The Liberation of Jerusalem

The Liberation of Jerusalem Torquato Tasso

Resenhas - The Liberation of Jerusalem

Marcos606 21/09/2023

Poema épico publicado em 1581 em Parma, Itália, trata-se de releitura fantástica da Primeira Cruzada sob as perspectivas muçulmana e cristã. Conhecido por explorar as profundas tensões entre dever e paixão. Segue o estilo renascentista italiano de poesia épica. Os críticos observam que embora não seja historicamente preciso em muitos aspectos, foi um enorme sucesso de publico e inspirou uma enorme quantidade de pinturas.

As mulheres desempenharam um papel fundamental na aquisição e desenvolvimento dos estados cruzados na Terra Santa. Muitas das esposas acompanharam os seus maridos na cruzada, enquanto outras permaneceram em casa e assumiram o governo das terras e títulos dos seus maridos (os feudos, ou propriedades, dos vassalos sob o seu controle). Aquelas que se juntassem aos seus maridos na empreitada poderiam se beneficiar do costume feudal que permitia à esposa suceder ao marido como governante de um feudo ou reino, incluindo qualquer território que ele pudesse ter conquistado ao longo do caminho.

Embora as cronicas da época não relatem mulheres lutando nas cruzadas, no poema, as mulheres aparecem com destaque, desde Erminia até a princesa guerreira muçulmana Clorinda e a esposa cristã Gildippe, que luta ao lado de seu marido Eduardo até a morte. Em Jerusalém Libertada, ao contrário dos seus homólogos masculinos, que se baseiam em figuras históricas reais, muitas das mulheres são criações fictícias do poeta.

Tal como no final do século XI, o final do século XVI, durante o qual Tasso escreveu o seu poema, foi um período de intenso conflito político e religioso. No início de 1517, a comunidade cristã foi dilacerada por conflitos que começaram a dividir a comunidade em dois ramos: os protestantes (Reforma Protestante) e os católicos (Contra-Reforma). Junto com a turbulência veio uma redefinição do conceito de “boas obras”, ou obras dignas do cristão devoto. Para além das práticas devocionais tradicionais de oração e de atos de caridade, a fé de um indivíduo também era medida por quanto ele ou ela conseguia imitar o sacrifício final de Cristo para o bem de todos os cristãos na vida quotidiana. Este foco no indivíduo, juntamente com o interesse de Tasso pelas cruzadas, levou-o a retratar modelos alternativos de heroísmo às histórias típicas das missões de um cavaleiro para salvar uma donzela em perigo ou recuperar tesouros escondidos. Em vez destes modelos tradicionais, os heróis de Tasso são cristãos e muçulmanos, homens e mulheres, fisicamente fortes mas psicologicamente fracos. Na verdade, Jerusalém Libertada redireciona nossa compreensão da ação heroica para o interior e o psicológico já que ele eleva a um novo nível a potencialidade do heroísmo na ação interna ao inventar imagens poderosas para tal heroísmo.

Como início do poema revela toda a trama, as partes seguintes revelam o que há de realmente importante na história. Jerusalém Libertada é um poema baseado em um evento passado que é imutável; assim, seu resultado é predeterminado. O significado da primeira cruzada, conforme retratado por Tasso, não é tanto o resultado, mas a jornada que os cruzados percorrem.

No final, é a combinação de dois modelos de heroísmo – um baseado na ação e na procura da glória individual, o outro na devoção religiosa e num enfoque singular num determinado objetivo dirigido ao bem comum – que permite aos cristãos ter sucesso. A mudança de perspectiva de Tasso antecipa muitas das mudanças que a figura do herói sofreria com o advento do romance como forma literária. Tasso confere aos seus protagonistas uma profundidade psicológica que permite ao leitor considerá-los heroicos não só pelos seus atos, mas também pelas intenções que os norteiam.

A fonte mais importante para a estrutura da obra foi a Poética de Aristóteles, que, após a sua redescoberta, tornou-se a pedra angular das discussões sobre a teoria literária em toda a Itália do século XVI. Tasso adotou a noção de unidade da estrutura do enredo de Aristóteles, convencido de que isso o deixaria mais perto de imitar os antigos poemas épicos do que seus antecessores. Tanto a Eneida quanto a Ilíada não inspiraram apenas episódios de Jerusalém Libertada; Tasso os usou como modelos na distribuição de temas ao longo de seu poema.
Natalie Lagedo 21/09/2023minha estante
Uau, resenha incrível!