Ensinando a transgredir

Ensinando a transgredir bell hooks

Resenhas -

Yasmim 17/03/2021

Escola sem partido NÃO existe.
"A academia não é o paraíso. Mas o aprendizado é um lugar onde o paraíso pode ser criado. A sala de aula, com todas as suas limitações, continua sendo um ambiente de possibilidades. Nesse campo de possibilidades temos a oportunidade de trabalhar pela liberdade, de exigir de nós e dos nossos camaradas uma abertura da mente e do coração que nos permita encarar a realidade ao mesmo tempo em que, coletivamente, imaginamos esquemas para cruzar fronteiras, para transgredir. Isso é a educação como prática de liberdade."

Esse livro me trouxe de volta a esperança de um dia ser uma profissional da educação que de fato exerça uma influência BOA na vida dos meus futuros alunos. Como é bom ler bell hooks!!
Rafael.Assumpcao 17/03/2021minha estante
Exatamente. Não existe escola sem partido. Mas existe escola com censura, e é uma das principais lutas que temos que travar e combater para libertar nossos alunos.

Yasmim 17/03/2021minha estante
Fatos!

Tatiane 15/05/2020

É preciso transgredir
Em meio a essa pandemia, na loucura desse isolamento necessário, porém estressante e, hoje, há exatos 63 dias da última aula presencial que dei, ler bell hooks e conhecer sua paixão por um ensino vivo, intenso, transformador, transgressor e, consequentemente, libertador é um alento à dor que estou sentindo no processo frio e conteudista que se constrói no atual ensino à distância devido à quarentena.

Sempre fui defensora do uso das mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem, mas não numa robotização burocrática do professor para cumprir conteúdo e carga didática acriticamente de um ano letivo que se esvai. Não podemos esquecer que a sala de aula se faz viva no calor humano, nas cores, na paixão, no olho no olho... Nada disso é possível à distância se o fim em si mantiver a base de um ensino tradicional.

Destaco a ideia, presente em um diálogo do livro, de que "ser professor é estar com as pessoas". (p. 222) A professora e escritora bell hooks me convida, nos convida a transgredir, a sair do lugar comum, a enfrentar os desafios, a fim de construir uma sala de aula por um processo de educação como prática da liberdade. Aliás, ela nos dá uma injeção de Paulo Freire na veia para acordar. O Brasil tem de acordar!
Bianca.Alflen 25/12/2020minha estante
Achei muito interessante ler sobre Paulo Freire sob a perspectiva de bell hooks. Avante!

André 26/01/2022

esse é o tipo de leitura que realmente expande seus horizontes. experiência única e pelas lentes de uma mulher incrível. Meu lado brasileiro fica feliz quando ela se mostra tiete do Paulo Freire kkk MUITO BOM.
maitecoropos 26/01/2022minha estante
eu amo tantooo

Lucas.Araujo 21/12/2018

Lindo
Que livro inspirador! Uma leitura fácil e engrandecendora. A sensibilidade e sinceridade das ideias de bell hooks são extremamente incríveis.

Babi.Dias 24/02/2019

Estou absolutamente transformada por esse livro!

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 19/03/2019

O livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, escrito por bell hooks, é um livro de ensaios tanto para alunos quanto professores. Isso porque a autora fala sobre o tema apresentando tanto suas reflexões, quanto suas vivências com os mais diversos alunos e espaços de ensino.

bell hooks é uma escritora e professora universitária norte-americana nascida na zona rural do sul dos EUA. Se destaco esses elementos da biografia da autora é porque eles nos ajudam a compreender essa obra. Ela estudou em escolas públicas para negros, por ter crescido em uma época em que ainda havia segregação racial. Na adolescência, passou a estudar em escolas mistas e sentiu a discriminação com intensidade.

Para ler a resenha completa, acesse o Blog das Tatianices

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/

Leo 22/03/2020

Tão maravilhoso que parece surreal
Meu único arrependimento é: ?por que eu não li antes??. bell hooks traz de maneira incrivelmente apaixonada e ao mesmo tempo subversiva questões tão pouco debatidas no ambiente acadêmico. Apesar de já ter mais de 5 anos de escrito, essa obra continua extremamente atual e indispensável para todos aqueles apaixonados por educação. Com muita sinceridade, clareza e expressão, bell hooks não dispensa verbos para criticar os métodos bancários de ensino (apoiada em Paulo Freire) e partilha sua carreira como professora como prova de que é possível o ensino como prática de liberdade.

