A Canção da Espada Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - A Canção da Espada

Renato.Vasconcellos 09/07/2018

Como é bom ler cronicas saxônicas. O prazer do autor ao contar essa história é evidente no texto. Só imagino em breve vislumbre a alegria de contar tão memoráveis acontecimentos na pele de seu próprio antepassado. Depois de sua viagem ao norte, Uthred retorna para Alfredo e Wesex, mesmo tendo uma bela vitória em Lundene, precisa lidar com a ameça dos irmãos norse Thurgilson. Como sempre, a narrativa é cheia de reviravoltas e Bernard, sempre que possível, nos surpreende escolhendo meandros mais complexos para seus personagens. A saga de Uthtred continua, e a minha também.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/02/2019

A Canção da Espada
"Confesso que estou chegando ao ponto de considerar As Crônicas Saxônicas a melhor série que eu já li em toda a minha vida. Os livros são ótimos e só melhoram conforme o tempo passa. "

Acesse o link e leia essa resenha completa: http://desbravandolivros.blogspot.com/2012/09/resenha-cancao-da-espada-bernard.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-01-08149-0

Erikinha 28/06/2019

Não tem como não amar essa série.
Um livro mais sensacional que o outro

v06r3br 06/05/2020

Uhtred Ragnarsson?
Uma dualidade muito forte vivida pelo personagem. England or Danmark ?

Luiz 16/06/2020

A escrita desse livro n deixa d impressionar, 90% das senas apresentadas na série são mais emocionantes e mais vivas mas páginas do livro. É uma leitura rápida porém rica em detalhes e tramas

Letícia Caetano 06/06/2022

O livro trás mais uma vez um dos maiores questionamento de Uhtred, permanecer fiel ao juramento feito à Alfredo ou seguir do lado dos dinamarqueses.

AEtheflaed estar em parte central da história mostra um possível novo caminho a ser seguido na história do guerreiro que se tornou a espada do rei. Bem como mostra Uhtred como um homem mais maduro, e dá brecha para os possíveis novos desafios a serem ultrapassados por ele.

Amal0 21/06/2022

A Canção da Espada
Mais um livro incrível dessa saga.
As cenas de batalhas são muito bem escritas, me vi em diversos momentos entre a espada e o escudo.

Maiara 21/01/2021

O quarto volume das Crônicas Saxônicas dá prosseguimento à saga de Uhtred, o guerreiro saxão relutante em se aliar a Alfredo, o Grande. Neste livro, ambientado cinco anos após os acontecimentos narrados em Os senhores do norte, o leitor é testemunha de como o exército de Alfredo expulsa os dinamarqueses de Londres. O reino de Wessex resistiu aos inúmeros e violentos ataques dos vikings. Agora, com Uhtred na liderança, os saxões do oeste dão início à campanha que culminará na fundação de um novo reino chamado Inglaterra.

Gustavo 11/05/2022

Uhtred aparece
Desde o começo da saga eu tenho dificuldade em compreender os posicionamentos de Uhtred. Não entendo bem o que ele almeja fora o que ele proclama, não entendo suas ações nem suas emoções, e eu acredito que até então seja proposital. Eu não havia me atentado que até então Uhtred foi uma criança e um jovem, e é a primeira vez que o vejo agindo como um homem, tanto politicamente quanto emocionalmente. Não que ele não transitasse nesses meios de forma mais madura, mas a oscilação era grande, porém nesse Uhtred mostra realmente uma estabilidade.
Uhtred está em potencial em tudo, esta muito mais político, assim como inteligente, muito mais amoroso, assim como sanguinário. Eu não tenho nada muito além de ressaltar o quão profundo esse personagem é, tirando de mim meus pensamentos em voz alta.

Gabriel.Maia 17/08/2022

Muita ficção...
A canção da espada é o livro com mais elementos fictícios da saga até agora, de acordo com o próprio Bernard Cornwell, e para mim isso se traduziu em uma narrativa um pouco menos emocionante do que as três últimas, o que nos mostra como a realidade pode ser mais interessante do que a ficção.

