas. Ano que vem espero conseguir ler todas as obras da série ?Feminismos Plurais?

Vitoria 21/07/2022

Percebo que li tardiamente a obra quando me dou conta que o conceito de lugar de fala, que Djamila brilhantemente apresenta, já sofreu tantas distorções que é difícil encontrar alguma proximidade entre o que a autora escreve e o conceito lugar-comum que costuma-se encontrar.

Adriana Scarpin 01/12/2017

Leitura rapidíssima e extremamente esclarecedora sobre o conceito de lugar de fala, este que na maioria das vezes pela internet afora é entendido e repudiado de maneira completamente errônea. Por isso, você que fala bobagem na internet, compre esse livro, é baratinho e você vai gastar apenas uma hora do seu tempo lendo-o.
Vou ficar de olho nessa coleção sobre feminismos plurais, parece-me que será interessante e esclarecedora.

Lara 19/06/2021

Leitura curta, realizada em apenas um dia, mas muito enriquecedora.

Djamila em poucas páginas apresenta para o leitor as questões centrais do debate - extremamente recorrente nas redes sociais - acerca do local de fala.

Apresenta uma base sólida, trazendo nomes da teoria e, apesar de ser uma escrita com um fundo acadêmico, ainda assim é uma leitura fluida, apresentando os três principais viés para se entender esse debate: social, político e epistemológico.

Por fim, recomendo muito, principalmente para quem tiver interesse em iniciar um estudo sobre esse assunto e as questões que o envolvem.

Karinne 28/09/2020

Aborda um conceito que vem sendo cada dia mais necessário e importante para desestabilizar as normas vigentes, trazendo a tona os múltiplos sujeitos da nossa sociedade e a importância de suas vozes.

PatrAcia 04/06/2022

Se a primeira mulher que Deus criou foi suficientemente forte para, sozinha, virar o mundo de cabeça para baixo, então todas as mulheres, juntas, conseguirão mudar a situação e pôr novamente o mundo de cabeça para cima! E agora elas estão pedindo para fazer isto. É melhor que os homens não se metam.

Thainara 11/09/2020

Não é o tipo de leitura que tenho facilidade, então não acho que a Djamila foi tão direta. Pra mim ela constrói o tempo todo bases pra chegar num ponto e acaba nunca chegando de fato. Ela cita vários outros autores o que torna pra mim a leitura bem mais academicista. Não é leitura para iniciantes. Mas resumindo: lugar de fala são vários e todo mundo tem, porque todo mundo fala de algum lugar, ou seja, pra entendermos um discurso devemos saber qual o lugar de fala de quem discursa. O conceito de Lugar de Fala sugere que o discursante avalie o viés do próprio discurso e como esse viés afeta esse discurso.

njd_angelo 26/09/2022

O que é lugar de fala?
O livro de Djamila Ribeiro, que faz parte da coleção Feminismos Plurais, trata sobre o "Lugar de fala", tema discutido de forma recorrente na atualidade, principalmente na internet.
A autora aborda o assunto de forma didática, que apesar de ser um assunto cansativo e geralmente se restringir a uma linguagem acadêmica, ela facilita a compreensão por meio de sua escrita objetiva. Apesar disso, ainda é um livro que traz uma certa dificuldade para a leitura.
Concluindo, é um ótimo livro e eu recomendo a sua leitura.

Gláucia 17/03/2019

O Que é Lugar de Fala? - Djamila Ribeiro
Tinha vontade de conhecer escritos desse tipo e fui presenteada pela querida amiga Silvana.
Num momento onde tanta gente tem o que dizer e com tanta autoridade, especialmente nas redes sociais, essa leitura foi bem pertinente. É um livro bem teórico, trazendo conceitos e várias referências bibliográficas e foi importante pra me ensinar quando e o que falar.

Gabi 13/09/2022

Grande didática
O livro foi uma grata surpresa. Organiza os lugares de fala e repensa a hierarquia do poder, e do "quem pode falar" social.

Cesar Loyola 16/11/2021

Com uma linguagem simples e bem acessível para qualquer um que tenha interesse em compreender o que é lugar de fala. A autora consegue de maneira brilhante explicar esse tema muitas vezes polêmico.

Lolli 04/02/2022

Li esse livro para a monografia que estou fazendo e eu geralmente não avalio textos acadêmicos, mas esse é um livro que PRECISA ser lido. Eu, enquanto não-binária bissexual demiace e branca, tenho um lugar de fala que me coloca muitas vezes em uma posição de privilégio (por ser branca) e, por costume dessa posição social em que vivo, por vezes não conseguia enxergar a hegemonia dos discursos acadêmicos. Ler esse livro me fez pensar muito sobre permissividade da fala, sobre quem fala sobre o que. É hora de OUVIRMOS. É por isso que é importante ler esse livro: para ouvir mulheres negras falarem e deixar que a fala delas mude o mundo e rache (quebre, destrua) as estruturas.

Muriely 18/04/2020

Lugar de fala
A Dijamila Ribeiro trabalha em seu livro o conceito de Lugar de fala, que nos faz refletir sobre "quem tem o direito de falar sobre o que" e isso é importante dentro da vertente do feminismo negro. Indico a leitura, e todas as demais obras da Dijamila por que ela é maravilhosa. Enfim para entender sobre o conceito, leiam o livro.

RANY 13/11/2021

Outra perspectiva
Não sabia como dar título ao livro e o que senti ao ler. Confesso que li por PDF e não gosto muito, absorvi pouca coisa de um conteúdo muito bom, uma crítica à leitura no celular ?. Mas enfim, é necessário saber o que é lugar de fala, quando li aprendi que não era da forma que eu imaginava e reproduzia o errado. é imperioso sabermos conceitos de algo que não sabemos para falar sobre ele. O livro é ótimo, vou comprar físico pra extrair mais dele.

Matheus 05/06/2020

Muito entendimento equívoco é preconcebido em relação ao lugar de fala. Como no próprio livro está indicado, ?pensar lugar de fala é uma postura ética, pois 'saber o lugar de onde falamos é fundamental para pensarmos as hierarquias, as questões de desigualdade, pobreza, racismo e sexismo'.? Este é um ótimo livro para nos trazer a terra aos pés.