Ceará

Ceará Aírton de Farias

Resenhas - Ceará

Suellen.Alves 10/04/2021

Paixão e Glória
Em uma narrativa bem escrita, fluída, o livro traz toda a história do Ceará Sporting Club, contextualizando não só os fatos dentro de campo, mas também toda a situação política e econômica do país, com uma ótima introdução da chegada do futebol no país e no estado e todo o desenvolvimento até o início do século XXI, com a empolgação de um torcedor.

Whermeson 26/05/2020

Livro 20 - 2019: Ceará: Uma História De Paixão e Glórias - Airton de Farias
"Vale ressaltar que, apesar da rivalidade entre alvinegros e tricolores, o grande clássico do futebol cearense, sobremaneira, nos anos 30 e 40, era Maguary e Ceará. Fundado em 1924, pela família Barbosa de Freitas, o Maguary Sport Club era dirigido por figuras gradas da sociedade local e qualificado como um 'time de elite', embora desfrutasse de grande simpatia entre os populares, a ponto de ter a segunda maior torcida local, atrás, apenas, da alvinegra. Conhecido como o 'Clube dos Príncipes' (devido à boa condição socioeconômica de seus jogadores e torcedores) ou 'Cintanegrinos' (o uniforme era branco com uma faixa negra horizontal à altura do peito), o Maguary ganhou os estaduais de 1929, 1936, 1943 e 1944 (este, invicto e arrastão!), afora sete vice-campeonatos. Além do futebol, era um clube social com forte influência na sociedade - constituiu-se o único clube social local que abraçara o futebol. Em 1945, endividado e humilhado, após perder o tricampeonato para o Ferroviário (um time de operários) e recusando-se a aceitar o profissionalismo que grassava no futebol (entenda-se: o assalariamento de jogadores), o Maguary fechou seu departamento de futebol. Com o fim do Maguary, sua torcida dividiu-se entre o Fortaleza (a maioria) e Ferroviário, em virtude do elevado grau de rivalidade com o Ceará."

site: http://devaneiouniversitario.blogspot.com/2014/06/ceara-uma-historia-de-paixao-e-gloria.html?m=1

Whermeson 12/05/2020

Livro 2017 04: Ceará - Uma História de Paixão e Glória - Airton de Farias
"O início da história do Ceará Sporting Club foi fulminante. Logo em 1914 sagrou-se campeão invicto e sem sofrer um único gol num torneio organizado pelos próprios clubes - no jogo decisivo, o Rio Branco venceu ao Rio Negro por 1 x 0, tento marcado por Olsen.
No ano seguinte, como vimos, organizou-se a Liga Metropolitana Cearense de Futebol, composta nos primordios por Rio Branco/Ceará, Rio Negro, Stela e Maranguape (da cidade de mesmo nome) e que promoveu campeonatos de 1915 a 1919.
Esses campeonatos foram todos vencidos pelo Ceará em campanhas memoráveis."

site: http://verminososporfutebol.com.br/dica-cultural/trilogia-sobre-clube-cearenses-e-relancada/