O Cavaleiro da Morte

O Cavaleiro da Morte Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Cavaleiro da Morte

deuxdesoleil 22/12/2023

Cada conto aumenta um ponto.
Se o primeiro volume da série abre as cortinas com maestria, a continuação surge de maneira mais tímida. "O cavaleiro da morte" é narrado logo após os acontecimentos da batalha em Cynuit e as consequências dessa disputa são bastante interessantes, porém, o livro só engata realmente aos 45%.

Uhtred está entediado, mais orgulhoso e mais impaciente, e na primeira oportunidade abandona a vida no campo e parte para aventuras marítimas. Eu adoro lutas no mar, adoro saques, adoro jogos entre inimigos, mas achei tudo bastante descartável nessa jornada. Senti que o autor estava perdido ou enchendo linguiça. De forma curiosa, tudo isso ocorre para que nós sejamos apresentados a um novo personagem (um personagem que Cornwell explica nas notas finais ser fictício e ter sido criado apenas para preencher um "buraco" na historicidade da narrativa).

Passado as aventuras quase paralelas, a história ganha ritmo e o enredo finalmente começa a caminhar! Uhtred ganha uma voz mais reconhecível, mas eu ainda sinto certo vazio na personagem. As dúvidas permanecem, mas os desejos não me parecem tão críveis ainda (por sorte, existem mais 11 livros para que isso se amadureça!)

A narrativa tem os mesmos acertos de todas as histórias anteriores que li do autor e a mesma delicadeza, coesão, e magia. Gosto dos novos personagens e alguns me dão uma nostalgia enorme da antiga Britânia! Ainda mantenho meu apreço por Alfredo (e talvez tenha até aumentado), os cristãos não fizeram nada muito detestável e os dinamarqueses, na minha leitura, são os novos saxões haha

Os relacionamentos do Uhtred têm alguns avanços e eu fico toda emotiva com qualquer menção aos Ragnars. Fora isso, não é um livro emocionante (o que senti falta), é muito mais narrativo e histórico. O protagonista, em si, não me parece um ser emocionado e talvez eu tenha problemas com isso mais para a frente. Isso ou nosso jovem Uhtred vai amadurecer e apresentar uma personalidade um pouco mais agradável.

Eu estou apostando nesse amadurecimento! Tanto pelas pistas que o narrador está dando, tanto pela insegurança do Uhtred quando ele vê o quanto as pessoas ao redor veem ele como um ser humano não tão legal assim haha

Gostei demais, mas não favoritei. Caso eu queira reler a saga, pretendo pular metade de "O cavaleiro da morte" e focar apenas nos acontecimentos que importam. No mais, quero iniciar o próximo hoje mesmo!

Juliana 16/12/2023

Aquele que tem o Pântano, rs
Sempre lembro desse volume como aquele no qual você fica se sentindo tão preso quanto Alfredo ali nos pântanos. Não tem como não odiar e amar esse rei. Ele é muito escroto e muito esperto. Provavelmente eu tb acabaria jurando lealdade a ele.

Bruno sorriso 10/12/2023

Sensacional(para variar)
B.C precisa ser estudado ! No início pensei que era um absurdo uma é história se passar em 13 livros ??massssss?. Infelizmente são apenas 13.

Bruno.Oliveira 15/10/2023

Crônicas Saxônicas Vol. 2
Ao Reunir o Grande Exército, Os Vikings tem apenas uma ambição, Conquistar Wessex, Uhtred se vê surpreendentemente do lado do Alfredo, No entanto, a desconfortável aliança é forjada e os conduzirá dos pântanos para a colina íngreme, Onde o Último Exército Saxão lutará pela existência da Inglaterra.

Esse Volume tem uma história bem desenvolvida e como sempre a descrição das batalhas são feitas de uma maneira tão cativante que me deixam muito empolgado para ler o próximo volume.

Laysa 14/10/2023

02/13 volumes, O Cavaleiro da Morte
No segundo volume das crônicas saxônicas, Uthred segue sua jornada dividido entre dinamarqueses e saxões. Agora ele se vê diante da total aniquilação de Wessex e, mesmo não gostando de Alfredo, ele precisa escolher por quem irá lutar.
As últimas páginas, que descrevem a batalha, são de tirar o fôlego!! Não dá pra largar o livro! Kkkkkk

Jamerson.Alves 24/09/2023

E o livro foi escrito em inglês
Nota histórica:

"Durante alguns meses no início de 878 a ideia de Inglaterra, sua cultura e sua língua, foi reduzida a alguns quilômetros quadrados de pântano. Se houvesse mais uma derrota, provavelmente jamais teria existido uma entidade política chamada Inglaterra. Teríamos uma Dinamaterra - e este romance seria escrito em dinamarquês."

E o Skoob se chamaria regøb.

Wessex

Mateus 16/09/2023

A saga de Uhtred
"O Cavaleiro da Morte", segundo livro das Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell, proporciona uma experiência envolvente na ficção histórica. Cornwell oferece um retrato vívido das guerras saxãs, repleto de batalhas e intriga. A narrativa habilidosa nos transporta para a mente do protagonista Uhtred de Bebbanburg. Após essa leitura, é impossível não ansiar pela continuação da série. A história é tão bem construída que a próxima etapa é inevitável.

Regina 01/09/2023

Excelente
O segundo livro de crônicas Saxônicas nós leva num caminho muito bem desenvolvido, com experiências históricas muito detalhadas. Vamos ao terceiro livro. Essa série para quem gosta de ficção histórica é excelente.

Rafael.Rossatto 29/08/2023

Esse livro como já é esperado é a continuação do último reino. O que eu gosto da escrita do "milho bom" é que ele não faz uma história onde o protagonista resolve tudo sozinho e faz muita coisa idiota por conta do orgulho. Gosto muito como ele mostra a realidade da guerra sangue, fezes e lágrimas. Eu acho um livro de certa forma denso, pela riqueza de detalhes. Mas acho a série boa demais, e pretendo continuar essa série e seguir a caminhada do nosso protagonista para ver se ele vai retomar o que é seu por direito.

Eduardo Haus de Barros 21/08/2023

BERNARD CORNWEL É UM GÊNIO
O cavaleiro da morte é simplesmente maravilhoso, tudo que se espera de uma ficção histórica, simplesmente magnífico, os dois últimos capítulos são simplesmente de tirar o fôlego

Gabriel.Sansigolo 05/07/2023

O segundo capítulo da saga de Uthred
O Cavaleiro da Morte é o segundo livro da série crônicas saxônica, de Bernard Cornwell nela vemos como Uthred apesar de ter matado o importante líder dinamarquês Ubba sofre para conseguir respeito do seu rei e reivindicar o mérito de sua importante conquista. No livro vemos também os passos de Guthrum, agora o principal líder dinamarquês.

Eduardo684 20/06/2023

O Cavaleiro da Morte: Uma Jornada Brutal e Épica pela Idade Média
Cornwell habilmente tece uma narrativa repleta de ação e detalhes históricos, mergulhando o leitor nas crônicas medievais com precisão e autenticidade

O personagem principal, Thomas de Hookton, é complexo e bem desenvolvido

Com uma rica ambientação histórica e vívidas contínuas das batalhas, o livro mergulhou o leitor em um período turbulento da história europeia. Milho

Em suma, "O Cavaleiro da Morte" é uma leitura emocionante e impactante para os fãs de literatura histórica

@vanessachrisostomo 02/06/2023

Então?
A continuação da história de Uthred nesse livro dois, mostra que ele apesar da pouca idade tem amadurecido, e se tornado mais confiante, não só nas decisões em geral, mas principalmente nas batalhas.