A Canção da Espada

Bernard Cornwell

Resenhas - A Canção da Espada

AmadosLivros 24/12/2013

Resenha do Blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog!
E lá também tem muitos outros livros legais!
Confira no link abaixo!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/02/cronicas-saxonicas-livro-4-cancao-da.html

Taiane 11/11/2013

Nem tão épico...
Minha primeira decepção. Esse livro foi muita "encheção de linguiça" e fugiu totalmente da "realidade". Sim, é uma ficção, mas baseada numa estória que realmente aconteceu. Essa saga é a que mais se aproxima da verdadeira história de Alfredo, O Grande, mas por algum motivo, nesse livro nada foi fiel ao que supostamente aconteceu. Sequestro, feitiçaria, romance...
De qualquer forma a narrativa sempre surpreende. Por mais que não tenha sido o que eu esperava, me prendeu tanto quanto os anteriores e já estou me preparando para Terra em Chamas.

Lynnë 18/04/2013

Wyrd bið ful aræd!

Cornwell me deixa boquiaberta a cada volume das Crônicas Saxônicas. Mesmo com os floreios necessários a um romance ficcional, saber que essas batalhas descritas aconteceram de fato me empolga. Nasci no século e país errado.

A narração da batalha é tão empolgante que deixa qualquer filme do gênero no chinelo, não achava ser possível tamanha literalidade com palavras, mas é.

Ao contrário da saga do Graal, essa se supera a cada livro, e me deixa ansiosa pela continuação, é uma necessidade saber o que acontece a seguir, não apenas curiosidade e sentimento de terminar a saga como acontece com outras trilogias e coleções.

Amo Uhtred.

Mateus 11/03/2013

Menos épico, mais apaixonado, essa sequência trouxe mais detalhes da vida de Uthred Raganrson e mostra porofundamente seu lado moral ao lidar na corte de Alfredo. Mostra a evolução do personagem, que ainda mantém seus princípios, apesar de ser menos intransigente conforme envelhece. Muito bom!

mariioliva 25/09/2012

Crônicas Saxônicas Livro 4 A Canção da Espada
Livro: Crônicas Saxônicas Livro 4 A Canção da Espada
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
Ano: 2007
Número de Páginas: 348

Enquanto houver uma família chamada Uhtred, e enquanto houver um reino nesta ilha varrida pelo vento, haverá guerra. Portanto não podemos nos encolher para longe da guerra. Não podemos nos esconder de sua crueldade, de seu sangue, do fedor, da malignidade ou do júbilo, porque a guerra virá para nós, desejemos ou não. Guerra é destino, e o destino é inexorável.

Do autor das trilogias As Crônicas de Artur e A Busca do Graal, Crônicas Saxônicas é uma série que conta a história de Uhtred Uhtredson, um senhor e guerreiro saxão que teve sua juventude vivida entre os vikings dinamarqueses, e do Rei Alfredo o Grande, que governou Wessex na Inglaterra durante o século IX.

Em A Canção da Espada, quarto volume da série, ambientado cinco anos após os acontecimentos narrados em Os Senhores do Norte, o leitor é testemunha de como o exército de Alfredo expulsa os dinamarqueses de Londres. O reino de Wessex resistiu aos variados e violentos ataques dos vikings. Agora, com Uhtred na liderança, os saxões do oeste dão início à campanha que levará à fundação de um novo reino chamado Inglaterra.

No início, a Inglaterra está dividida entre dinamarqueses ao norte e saxãos ao sul, em Wessex. Uhtred, agora jurado a Alfredo de Wessex e senhor de terras em Coccham, casado com Gisela, irmã de Guhtred, sendo o guerreiro mais importante do rei, ainda se vê em dúvida quanto ao seu destino: unir-se aos vikings ou manter-se fiel aos juramentos que fez até poder voltar à Nortúmbria, sua terra natal?

Apesar desse clima de paz, os dinamarqueses ainda sonham com as terras de Wessex. Irão tentar conquistar a nascente Londres e acreditam que poderão contar com a ajuda de Uhtred. Alfredo, por sua vez, continua em busca de seu sonho, unir os reinos em um único e grande país, a Inglaterra, e, para isso, ele precisa expulsar os invasores, manter as fronteiras e garantir a paz. Uhtred é essencial e seu juramento será testado até o fim.

