A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - A SENHORA DO LAGO (A Saga do Bruxo Geralt de Rívia #7)

Leonardo 01/02/2020

O peso do poder pode ser doloroso
A Senhora do Lago (volume 2) é o oitavo livro da Saga do Bruxo Geralt de Rivia, também considerado como o sexto livro (ou quinto, já que o livro foi divido em duas partes aqui no Brasil), já que os dois primeiros não é um romance, e sim coletânea de contos, sem seguir uma linha linear. Foi publicado inicialmente em um único volume em 1999 na Polônia, e no Brasil chegando somente no ano de 2017.

Ciri consegue fugir do universo paralelo, onde era mantida como prisioneira pelo elfo Avallac’h, e assim vai em busca de seus amigos. Enquanto isso, Geralt e seus parceiros consegue, enfim, chegar no castelo de Stygga.

Por ser um livro com diversos pontos de vista, acaba sendo uma leitura um pouco pesada, provavelmente o mais pesado da saga, pois aqui temos as conclusões dos principais personagens. O começo é um pouco maçante... se focando somente nas intrigas políticas da saga, e só no final começa a engrenar novamente, com acontecimentos muito empolgantes, reviravoltas e muita ‘porradaria’. Aqui também temos um dos duelos mais esperados, entre Geralt e Vilgefortz.

Deixando pouquíssimas pontas soltas, o livro se encerra mantendo a mesma qualidade dos primeiros livros e da saga de um modo geral. Também conhecemos o destino dos principais personagens.

Vale também citar o nível de detalhes da narrativa, principalmente nas cenas de batalhas, onde conseguimos criar uma boa cena mental. Outro ponto importante é a narrativa sobre diversos ponto de vista, nos dando uma visão mais ampla dos acontecimentos.

Temas como racismo e xenofobia é muito debatido também, tendo uma forte influência na história, nos mostrando que muitos dos males de uma sociedade está na própria população, mesmo sendo um mundo infestado por seres malignos.

Enfim... um final digno para uma saga incrível, que já se tornou uma das minhas preferidas, tanto pela narrativa quanto pela história em si, com diversos personagens carismáticos, que não ficou somente no mundo literário, virando também jogos e uma série da Netflix, que pouco tempo depois do seu lançamento já se tornou uma das mais assistidas da plataforma. Indispensável para todos os leitores de fantasia, e também para aqueles que gostam de histórias complexas envolvendo também política e temas polêmicos.

Zirael 04/04/2020

Algo terminou, algo está começando.
Sinceramente eu não sei bem o que dizer nessa resenha... Essa foi uma dais melhores sagas que já li e que me marcou de maneira muito forte com sua visão de mundo, ideias de bem e mal, filosofias de vida, a ideia de que nada é imutável.
Esse último livro não me decepcionou em nada, desde o início sendo dessisivo em todos os lados da história, ao final que foi surpreendente e que me arrancou muitas lágrimas.
Eu queria muito fazer um texto enorme falando sobre o título mas eu não correr o risco de dar spoiler e estragar a leitura de vocês. Só leiam, se emocionem e se surpreendam, assim como aconteceu comigo.
Ao autor os meu mais sincero obrigado por esse livro que conseguiu marcar minha vida e minha maneira de ver o mundo. Se o livro não for capaz de lhe fazer evoluir e repensar sobre a vida, talvez não seja um livro que mereça ser chamado de épico, na minha opinião. E The Witcher merece esse título com toda a certeza.

Gabrielly 29/12/2020

Um fim não tão supreendente
Chegamos ao fim de uma saga, porém os último volumes perderam bastante qualidade em relação aos anteriores, para que já leu a demanda do santo a graal, as brumas de Avalon ou simplesmente conhece a lenda do rei Arthur, o título entrega totalmente o final da saga. Por outro lado o final do Geralt, não surpreendeu em nada, já tinha sido revelado no início do último desejo, me surpreenderia se fosse de outra forma. De um modo geral a o conjunto da obra é incrível, a mistura das mitologias, a abordagem dos contos de fadas clássicos, o desenvolvimento dos personagens o modo como tudo se encaixou no final. O conjunto da obra em si foi fantástico, mas talvez eu esperasse um pouco mais do final, talvez eu quisesse mais um livro contando o que aconteceu depois, de qualquer forma foi gratificante.

