O Cavaleiro da Morte Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Cavaleiro da Morte

Henrique.Tavares 02/09/2022

Um SENHOR encerramento de um arco.
Uma das coisas que eu mais gosto em saber desta série são os fatos históricos sobre Formacao da inglaterra, Eo final do livro termina com uma experiencia imersiva sobre uma das batalhas mais importantes da época, encerrando incrivelmente um arco iniciado no Primeiro Reino.

Carol Souza 21/08/2022

Li o primeiro e custei a engatar na leitura, chegou no final, gostei, esse eu não gostei do começo ao fim, escrita chata, massante, custei a terminar.

Cdmm 16/08/2022

Gostei mais
Do que do primeiro. Pelo menos a parte da política e batalhas. Bem descrito e conseguimos imaginar vividamente o que é estar no meio de uma parede de escudos e também os conflitos da identidade de Uthred neste capítulo da história. Seguirei lendo antes de assistir a série.

Joao.Antonio 31/07/2022

Svein do Cavalo Branco
Que livro senhores!!!!
Por mais que esse personagem Svein seja fictício na história real. Aqui nesse volume da série ele simplesmente foi coadjuvante!
E o Uhtred sempre sendo burro! Alfredo sempre desmontando que não tem interesse nenhum em ajudar ele com Bebbanburg apenas usar seus dons para batalha.
Teve toda a oportunidade de passar para o lado dinamarquês e mudar o rumo da história mas não fez!
São escolhas...

Gabriel.Maia 20/07/2022

Um Uhtred mais maduro e mais cruel
No segundo livro da série, acompanhamos em sua maior parte a fuga de Alfredo, o grande após o ataque viking repentino à Cippenham, cidade onde o rei estava hospedado, e o mesmo é obrigado a se retirar para um pântano quase impenetrável e tentar reconstruir seu reino contando apenas com alguns padres, sua mulher grávida, seu filho doente e uns poucos criados.

Após a vitória na batalha de Cynuit sobre o exército de Ubba, Uhtred se vê ansioso para encontrar sua mulher e seu filho recém-nascido e corre ao encontro deles, ignorando os méritos de ter arquitetado a vitória sobre o poderoso Ubba Lothbrokson e ter causado a morte do bárbaro, o que se prova um erro ao decorrer da história. Odda, o jovem, acaba levando o machado de guerra de Ubba até Alfredo e recebe todos os méritos pela morte do pagão e pela vitória, o que deixa Uhtred com mais raiva ainda de ambos. Não vou falar mais para evitar spoilers mas a história se desenrola a partir daí, e já nos deixa na ponta dos pés logo no começo.

Eu achei esse livro ainda melhor que o primeiro, pois nele vemos um Uhtred mais maduro e com bem mais personalidade. Longe de ser o estereotipado herói bondoso e perfeito que se preocupa com todos os mais fracos, Uhtred nos mostra a faceta de um verdadeiro senhor da guerra medieval, sendo cruel com seus inimigos e frio em suas tomadas de decisão, nos mostrando ser um estrategista nato mas acima de tudo um ser humano, que também sente medo de entrar numa parede de escudos e raiva ao ver seus amigos mortos, o que me aproximou bem mais do personagem.
Outro ponto que me fez amar essa leitura foi a ambientação do pântano em que Alfredo se esconde. Foi tão bem escrito que eu me sentia junto com eles comendo enguias e molho de peixe, podia ver nitidamente os padres chegando com homens dispostos a lutar por Alfredo, acompanhei a construção da fortaleza e as artimanhas de Uhtred para que a mesma fosse construída, vi os homens recém chegados treinando para entrar em uma parede de escudos e tudo mais. Além disso essa é uma parte em que Alfredo está muito mal por achar que o reino de Wesswx está perdido, então fica muito vulnerável e conseguimos descobrir seu lado humano, sem a máscara real que esconde seus verdadeiros sentimentos.
Foi uma parte que tenho certeza que nunca me esquecerei de tanto que foi bem detalhada e bem descrita por Cornwell, que provoca um sentimento incrível de imersão no leitor.

E preparem-se para as mortes pois nesse volume Cornwell fez uma verdadeira limpa. O autor não se conteve ao matar alguns personagens importantes na obra para nos mostrar o "valor de Wessex", e confesso que eu estava bem apegado a alguns deles, mas em contrapartida ele insere novos personagens cheios de carisma e que conquistam o leitor e se tornam muito próximos de Uhtred.
Preparem-se também para odiar ainda mais os padres dessa saga pois nesse livro eles ficam ainda mais insuportáveis. O ateísmo de Cornwell fica muito claro para o leitor ao inserir personalidades tão repugnantes nos padres dessa obra, o que me deixa com muito mais raiva dos padres do que do verdadeiro inimigo dos saxões.