Ainda acreditando ser rei por direito, Æthelwold, o sobrinho bêbado de Alfredo, convence Uhtred a visitar um suposto morto que volta do Niflheim com uma mensagem das Norns de que Uhtred será o rei de Mércia, reino então sem senhor, caso alie-se aos dinamarqueses em sua empreitada. A encenação na verdade é uma artimanha de Haesten, senhor escravizado por frísios, libertado por Uhtred e agora earl nórdico. Uhtred acompanha Haesten até Lundene (atual Londres), aonde conhece os irmãos Erik e Sigefrid Thurgilson, noruegueses que trouxeram um exército por mar para devastar Wessex.

No entanto, Uhtred mantém seu juramento a Alfredo e recebe ordens de tomar Lundene das mãos dos nórdicos. A tática de Uhtred mostra-se eficaz, conseguindo manter os vikings invasores fora dos portões. A cidade é tomada, mas Uhtred, pagão e conhecido amigo dos dinamarqueses, deixa Haesten, Erik e Sigefrid escaparem.

Os nórdicos vão ganhando força e reúnem muitos navios que aterrorizam o rio Temes (o Tâmisa de hoje). Æthelred, o primo insuportável de Uhtred senhor da Mércia, é enviado para punir o rei Guthrum da Ânglia Oriental, que não havia feito nada para evitar a ameaça nórdica. Porém o idiota Æthelred fracassa (já falei que eu odeio esse cara?), e sua mulher Æthelflaed, filha de Alfredo, é sequestrada.

Devia fazer frio naquela noite longa (...), mas não me lembro do frio. Lembro-me da ansiedade. Toquei Bafo de Serpente de novo e me pareceu que ela teve um tremor. Algumas vezes eu achava que ela cantava (...) a canção da espada que desejava sangue.. A canção da espada do título possui esse nome como referência ao sentimento de guerreiro que nosso amado Uhtred sente neste livro. É uma empolgante história de amor, traições e violência, passada numa Inglaterra em meio a guerras pelo poder, porém com todas as suas esperanças depositadas em Alfredo, o grande rei de Wessex. Uhtred, o maior guerreiro do rei, tornou-se sua espada, um homem temido e respeitado por toda a extensão do território. Preciso dizer que recomendo? Boa leitura!

Para mais resenhas literárias, acesse www.amadoslivros.blogspot.com

Vagner46 05/09/2012

Desbravando A Canção da Espada
Após ver a sua rixa com Kjartan chegar ao fim, Uhtred acha que poderá retomar Bebbanburg do controle de seu tio traidor. Isso acontece nesse livro? Mas é claro que NÃO! O autor Bernard Cornwell sempre nos reserva muitas surpresas e desta vez não foi diferente. Cinco anos se passaram desde a batalha em Dunholm e nosso protagonista é levado à Londres, onde os dinamarqueses, agora comandados pelos irmãos Erik e Sigefrid Thurgilson, ameaçam invadir toda Wessex.

"... E enquanto houver um reino nesta ilha varrida pelo vento, haverá guerra. Portanto não podemos nos encolher para longe da guerra. Não podemos nos esconder de sua crueldade, de seu sangue, do fedor, da malignidade ou do júbilo, porque a guerra virá para nós, desejemos ou não. Guerra é destino, e o destino é inexorável."

Qual é o poder de um juramento? Antigamente, um homem que quebrasse um juramento era visto como um traidor da pior espécie, pois a vida é feita de juramentos, ainda mais com guerreiros como Uhtred, que agora tem 2 filhos e um juramento a Alfredo. Como vocês já viram nos outros livros, nenhuma fortaleza (cidade) é impossível de ser tomada, e dessa vez Uhtred terá que se desdobrar em dois para livar a cidade do controle dinamarquês.

"... Toquei Bafo de Serpente de novo e me pareceu que ela teve um tremor. Algumas vezes eu achava que a espada cantava. Era um canto fino, apenas entreouvido, um som penetrante, a canção da espada que desejava sangue; a canção da espada."
Confesso que estou chegando ao ponto de considerar As Crônicas Saxônicas a melhor série que eu já li em toda a minha vida. Os livros são ótimos e só melhoram conforme o tempo passa. Dessa vez, a revisão do texto foi mais minuciosa e eu encontrei bem menos erros de ortografia do que nos anteriores. Era muito comum achar uma letra faltando, uma palavra meio apagada, mas agora a revisão está praticamente impecável.

