Contos Indígenas e Narrativas Tradicionais

Contos Indígenas e Narrativas Tradicionais Márcia Cristina Rosato

Resenhas - Amazônia Viva: Tyryeté Kaxinawá

JonasLupus 06/06/2020

Um convite a saltar para dentro de um universo mágico e selvagem
Com alguns contos bem conhecidos como a lenda da mandioca, do milho, macunaíma e o curupira, e com outros não tão conhecidos, a obra em si é muito boa, com linguagem clara, comum às obras do gênero, e ilustrações belíssimas que cativam tanto crianças quanto adultos.

De uma forma sutil, as ilustraçōes demonstram a grandeza da natureza e transmitem uma certa sensação de solidão e pequenez do ser humano diante do cenário apresentado.

Embora essa seja uma sensação constante pra mim sempre que mergulho em literaturas com contextos similares.

Os contos, em si, são bons, bem escritos, mas sempre seguindo uma linguagem
Um ponto interessante a ser observado é que nos contos somos apresentados brevemente aos povos indígenas a que se referem cada um dos contos.

Talvez o que tenha me incomodado aqui seja a diagramação do texto, com blocos gigantes de parágrafo que não são nada visualmente ergonômicos.

Outro destaque é o cd-rom que acompanha a obra.

Por fim, senti que a capa me convidava a saltar para dentro do livro com a finalidade de conhecer de perto a magia de um universo selvagem que, por vezes, insisto erroneamente em achar que já conheço.