Filhos De Nazistas

Resenhas - Filhos De Nazistas

1 | 2 | 3 | 4

Bruna3810 02/06/2024

Ótimo livro
Muito interessante e original a abordagem do tema pela perspectiva dos filhos desses que foram os monstros por trás da máquina de morte nazista, sua visão sobre os pais e o impacto em suas vidas.

Wellington müller 09/10/2023

Ótimo livro
Ótimo livro com leitura fácil! Direto ao ponto cada capítulo sensacional o livro demonstra como alguns filhos de nazistas se comportaram alguns rejeitaram os pais e outros simpatizaram com o nazismo! Recomendo o livro!

Fabiana 08/09/2023

Pesquisa
Um belo trabalho de pesquisa da autora para desnudar o que pouco se aborda: como os familiares das lideranças nazistas reagiram e como vivem após a derrota da Alemanha para os Aliados?
Cada capítulo conta sobre um oficial diferente, de forma independente. No final há algumas fotografias para retratar os sujeitos da obra.
Himmler, Göring, Hess, Bormann, Speer, Mengele. Alguns foram julgados e tiveram seu fim nas mãos de um tribunal. Outros cumpriram penas e saíram pela porta da frente, retomando suas existências abjetas. E houve quem nunca pagou pelos seus crimes, vivendo uma nova realidade em outro continente.
Da mesma forma que os destinos dos nazistas foram diversos, a reação de suas famílias diante da verdade incontestável também foi. Enquanto uns seguiram a ideologia macabra de seus progenitores, outros se envergonharam, romperam os vínculos e até emigraram para Israel.

Uma leitura curiosa e necessária!

Alessandra 28/08/2023

Relatos impressionantes
A vida é difícil para todos, mas é inimaginável pensar que seu pai foi um dos maiores criminosos de guerra de toda a história da humanidade. Relatos reais dos filhos dos nazis mas influentes (e importantes) desse governo insano, com comportamentos extremamente subjetivos para tentar amar pais tão? amorosos, algumas vezes (dentro de casa, claro). Interessante ver como alguns idolatram seus pais até os dias de hoje, enquanto alguns os encontraram apenas para obrigar e odeiam com todas as forças. Um peso difícil de entender, que eles carregam por toda a vida.

Tatiane.Gatto 07/07/2023

"Devemos nos sentir responsáveis, ou mesmo culpados,pelo que nossos pais fizeram?" Há de se pensar em como homens puderam matar tantas pessoas por aí e serem excelentes pais de família amorosos.

JoAo.Nhan 05/05/2023

Sou suspeito a falar já que tenho o Nazismo como obsessão histórica e amo histórias não contadas/curiosidades históricas.

A autora aborda de uma boa forma a relação dos filhos de algumas figuras famosas do alto escalão nazista e outras figuras poucos citadas. O livro aborda como o passado de seus pais ainda os influenciam, tantos anos depois, e ainda dão um breve (breve mesmo) resumo sobre quem foram seus pais. Leitura essencial para quem quer entender um pouco mais do que foi o nazismo e suas gravidades até hoje.

Ps: O Livro não fala sobre os filhos de hitler já que tem livros que abordam só isso.

Di 11/04/2023

A "legado" nazista sob a visão dos descendentes
Parti da premissa de que a gente sempre julga e se choca com as atitudes imorais cometidas pelos nazistas, sobretudo, pelos seus comandantes dos altos postos. Mas e os descendentes dessas pessoas? O que acontece com eles? Quais as culpas e qual o peso que carregam ao longo de suas existências?

Levando em conta que a maioria dos filhos desses comandantes eram apenas crianças e adolescentes na época, eles sequer sabiam das atrocidades que seus pais cometiam ao longo de seus dias de trabalho: o pai que chega em casa, conta histórias e afaga os filhos, é o mesmo homem que cria e coloca em prática os ideais nazistas de segregação e "limpeza" racial, matando milhares de judeus num único dia; o pai que cuida de seu filho e o protege, é o mesmo que determina a execução de crianças judias nas câmaras de gás e trata-os como escória da raça humana.

Alguns desses filhos simplesmente não aceitam o fato de seus pais terem sido heróis durante a Segunda Guerra e, posteriormente, terem se tornado os vilões da História. Estes defendem com unhas e dentes o "legado" de seus pais, endeusando-os. Já outros, carregam consigo a vergonha e a culpa, a ponto de mudarem seus nomes e sobrenomes com o intuito de se libertarem dos fantasmas de serem um ramo na árvore genealógica dos carrascos do Holocausto.

Tania Crasnianski traz à tona essa realidade que só quem viveu sob o mesmo teto de um pai que participou direta e ativamente do Nazismo pode descrever. Estejam preparados, pois a verdade é dura e cortante, tal como um punhal.

Daiana 27/03/2023

Filhos de Nazistas
Livro muito bom.
Recomendo.
Juro que quando estava com o livro em mãos fiquei receosa sobre o seu conteúdo, imaginando que rumo o autor iria tomar. Medo de mostrar apenas o lado família, o lado pai dos nazista, mas muito pelo contrário no livro você encontra diferentes visões e vê como cada filho reagiu as atrocidades que seu pai cometeu. Vemos também como a sociedade
reage e culpa os filhos pelas ações dos pais, o que achei muitas vezes injusto, pois eram apenas crianças, não sabiam o que ocorria por trás dos campos de concentração, por trás da fachada de bom pai.
Aqui conseguimos ver também os destinos que cada um dos nazistas mais procurados do mundo tiveram.
O livro é melhor que o esperado.