Sâmia 05/10/2022

Saga The Witcher
A saga the Witcher no geral é muito boa, envolvente. Os últimos livros são um pouco cansativos, porém o último em aí tem um final espetacular.

leocosta1991 12/05/2020

Recomendo
Bom livro, ótima leitura, recomendo.

Magpie 23/02/2020

Assim como os livros que o antecederam, A Senhora do Lago Volume 2 é de encher os olhos e não decepciona. A escrita de Sapkowski, sempre muito engenhosa e perspicaz, contempla o leitor com um romance fantástico de profundidade, que em cada capítulo pincela reflexões morais e percepções irônicas. Os últimos arcos da saga de Geralt, Ciri e Yennefer são costurados cuidadosamente, a trama é emocionante e permite que a leitura seja fluída e agradável.

Luan.Brito 22/09/2020

E chegou o final...
Ótima série de livros, mas infelizmente chegou o final. Gostei bastante de todas as histórias, gostei bastante do final, apesar de esperar um conclusão diferente, mas gostei muito.

Jessica891 09/09/2022

O que dizer do final dessa história. Meu coração chora devido a despedida.
Encantador, esperava um final melhor, porém a culpa é minha por me auto enganar, nos primeiros livros o autor já dava uma noção de como seria o desfecho dos personagens.
Obrigada Andrzej, por essa obra maravilhosa. Que me fez rir bastante, e chorar também. Amei.
Serei eternamente apaixonada pelo bruxo Geralt de Rívia.

Ellie 10/07/2022

Não tenho muito o que falar, considerando que é a segunda divisão do livro e, obviamente, seguiu a linha maravilhosa da primeira divisão.

Único comentário pra desfecho desse livro é que eu não entendi nada do finalzinho ?

Paulo.Cesar 05/02/2020

Sem palavras!
É simplesmente incrível o nível de qualidade que esse livro alcançou como uma obra fantástica. Não contradizendo a qualidade dos outros livros da série, mas o desfecho dessa história alcança um nível que, ao meu ver e com base somente nas obras que já li, pouquíssimas obras conseguiram, pra registrar um exemplo, O Senhor dos anéis de mestre Tolkien.

Fiquei ansioso, nervoso, triste, feliz e, no final, imensamente emocionado. Foi uma conclusão que respondeu minhas perguntas, foi vago onde podia ser e fechou um arco magnífico para os personagens principais. Vou guardar no coração pra sempre a experiência de ler essa saga!

Tatiane.Gatto 19/06/2021

Nem acredito que terminei. Fiquei triste pelo final mas ao mesmo tempo fiquei muito confusa pq não entendi ao certo oq aconteceu. Mas vale a pena a leitura

Márcio 27/10/2019

Ótimo
O fechamento da saga foi perfeito... não ficou pontas soltas mesmo a narrativa ter usado vários personagens para contar a parte final...embora esse volume tenha focado mais tempo na guerra, a busca do bruxo por Ciri teve um desfecho ótimo, embora tenha ocorrido quase no meio do livro. Se prestarem atenção perceberam críticas veladas ao racismo, preconceito e xenofobia.. Gostei da saga e estou curioso para ler o último livro que dizem se tratar de contos.

Manezera 22/03/2022

A Saga da Bruxa Cirilla de Cintra
Último volume e conclusão da série.

Ainda não me decidi se gosto ou não da forma como o autor apresenta o destino de alguns personagens.

Porém o livro supera espectativas criadas na mente do leitor, seguindo caminhos imprevisíveis.