Como ler literatura

Como ler literatura Terry Eagleton

Resenhas - Como ler literatura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jessica Pereira 14/12/2021

Uma forma descontraída de aprender
O autor traz as técnicas e insere nas análises. O livro é dividido em 5 capítulos: Inícios, personagem, narrativa, interpretação e valor. No decorrer da leitura o autor vai explicando todos os pontos.

O que mais gostei é que o Terry Eagleton explica de uma forma engraçada e bastante esclarecedora. É bastante didático, mas de forma descontraída. Uma leitura leve e essencial.
Lucimaura.0 14/12/2021minha estante
Gostei da proposta, é um livro que realmente ensina e quem ler aprende algo ou é apenas enrolação?

Jessica Pereira 14/12/2021minha estante
Eu diria que seria para iniciantes da literatura, mas ensina sim, só achei o nicho ser voltado mais para a literatura inglesa.

Lucimaura.0 14/12/2021minha estante
Obrigada!

Fabianne 01/09/2022

A arte de literar
Esse livro me provou que tive excelentes professores de literatura na faculdade. Foi um revisão de algumas coisas que já visto, e de outras que ainda não tinha prestado atenção.
Escrito pelo renomado doutor em literatura Terry Eagleton, o livro apresenta várias analises aprofundadas de algumas obras literárias.
Ele pode ser um pouco maçante mas não apresenta um vocabulário técnico tornando o livro simples. Para fazer as análises o escritor acaba dando vários spoilers. Então vai preparado para ver detalhes de alguns livros que talvez ainda não tenha lido. Mas acredito que vale a pena. Porque pode tornar seu olhar literário mais prático, melhorando assim suas futuras experiências.
Cleber 01/09/2022minha estante
Valeu pela dica, estava pensando justamente no spoilers :)

Fabianne 03/09/2022minha estante
Kkkk mas vale a pena.

Giuliane.Souza 01/02/2023

Excelente
Esse ano eu estabeleci uma meta para mim mesma de escrever resenhas melhores sobre os livros que leio. E pra isso eu resolvi que seria interessante estudar um pouco da teoria literária.

E acho que comecei pelo livro certo. Terry Eagleton passa a teoria de uma forma leve e divertida. Não usa exemplos absurdos e muito distantes do que eu conhecia. É de fácil digestão.

Super recomendo pra quem tá nessa pegada.
Alex.Costa 01/02/2023minha estante
Estava comentando sobre resenhas esses dias com uma amiga. Percebi que ela sabia muito da coisa. Já vou colocar no próximo da lista

Carol 01/02/2023minha estante
Giuliane, recomendo o livro da Francine Prose, Para Ler Como um Escritor. Ele pode ajudar a aproveitar a leitura de forma mais completa, o que de certa forma também influencia nas suas resenhas.
Desculpa a intromissão, é que quando vejo alguém se empenhando na escrita acho que é minha obrigação recomendar esse livro.

Ana Sá 08/10/2023

Uma aula introdutória ou um divã literário - livro a gosto da freguesa!
"Gostar de uma obra de arte não é igual a admirá-la. Você pode gostar de livros que não admira e pode admirar livros de que não gosta".

O livro "Como ler literatura" pode atender bem a expectativas tanto de leitoras maduras e quanto de leitoras emocionadas. No caso das primeiras, ele é uma ocasião para conceituar aquilo que na prática se percebe (sem perceber) durante leituras literárias; no segundo caso, ele é uma oportunidade de refletir sobre o que ganhamos ao realizar uma leitura mais afastada/menos emotiva.

São cinco capítulos ao todo: "Inícios", "Personagem", "Narrativa", "Interpretação" e "Valor". A meu ver, eles dão conta de passar pelos principais pontos de uma fundamentação introdutória da leitura literária.

O autor não escapa totalmente à secura da linguagem acadêmica, mas traz muitos exemplos práticos (retirados de clássicos) que ajudam bastante no entendimento das ideias por ele defendidas/explicadas (aliás, se você acredita que existe spoiler de clássico, tome cuidado!). Por outro lado, essa mesma noção de clássico deixa o texto preso a um conceito eurocêntrico de literatura; em passagens bem pontuais isso é reconhecido, mas não a ponto de ampliar os horizontes da discussão. Não apontaria essa característica como um defeito, mas como um aspecto que (de)limita a reflexão proposta.