JanaAna 14/11/2022

Vendo outro lado da história
Já li alguns livros sobre a II guerra, mas sempre pelo lado de dentro dos campos de concentração. Tive a oportunidade de encontrar esse livro e a curiosidade me pegou: comprei.
Comecei a ler o livro ainda no começo de 2022, mas acabei "abandonando" para ler em outro momento e, finalmente, retomei para finalizar. Naquele momento eu não estava com cabeça pra aceitar essa história.
Vendo totalmente de fora, é bem surreal aceitar que os filhos dos principais nomes nazistas não aceitem a verdade sobre as atrocidades cometidas por seus pais, mas "acalmando meu coração" eu passei a compreender o que eles passaram. Como acreditar que aquele pai carinhoso dentro de casa é a mesma pessoa que está sendo acusada de coisas tão absurdas?
Outro fato importante é essas crianças carregarem o peso desses sobrenomes e serem rechaçadas no pós-guerra.
É um livro pesado, como qualquer livro desse tema.

nandalunac 20/09/2022

Achei muito interessante (e até mesmo chocante) me fez refletir bastante! Apesar disso, é legal (pra quem tem interesse) continuar as pesquisas de cada família citada.

Alan kleber 12/03/2022

Viraram Tater Kinder, "filhos de carrascos".
O livro retrata a ascenção e o cotidiano, ao mesmo tempo extraordinário e banal de altos funcionários do nazismo junto de seus filhos. Descreve as existências singulares desses filhos ao se tornarem adultos: a queda, a miséria, a vergonha ou o isolamento. Que laços eles mantiveram com seus pais? Como viver com um nome amaldiçoado pela História? Em que medida a responsabilidade pelos crimes é transmitida aos descendentes?
Seus pais eram altos funcionários que realizavam diariamente o seu trabalho de morte - e depois conviviam com suas mulheres e filhos. Eram pais afetuosos que gostavam de brincar com as crianças, muitos ouviam música clássica, e apreciavam obras de grandes artistas.
Por vezes essas familias moravam em casas luxuosas que ficavam ao lado dos campos de concentração e exterminio. Nesse periodo os filhos eram crianças ou adolescentes.
Inocentes, inconscientes dos crimes que seus pais estavam engajados. Depois que a Alemanha Nazista caiu, esses filhos começaram a ter conhecimento da monstruosidade em escala industrial que seus pais eram cumplices, inventores e participes.
Alguns dsses filhos julgaram e condenaram. Outros continuaram reverenciando esses homens execrados por toda a humanidade.

Trecho:
Seus pais cometeram o mal absoluto e abdicaram completamente de sua humanidade ao se declararem inocentes diante das acusações que lhes foram feitas no processo de Nuremberg.
Devemos nos sentir responsávueis, ou mesmo culpados, pelo que nossos pais fizeram? A história familiar, inevitavelmente, forma nossa personalidade durante a infância e a juventude. Quando é tão sinistra, uma herança não pode deixar de ter um peso, por mais que se costume admitir que os filhos não devem ser considerados responsáveis pelos erros de seus pais. Não dizem que ?o pai tem duas vidas, a sua e a do seu filho?? Ou ainda ?tal pai, tal filho?? O que se tornaram esses filhos de dirigentes nazistas?
Como lidar com uma herança tão macabra?
Interrogado por sua neta judia israelense, um nazista não arrependido responde que ?culpado é aquele que se sente culpado!?. E sugere a ela, sem pestanejar: ?Tome distância de tudo isso. A vida fica bem mais simples assim?.
A coexistência entre um afeto profundo e o reconhecimento da culpa é dolorosa e complexa. Mas todos tiveram de encarar a reação da sociedade diante da evocação de seus sobrenomes, que os vinculavam fatalmente a seus pais, fosse qual fosse a relação que mantinham com estes.7

Nalu 26/01/2022

Nazismo: de quem é a culpa?
A violência, o terror e as atrocidades cometidas e incentivadas durante a Segunda Guerra Mundial ficaram a cargo de um número determinado de oficiais do Reich. No entanto, a culpa e a vergonha atingem uma incontável multidão através do mundo e das gerações, gerações essas surgidas a anos e quilômetros de distância. O que dizer das crianças de então que conviveram com os piores carrascos nazistas: os seus próprios pais? De diferentes maneiras, essas crianças, já na juventude, são duramente atingidas pela descoberta do lugar que seus sobrenomes ocupam nas páginas da História. Um sofrimento igualmente inimaginável para essas crianças inocentes que cresceram mimadas e despreocupadas em meio ao luxo obsceno dos maiores comandantes do regime nazista. Que leitura maravilhosamente incômoda!!!

Juliagiordani 01/11/2021

Livro legal, que conta detalhes da alta cúpula nazista. Um livro pra quem gosta de histórias "não contadas".

1 | 2 | 3 | 4