No 4º livro da série, encontramos até mesmo uma pitada de romance entre dois jovens apaixonados, mas não irei contar quem são eles para vocês ficarem com aquela imensa vontade de saber mais. Também não posso esquecer de falar que, a partir desse livro, Alfredo tem em mente a criação de um novo reino: a Inglaterra que conhecemos hoje.

"... Um país é a sua história, bispo; a soma de todas as suas histórias. Somos o que nossos pais fizeram de nós, suas vitórias nos deram o que temos."

Pontos fortes: aah, a guerra. O autor conseguiu me transportar para o campo de batalha como nenhum outro jamais fez. É de se arrepiar...
Pontos fracos: não gosta de batalhas? Não gosta de reviravoltas? Então fique longe de Bernard Cornwell e Uhtred, pois você verá muito sangue e, principalmente, palavrões.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2012/09/resenha-cancao-da-espada-bernard.html

Sybylla 17/08/2012

É possível perceber uma certa diferença deste para os livros anteriores, onde Cornwell parece ter uma escrita diferente, mas não menos carregada com a intensidade dos relatos da vida de Uhtred dos outros livros.

O personagem parece mais maduro, um senhor legítimo, mesmo ainda pagão e brutal contra seus inimigos. Ele serve a um rei que não gosta, mas mantém seu juramento a ele, mesmo desgostando de todos os seus padres, rezas, cantos, missas e toda a religiosidade deste rei que uniu o país que hoje é a Inglaterra.

Uhtred ainda apresenta a dualidade de lealdades. De um lado, seu amor pelo estilo de vida dos dinamarqueses. Por outro, se mantém fiel ao seu destino de reconquistar suas terras, tomadas quando ainda era criança.

Paulo 29/05/2012

Mai/2012

Gleici 20/01/2011

Falta algo...
O livro é bom, muito bom, isso é indescutível!

Porém, ao meu ver, falta algo. Em alguns momentos ele é "morno" de mais por se tratar de um livro ded Bernard Cownwell. Talvez pq eu não goste de Gisela, talvez por outros motivos, mas falta algo!

Rumo ao 5!

19/01/2011

Justamente quando tudo parecia em paz, surgem os problemas para Uhtred e Alfredo. Não sei se os problemas acham Uhtred, ou se ele os atrai. O certo é que onde ele está, sempre há uma escaramuça, um conflito a ser resolvido. E neste ele se defronta com a possibilidade de se livrar de Alfredo de uma vez por todas, testando sua lealdade. Este se passa cinco anos após o fim de Os Senhores do Norte, e neste período há paz e prosperidade no que viria a ser a Inglaterra. Mas, claro, isso não dura muito, e logo Uhtred, que andava entediado com a paz, será mais uma vez responsável por lutar pelo sonho da Inglaterra...

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Linn 18/06/2010

Triste ... mas ainda assim Lindo!
Neste livro encontrei um personagem pelo qual me apaixonei! Erik Thurgilson, o erl dinamarquês que foi amigo e inimigo de Uhtred.

Fiquei muito frustrada ao vê-lo apaixonado pela Aethelflaed, filha sonsa e inútil de Alfredo. Já suspeitava que ele iria morrer no final, então não me surpreendi.

Quanto ao resto, não perdeu em nada a qualidade e a originalidade. Por um momento, achei que estivesse muito acostumada com a narrativa de Cornwell, mas não tardou para que eu logo me surpreendesse com algum evento, como a traição de Haesten a Sigfrid e a reviravolta de Aethelflaed.

Estou ansiosa para saber se Alfredo recompensará Uhtred adequadamente desta vez!

Alexandre 26/11/2009

Excelente!
Uma excelente serie. Vale muito a pena ler. Estou esperando sair o quinto.

Lizziane 16/11/2009

Ai, terminei o quarto livro e fiquei com a síndrome de falta do Uhtred! Preciso de mais livros dessa série! Urgente!