Em síntese, considero este um bom livro para quem quer conhecer um pouco sobre teoria/crítica literária. É um título comumente recomendado a estudantes de Letras, mas que, na minha opinião, é acessível a leitoras em geral. No fim, acho que ele também pode se revelar como um divã literário, nos levando a pensar sobre que leitoras, afinal, somos e/ou queremos ser.
Carolina.Gomes 12/10/2023minha estante
Fiquei curiosa p ler.

Ana Sá 15/10/2023minha estante
Carolina, é um livro básico que entrega o que se propõe a entregar... Eu ia adorar acompanhar seus históricos de leitura!

Diego 19/05/2023

Terry Eagleton é o professor de literatura que eu sempre quis ter
O professor Terry Eagleton nos presenteia com um texto elegante, bem humorado e inteligente sobre as características do texto literário. É uma aula divertida e profunda -- mesmo que não tenha sido esta a intenção inicial do autor, mas que é coisa inevitável quando se tem um conhecimento tão vasto.

O professor Eagleton nos chama a atenção para identificarmos a literariedade do texto literário... Ok, parece óbvio demais, mas não é. Somos quase que induzidos pelas próprias obras a encarar um personagem como alguém que existe (em carne e osso), enquanto que é necessário observar esse personagem como o que ele realmente é: parte de uma obra, como a figura pintada num quadro ou o braço da estátua de mármore.

A análise de um poema, conto ou romance passa necessariamente pela linguagem. A linguagem é o "pincel" da arte literária. Devemos observar como ela é usada criteriosamente. Preste sempre atenção na forma junto do conteúdo. A história é contada por um narrador onisciente em terceira pessoa ou primeira pessoa? Este "detalhe" faz toda a diferença no sentido de como o enredo será revelado na sua frente -- e no ponto de vista DA PERSONAGEM. Aí há outro ponto que você talvez não se dê conta e que o professor explica: se você conhece uma personagem A pelos olhos da personagem B, lembre que talvez B não goste de A! O viés pode fazer parte do sentido da história. O autor pode estar lhe revelando pedaços da personagem para forçar você a juntá-los; portanto, vá com calma nos julgamentos.

Outras questões que passam pelo livro dizem respeito ao sentido de uma obra e das simbologias envolvidas. Outro convite para sairmos de dentro da história, nem que seja por alguns minutos, darmos uma boa olhada para toda ela e tentarmos achar (nesse conjunto harmonioso de personagens-trama-tempo) qual seria a ideia, o recado, que se queira passar. Pode ser resumido em uma ou poucas palavras, como "redenção", "vingança", "desespero", etc.

Se você gosta de literatura, essa aula é feita para você. E o professor Terry Eagleton é aquele professor brincalhão e brilhante que todos nós gostaríamos de ter quando estávamos na escola.
QUEIJO460 19/05/2023minha estante
Pelo que você disse, é muito interessante.

Maranhão 26/01/2023

Como ler literatura, de Terry Eagleton
Faço um convite para conhecer a obra do renomado filósofo e crítico literário britânico Terry Eagleton. O livro é divido em cinco capítulos: inícios, personagem, narrativa, interpretação e valor.
Como foi descrito, na capa do livro pelo jornal The Table ?Seriamente divertido?. Não só isso, esse tesouro de Eagleton é espontâneo, engraçado e necessário.
Vitor Hugo 26/01/2023minha estante
Muito bom , vou adquerir

Luís 06/06/2022

Acho que comecei a ler com expectativas muito altas pro livro, pq sei que o autor é muito bom e renomado nessa área; mas achei... meio bobo? É bom, é um exercício mental legal, mas ele não apresenta nada demais, na minha opinião. Ele fica melhor nos últimos capítulos, mas assim... bobinho.
Felipe 06/06/2022minha estante
Estou lendo também e minha opinião é a mesma por enquanto.