Enfim, esse é mais um livro incrível do mestre Bernard Cornwell, segue muito bem os acontecimentos do primeiro livro e consegue melhorar ainda mais o que já era quase perfeito. A inserção de personagens carismáticos, a construção de personalidade de Uhtred, a violência e sanguinolência na descrição das batalhas já características do autor, e o que mais me conquistou, a descrição monumental do período de fuga de Alfredo fazem desse o melhor dos dois livros da saga que li até agora, e espero que o terceiro siga esse exemplo.

Sandro.Menoncin 07/07/2022

O Cavaleiro da Morte
Nesse livro como não precisamos ser apresentados a esse mundo e personagens, a história acaba sendo muito mais fluida que o primeiro livro, fazendo com que a gente não queira parar de ler nenhum instante, continuamos seguindo o guerreiro Uhtred e vendo sua evolução e cada vez mais nos apegamos e torcemos por ele, não vejo que hora de começar o próximo livro da série!

Letícia Caetano 06/06/2022

Do início ao fim se destaca a estranha relação entre Uhtred e Alfredo, o rei caído que depositou confiança no guerreiro que segue a fé dinamarquesa.

Alfredo e Uhtred podem ser como ying e yang, contudo um, de certa forma, ainda precisa do outro.

Thânia Deak 29/05/2022

O Cavaleiro da Morte
Uhtred é um saxão cuja herança foi usurpada. Está a deriva num mundo de fogo e traições e precisa fazer uma escolha: lutar pelos vikings, que o criaram, ou por Alfredo, Rei dos saxões, que o odeia. O que se conta em O cavaleiro da morte apresenta é a história do lendário Alfredo, o Grande, e de seus descendentes. A sequência começa no dia seguinte aos eventos de O último reino, primeiro volume da série, se mostrando um belíssimo relato de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. São tempos terríveis para os saxões. Derrotados pelos vikings, Alfredo e seus seguidores sobreviventes procuram refúgio em Æthelingæg, a região a que ficou reduzido o reino de Alfredo. Aí, encobertos pela neblina, viajam em pequenos barcos entre as ilhas na esperança de se reagruparem, e encontrarem mais apoio. Porém o abandono dos lordes ingleses, que acabam se aliando aos dinamarqueses, torna tudo mais difícil. Ao reunir o Grande Exército, os vikings têm apenas uma ambição: conquistar Wessex. Quando atacam em uma escuridão impiedosa, Uhtred se vê surpreendentemente do lado de Alfredo. Aliados improváveis: um rei cristão devoto e um pagão que vive da espada. Alfredo é um erudito; Uhtred, um guerreiro cheio de arrogância. No entanto, a desconfortável aliança é forjada e os conduzirá dos pântanos para a colina íngreme, onde o último exército saxão lutará pela existência da Inglaterra
VâniaAkira 21/06/2022minha estante
Viu a série??

Thânia Deak 21/06/2022minha estante
Ainda não, quero ler o 3 volume para poder assistir. Você já assistiu ou já leu?

Capives 25/05/2022

Sangue, chuva e glória.
Que sequência incrível ao primeiro livro, consegue manter a qualidade de forma impecável. Que saga espetacular.

Amal0 17/05/2022

Muito bem escrito.
Eu me senti ao lado dos personagens nos campos de batalha.
Fiquei triste quando alguns morreram.
Está valendo a pena cada segundo de leitura.

Douglas.Castro 14/05/2022

Perfeito
Mais um livro da serie, uma das melhores series ja escritas, recomendo a todos, leitura facil e envolvente.

Thiago Amorim 24/04/2022

Alfredo, o desesperado
Nesse livro vemos como o Rei Alfredo enfrentou situações extremamente difíceis na tentativa de manter o seu reino. A história se desenrola a partir de uma derrota quase completa, que poderia levar ao fim de Wessex, e como dos pântanos de Somerset o Rei ressurgiu para tomar o seu lugar na História.

Nicolle.Capellari 11/03/2022

Dos pântanos a vitória
Com a escrita fluida e envolvente é difícil de deixar de acompanhar o guerreiro Uhtred.

Ouso-me a dizer que este livro é melhor que o predecessor.

Leiam!