Can I Kiss You Every Day? Vol. 1

Can I Kiss You Every Day? Vol. 1 Hatsuharu

Resenhas - Mainichi Kiss Shite Ii Desu ka? #1

Maria Isabel 07/10/2023

Mais um shoujo meio genérico
Em primeiro lugar, queria dizer que esse foi o mangá que me fez notar que em shoujos normalmente as mangakas não desenham o nariz dos personagens! Sério, estou chocada que eu leio mangas há uns 10 anos já é eu nunca me toquei disso! Eu até tive que parar para conferir outros shoujos que eu já tinha lido para ver que não era uma ilusão, mas algo que acontece mesmo. Mas agora a questão é, por que justo este mangá que me fez notar isso? Simples! Porque a autora leva isso para um extremo. Não tem nem o pontinho básico que aparece em outros mangás para representar o nariz, ela simplesmente ignora, como se ele não existisse.

E esse não é meu único problema com o traço da autora (embora seja o principal). As vezes o traço dela parece meio tremido, quase de iniciante, o que deixa os personagens meio feios, para ser sincera.

A história em si é bem genérica: amigos de infância, que se reencontram depois de anos, e o reencontro desperta sentimentos entre eles. Eu curto histórias genéricas levinhas para relaxar, mas se você espera uma história revolucionária e super original, esse mangá não é para você.

Quanto aos personagens, achei que a autora trabalhou muito mal os personagens secundários, em especial as amigas da principal (Kurumi), visto que elas só são lembradas em uns momentos meio aleatórios, e não influenciam em absolutamente nada a trama.

A própria Kurumi até agora não demonstrou nenhuma personalidade que seja, ela só existe e reage ao que o irmão dela e o Nagi-kun fazem, sem mostrar traços marcantes de si mesma. Isso, mais o fato de que o Nagi-kun continua beijando a Kurumi contra a vontade dela, me fizeram dar uma nota mais baixa para esse mangá do que eu normalmente daria para um livro que fosse apenas genérico.

Apesar dos pesares, vou continuar a leitura, até porque é um mangá curtinho e cumpre bem sua função de me distrair.

Mah 03/06/2023

Bem ok..
Achei os traços do manga não muito bem feitos e algumas horas parece iniciante com o traço no meio rs
Mas a história começou bem.. gostei da protagonista :)

CRIS LI 28/05/2023

Clichês, mas complicado
Amo um romance de um amor de infância que volta com toda a força, mas também detesto mocinhos que saem tocando, beijando sem permissão e impondo sua vontade unilateralmente. É um clichê que podia dar certo, mas esse negócio de "ela quer, mas tá dizendo que não", "ela tem dúvida, então vou cercar a menina até ela entender que sou eu e mais ninguém" é bastante incômodo pra mim, sufoca e parece mais assédio perdoado por ser um amigo, um amor de infância. Eu continuei lendo até o volume 4 pra ver no que dava. Então vou procurar fazer uma resenha da história no volume 2.
A arte é bem bonita, maaaaass...