@vidaliterata 19/03/2022

? Minha nota: 3/5

Esse livro é uma boa introdução a teoria e crítica literária, sendo essencial para estudantes de literatura. Foi meu primeiro livro sobre esses temas.

O autor Terry Eagleton é crítico literário britânico bastante conhecido no meio acadêmica, então ele tem propriedade no que trata. Porém, no quesito humor ele peca, ele tenta fazer várias piadinhas, mas a maioria não fica bem, ou talvez tenha mais sentido na língua inglesa.

O livro é separado em 5 capítulos: Inícios, Personagem, Narrativa, Interpretação e Valor. E em cada capítulo ele trata de cada uma dessas questões sobre um livro ou mais, ele pega vários trechos de livros mundialmente conhecidos e vai analisando linha por linha cada palavra, cada nuance. Ele também dá muitas dicas e exemplos através desses trechos de livros de como interpretar e analisar criticamente o texto.

O autor cita e faz análises de obras estrangeiras clássicas, de Shakespeare a Dickens, por exemplo. No entanto, ele fez uma análise de Harry Potter, da JK Rowling, que achei sensacional. Inclusive, fiquei com vontade de ler vários livros que ele mencionou e analisou.

O Eagleton também faz algumas análises de poemas e até peças literárias; confesso que nessa parte eu fiquei bem entediado, principalmente em relação aos poemas, já que eu não sou muito fã, mas pode agradar os outros.

Eu achei a escrita do autor rebuscada e maçante em vários momentos, não foi tão problemático para mim porque eu uso o dicionário do Kindle embutido, mas pode ser para várias pessoas. Então, tenha isso em mente quando for ler, mas acredito que vale a pena o esforço porque o autor tem muito a ensinar sobre literatura e de como fazer uma análise crítica.

O livro foi bem interessante, porque eu mesmo não fazia ideia, por exemplo, de que num início, no primeiro parágrafo de um livro, dava para pegar várias coisas da história logo de cara. Porque cada palavra, cada trecho é selecionado minuciosamente pelo escritor para dar uma impressão ou efeito que ele quer dar ao leitor, acho isso genial.

Recomendo ele para todos os leitores, principalmente para apreciadores de literatura clássica, que querem melhorar suas análises literárias.
Talles 19/03/2022minha estante
Interessante.

Filipe Candido, o otimista 14/01/2021

Uma ótima alternativa para aqueles que desejam se aprofundar nas leituras e aproveitar melhor essas experiências
nathaliart 14/01/2021minha estante
Terry é ótimo!

Hannah Andressa Delgado 08/01/2022

Divertido e informativo
Escrito por um grande teórico da literatura, esse livro consegue instruir e proporcionar uma leitura leve e divertida. Importante tanto para os que, como eu, estudam literatura, como para os que apenas amam a arte das palavras.
Amanda 08/01/2022minha estante
Também estou lendo e amando! ?

daniloleitor 01/04/2019

Uma aula.
Um livro tão didático que parece um curso presencial (embora nem todos os cursos presenciais sejam didáticos).

O autor deixa claro já no início que se trata de uma obra para iniciantes que pode ser usada por estudantes e leitores mais experientes. Não consigo avaliar se os temas foram abordados de forma superficial, mas cada tema foi explorado de forma bem interessante.

Dividido em 5 partes, o livro fala de Início (sim, o começo, as primeiras frases de livros diversos), personagem, narrativa, interpretação e valor.

Em cada tema, vários livros são analisados, em alguns casos com trechos específicos analisados por páginas e páginas (achei fantástico isso).

O legal é que a análise nunca é puramente técnica, sempre tem um exemplo ou uma comparação que parece deixar o assunto mais fácil de digerir. Por exemplo, o autor pontua várias diferenças entre textos modernistas e realistas ao longo das análises.