Barbara 29/03/2020

Sensacional!
Hooks dialoga com a obra de Paulo Freire fazendo a devida crítica feminista. Um livro sensacional pra repensar o espaço da sala de aula como local de transformação a partir do feminismo negro e da pedagogia freiriana. Pra quem dá aula e se preocupa com o que está fazendo, esta leitura é essencial!

Abayomi Jamila 11/05/2020

Cruzando fronteiras
O livro trata da experiência da bell hooks como professora universitária no decorrer de vinte anos. A autora narra a sua formação acadêmica e a forma como teve contato com o feminismo e a pedagogia engajada.

A pedagogia engajada se configura como o ensino que realmente gera entusiasmo na sala de aula, que habilita os alunos e os professores a sentir a alegria de aprender, que impele a ser criativa e autoriza o envolvimento com os alunos fora do contexto de sala de aula.

Seu trabalho tece duras críticas ao modo como feminismo branco de classe média é abordado nas salas de aula, assim como o modo como feministas brancas de apropriam das ideias e dos trabalhos de mulheres não brancas.

No decorrer da obra, a escritora conta os impasses, as dificuldades e os ganhos de ensinar a partir de uma perspectiva feminista crítica e de uma pedagogia como prática de liberdade, marcada pelo compremetimento com a valorização das diferenças, a eliminação das desigualdades e injustiças de raça, gênero e classe social.

Gabi Sagaz 09/06/2020

Essencial para educação
Não sou da área pedagógica mas como gostaria que todos meus professores e professoras tomassem a iniciativa de ler este livro. Bell Hooks escreve de modo fácil e muito leve sobre a prática pedagógica.

Mudou meu modo de ver a educação.
Sem fôlego aqui.

Maria 11/04/2024

Bell hooks u rock
Primeiro livro que li da bell hooks e já comecei logo com esse! No início, pensei que fosse uma espécie de ?manual? para professores, o que me estranhou, mas, como o livro é dividido em capítulos até que rápidos, continuei (ps: eu continuaria de qualquer forma, afinal, é a bell hooks) e percebi que é um livro para professores e alunos. Os que já foram e os que ainda são? afinal, todos nós já estivemos nessa posição: a de receber conhecimento de alguém que vem ?de cima?. Mas, a bell nos elucida e diz que isso não é verdade: para que haja uma educação como prática da liberdade não pode existir uma hierarquia dentro de sala de aula. bell explica como praticar o criticismo sem reforçar padrões históricos de dominação ? sexistas ou de raça ? e que essa educação engajada é um compromisso político de qualquer professor: mostrar para a gente que nossas mentes (((e corpos))) cabem, sim, dentro da academia. e que vamos, com toda certeza, abrir a boca pra falar ? mesmo que para isso precisemos usar a língua do opressor.

Fabricio.Macedo 20/06/2020

A ideia que me vem é a de que a educação possa ser um bom remédio para a ignorância que corrói e mata o povo. Por vezes, salva... Em outras, acho que não faz o efeito esperado. Educação é liberdade! Por mais Bell Hooks...

Cleide 14/08/2020

Uma grande potência
Quando eu ganhei esse livro, fiquei reticente; afinal, eu não trabalho com educação, como poderia aproveitar o livro? De todas as formas possíveis!

Ao contrário do que eu imaginava, esse não é um livro técnico, com um passo a passo sobre "como ensinar a transgredir". Esse é um livro crítico, que crítica nossa estrutura de ensino, passando por relações de poder, racismo e machismo no que concerne à troca de conhecimento.

É impossível não se identificar com o livro, porque a autora traz situações pelas quais, apesar de ela ter passado em outra época em outro lugar, com certeza você também já passou, especialmente se você é negra.

A autora traz profundas reflexos sobre a educação como prática da liberdade, a educação realmente libertadora, e seria maravilhoso se mais professores - e alunos - lessem bell hooks.

Esse livro acrescenta muito e expande nossa mente. Recomendo demais!

Luisa 12/09/2020

queria ser aluna da bell hooks e queria ser professora como bell hooks
homenagem muito bonita ao paulo freire, ao ativismo e, lógico, aos alunos, à sala de aula e ao ensino