A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos

A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos Fábio Konder Comparato

Resenhas - A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos

Dani 19/01/2024

Fabio Konder Comparato nos conduz em uma viagem histórica pelos documentos normativos do mundo que declaram direitos humanos.

Essa viagem começa com a Magna Carta de 1215 e se encerra com o Estatuto do Tribunal P mal Internacional de 1998, além de trazer uma visão da humanidade do século XXI.

Na obra, além de apresentar os diplomas legais, o autor apresenta anotações quanto ao momento histórico e social da criação de cada um deles, bem como os impactos gerados.

Livro muito interessante que, com certeza, recomendo.

Paulo 30/12/2023

Direitos humanos
Esse livro era algo que eu vinha adiando há muito tempo, porém finalmente cumpri a tarefa. A qualidade é obviamente inquestionável, tenho quase certeza que ela é reconhecida de modo geral. Além dos comentários sobre cada ato e documento, há extratos dos mesmos e o autor pincela o contexto de sua criação. Muito bom, especialmente os momentos em que ele se deixa levar por seu raciocínio.

Cauim 01/09/2020

De grande utilidade
O livro de Comparato tem o grande mérito de reunir as principais conveções referentes aos direitos humanos sob a perspectiva jurídíca e histórica, de forma não superfícial. No entanto, um leitor pouco experiente e pouco crítico sobre o tema pode se deixar levar pela interpretação universalista e triunfalista dos direitos humanos, como se toda a humanidade estivesse fadada a convegir para os direitos humanos, quando na verdade, os direitos humanos são uma conquista do liberalismo do século XVIII. Faltou à obra uma perspectiva menos romântica dos direitos humanos e mais crítica sobre todas as contradições do tema. Essa ausência crítica acaba escondendo o caráter eurocêntrico e antropocêntríco dos direitos humanos, inclusive na sua criação em 1948. Mesmo assim é um livro que não pode faltar a qualquer estudante do tema.