A narrativa se passa 5 anos após os acontecimentos do terceiro livro. Vemos um Uhtred já perto dos 30 anos, mais maduro e se fazendo alguns questionamentos que não fazia antes, além de nos mostrar um lado mais sentimental, afetivo por AEtheflaed, a filha do rei Alfredo. O rei Alfredo está aumentando as defesas de Wessex por meio da construção de Burhs, que eram fortes muito bem protegidos espalhados por todo o seu domínio, e Uhtred fica encarregado da construção e manutenção de um desses Burhs em Coccham, na margem sul do rio Tâmisa. Logo no começo descobrimos que a cidade de Lundene, na Mércia, foi tomada por dois irmãos noruegueses, Sigefrid e Erik, que se aliam a Haesten, antigo servo de Uhtred, para tentarem uma nova investida ao reino de Wessex, mas para isso precisam da ajuda de Uhtred e de suas conexões com Ragnar. Bjorn, o morto mensageiro, é apresentado a Uhtred por Haesten que alega que Bjorn é um homem que morreu mas que volta à vida para trazer mensagens do além, e a mensagem que o morto tinha para Uhtred era que ele seria rei da Mércia, que atualmente era governada por Aethelred, primo de Uhtred e genro do rei Alfredo. Não preciso nem dizer que não tinham muitas chances de isso dar certo né?

É um livro muito bom, acompanhamos um Uhtred bem mais respeitado por todos e mais reservado, além de muito feliz em seu casamento com Gisela, que lhe concebeu dois filhos e está novamente grávida no decorrer do livro. Aethelred é um personagem detestável e em vários momentos queremos simplesmente que Uhtred quebre a cara dele, e mesmo que ele não nos proporcione essa cena, temos algumas bem interessantes em que nosso protagonista coloca o primo em seu devido lugar com ótimas sacadas na frente de Alfredo. Temos algumas cenas incríveis como a invasão de Lundene pelo rio, orquestrada por Uhtred, ou a batalha do padre Pyrlig no começo do livro, mas o que mais se destacou para mim nesse livro foi um romance improvável surgido de um sequestro, e o desfecho dessa história de amor me deixou de queixo caído.
Os novos inimigos são incríveis, tanto Sigefrid quanto Erik, que apesar de serem irmãos, não se parecem nem um pouco. Sigefrid é o mais velho e é o imprevisível, sedento por batalhas e estressado. Erik é a razão, aventureiro e muito inteligente, que não tem vontade de ser rei, e acabamos nos apegando a esse personagem por sua personalidade cativante e quase inocente, se o compararmos com outros vilões já apresentados.

Mais uma vez Cornwell reutilizou muito bem vários personagens antigos, a exemplo de Haesten, que consegue nos causar uma sensação estranha de que ele está sempre tramando algum plano, e Steapa que tem poucas aparições nesse volume mas em todas ele está sempre muito presente.
Como eu disse no começo, é um livro bom, mas não tão bom quanto os últimos três, e acho que isso se deve ao fato de já termos um Uhtred mais estabelecido, o que tira um pouco da magia de vermos o personagem se reerguendo e enfrentando as dificuldades. Porém isso se ameniza com o lado humano do personagem que vem muito à tona, e nos mostra que nem só de raiva e sangue vive um guerreiro.

Joao.Antonio 17/12/2022

O último do Ano
Para encerrar o ano com chave de ouro, não poderia ser diferente, o quarto livro dessa série que já está entre as minhas preferidas!
Simplesmente incrível, com um plot twist fantástico.

Thaís Almeida 31/10/2021

De tirar o fôlego!
Que livro! A cada livro Bernard se supera escrevendo personagens, esse livro começa sombrio e termina agridoce... Vemos cada vez mais Uthred ascendendo nas batalhas e se tornando mais experiente e estrategista! E as batalhas continuam sangrentas e magníficas! Recomendo