João Amós Comênio e as origens da ideologia pedagógica

João Amós Comênio e as origens da ideologia pedagógica Jean-Marc Berthoud




Resenhas - João Amós Comênio e as origens da ideologia pedagógica


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Domitila 20/11/2023

O problema da educação moderna
Nesse livreto, o autor Jean-Marc Berthoud reúne diversos autores e escolásticas para desenvolver seu argumento muito perspicaz, acerca do enraizamento dos pensamentos do filósofo e pedagogo João Amós Comênio.
E de como seus pensamentos divergiam entre si, causando um enorme problema na educação moderna.
Foi contemporâneo e amigo do filósofo René Descartes, ambos divergiam sobre os princípios racionais da filosofia. Descartes defendia que todo o conhecimento era provindo do homem enquanto que Comênio defendia ferozmente que o homem é um ser incompleto e por isso, tudo o que conhecemos é a revelação divinal ? nesse ponto, eu concordo com ele, exceto pela sua visão confusa acerca da educação e da natureza pecaminosa da criança e sua relação com o a pansofia e rosacrucionismo.
comentários(0)comente



Nathalia 29/03/2021

Ideologia pedagógica - Comênio
Em " João Amós Comênio e as origens da ideologia pedagógica, o autor, Jean-Marc, faz uma crítica a Comênio, uma figura importante para o pensamento educacional e moderno. Mostrando que apesar de Comênio ser um homem de uma piedade evangélica evidente e zeloso para com a obra de Deus, também apresenta um messianismo pedagógico de caráter utópico. E o autor usa vários argumentos e fatos da vida de Comênio para comprovar sua visão.
Essa é uma obra que certamente terei que reler.
comentários(0)comente



Anderson Theodoro 29/12/2020

Um panorama...
Um pouco confuso. É composto de muitas citações a favor, mas também muitas contrárias às ideias de João Amós Comênio. No fim, fiz coro com os antagônicos.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR