Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas -

Camilalala 30/07/2023

E ai, traiu ou não traiu?
Para ser sincera, achei a história muito mais simples do que pensei que era, e surpreendentemente me prendeu muito! Fiquei até altas horas da madrugada lendo Dom Casmurro e, para mim, esse é um indício de que o livro é muito bom.

Uma das maiores incógnitas da literatura brasileira é se a criatura com olhos de cigana oblíqua e dissimulada traiu Bentinho ou se a tal traição era apenas obra do ciúme do ex-seminarista. Na minha opinião, CAPITU NÃO TRAIU COISA NENHUMA, BENTINHO QUE É UM DOIDO.

Lua 29/06/2023

WOW
A história é interessantíssima e me prendeu demais. Nunca tinha lido nenhuma obra do Machado de Assis e pretendo procurar mais. Agora, sobre a grande questão do livro:
Eu acho que não traiu e o Bentinho é MALUCO!
let 02/07/2023minha estante
CERTÍSSIMA!!!!!!

Eloysa 04/05/2023

Dom Casmurro
Talvez o livro mais polêmico da literatura brasileira... vivendo o bom e velho dilema do "traiu ou não traiu?"
Sinceramente, tinha curiosidade quanto ao livro, mas li para fazer um trabalho e demorei um longo mês para poder concluir. Não que o livro seja ruim, pelo contrário, ele tem uma narrativa interessante e uma ideia boa. Mas a linguagem e a forma como ele conta, ferram com tudo, é complexo ao extremo. Por vezes me deparei com capítulos que não façam sentido algum, são meras variações de Bentinho.
Quando conclui o livro, tive certeza do meu ponto de vista. Dentro da discussão para a realização do trabalho, criamos várias teorias e rendemos boa conversação.
O livro em geral se faz interessante, mas é muito irritante e estressante ler a visão levemente psicopata de Dom Casmurro, é cansativo. A narrativa é cansativa e te dá um baile.
Recomendaria, com certeza, mas é preciso preparo para esse livro, o que não se pode negar é que Machado de Assis foi um gênio ao escrevê- lo e deixar a dúvida do final, gerando polêmica até os atuais momentos.

Tininha 13/01/2023

Complexo
Um marco na literatura que causa muitas especulações e agora entendi o motivo, acredito que Capitu foi vítima da paixão sufocante do Bentinho e que nem teve traição. Vi um ciúme devastador. A escrita de Machado é dinâmica e engraçada as vezes, mas nem sempre me mantive envolvida com a narrativa, o desfecho da história é bem inusitado (pra não dizer estranho). Já quero conversar sobre...

amandaleu 13/01/2023

Quem é Capitu?
Capitu existiu? Se existiu, era daquela maneira que foi descrita?
Machado de Assis é Machado de Assis principalmente por conta desta obra repleta de certezas sem certezas.
Não podemos confiar em nosso narrador já que se deixa levar por uma emoção extremamente intensa e temida. Ou será que é na dona de sua vida que não podemos depositar nossa confiança?
Tenho que o que dita nossa escolha de defesa, se ficamos com Bentinho, se ficamos com Capitu, é a própria semelhança com nossos defendidos.
Obra incrível, é a própria elite. MACHADO É A ELITE!

Vini 27/12/2022

Capítulo CXXXIX
Que livro espetacular! Me impressionou muito desde seu começo ao fim. A obra prima de Machado, definitivamente

Dany 23/10/2022

Traiu ou não traiu?
Terminei esse livro com um misto de emoções. Bentinho é um personagem muito complicado, várias vezes quis entrar no livro e lhe dar uns belos tapas pra ver se acordava. Muito impulsivo, ciumento e paranoico, precisava de uma terapia. Não confio 100% na narrativa dele.
Acredito que sempre ficará a indagação ?Capitu traiu ou não traiu Bentinho??
Sou do time em que Capitu não traiu o chato Dom Casmurro.

danii 04/10/2022

não traiu!!!
FINALMENTE li o maior e mais aclamado livro da literatura brasileira!!!!!!
Quando peguei o livro na mão pra ler pela primeira vez já fiquei emocionada só pelo fato de ser Dom Casmurro, sabe? Sempre tive curiosidade em ler, mas como nunca fui muito chegada em clássicos BR's ficava com medo de acabar não gostando ou não entendendo. Mas olha... eu amei demais e entendi super bem (graçasssss ??).
A história é perfeita, tudo como se desenrola é muito bom, não é atoa a fama de Machado, né?
Como eu já sabia +/- a história meio q fui ler esperando todo momento a tal "traição", pq achava q era narrado e afins, ou seja, eu tinha uma ideia bem diferente do livro de como ele realmente é.
Essa edição do livro também é genial, com as questões de vestibulares no final, fica muito melhor pra quem vai fazer a prova entender melhor como funciona as questões.

Tô muito feliz de ter lido e encho a boca pra falar que: CAPITU NÃO TRAIU (mas deveria) !!!!!!!!!!!!!!!!