Como analisar o texto como um todo? O que torna uma crítica "pobre"? Como atribuir valor a um texto literário? Sente, se acomode e deixe Terry Eagleton explicar. Leitura agradável e rica.

erbook 31/05/2020

Leitura para leigos e acadêmicos
Terry Eagleton é professor de literatura inglesa na Universidade de Lancaster, mas esta obra não é direcionada para acadêmicos. Ao contrário, a leitura é simples e divertida com muitos exemplos práticos. Como não tenho formação nessa área, gostei muito da abordagem didática do autor.
A obra é dividida em 5 partes. Na primeira, aborda-se a questão do que é literatura e sobre a importância dos inícios. “Obra literária consiste, em parte, em tomar o que é dito nos termos como é dito. É o tipo de escrita em que o conteúdo é inseparável da linguagem na qual vem apresentado. A linguagem é constitutiva da realidade ou experiência e não se resume a mero veículo”.
Na segunda, explora-se o tema do personagem, com a distinção entre os personagens românticos e os modernistas. Os primeiros são indivíduos completos, complexos e verossímeis, enquanto os segundos põem em crise o conceito de identidade. “Em boa parte das obras modernistas, pode-se dizer que o verdadeiro protagonista é não este ou aquele personagem, mas a própria linguagem”. Os modernistas desmantelam a ideia tradicional de personagem.
No capítulo 3, expõe-se as diversas formas de narrativa. Menciona-se desde o narrador onisciente àquele em que não se pode confiar inteiramente. Segundo Eagleton, há narradores que “são inconfiáveis a ponto de serem trapaceiros”. Uma vez mais, distingue-se a narrativa realista da modernista. “Muitos romances realistas podem ser vistos como dispositivos para resolver problemas. Criam adversidades para si mesmos e então tentam resolvê-los”. “As obras literárias modernistas e pós-modernistas geralmente se interessam menos pelas soluções. Preferem desnudar alguns problemas”. Para os modernistas, não existe uma grandiosa narrativa geral, mas muitas “mininarrativas, cada qual podendo ter sua parte de verdade”.
No quarto capítulo, fala-se sobre interpretação, no qual se extrai que “a melhor maneira de ver uma obra literária não é como um texto com sentido fixo, mas como matriz capaz de gerar todo um leque de significados possíveis. Mais do que conter significados, a obra os produz”.
No último capítulo, questiona-se o valor de uma obra literária. Dentre os vários critérios admitidos pelos estudiosos (profundidade, verossimilhança, unidade formal, apelo universal, complexidade moral, originalidade verbal), gostei da passagem que afirma que “um clássico da literatura, para alguns críticos, é não tanto uma obra de valor imutável, e sim uma obra capaz de gerar novos significados ao longo do tempo”.
Recomendo muito a leitura!

Franco 22/07/2020

Leitura descompromissada, mas didática
É um livro fácil e gostoso de ler, voltado para desconhecedores ou recém-iniciados no mundo da análise literária, e que consegue, assim, transitar de modo harmônico entre uma discussão acadêmica e um texto no estilo de revistas/blogs/youtubers populares.

Portanto, você vai aprender algumas coisas interessantes sobre o mundo literário, mas sem se aporrinhar com aquela robustez indigesta de um intelectual da academia - e se for simpático ao humor sutil e às vezes ranzinza dos ingleses, vai ter ainda o bônus do humor do Eagleton.

Assim, o livro vai bem para pelo menos três tipos de leitores: para quem busca entender um pouco mais sobre a crítica literária, para quem busca entender um pouco mais sobre os meandros técnicos do ato em si da escrita literária (romances, contos, poemas), e para quem é simplesmente amante da leitura e quer ter mais propriedade para analisar aquilo que lê por aí.

Enfim, é um livro bastante agradável e que cumpre um papel importante, que é o de encorajar uma relação mais madura com a literatura (seja como leitor, seja como crítico, seja, por que não?, como escritor). Aliás, o livro pode ampliar tanto os horizontes de quem o lê, que será quase inevitável listar mentalmente alguns livros a serem relidos sob a ótica do que Eagleton apresentou.

Recomendado.

Thiago275 02/05/2024

Excelente!
Publicado pela primeira vez em 2013 na Inglaterra e em 2019 no Brasil, Como Ler Literatura é um livro em que o Prof. Terry Eagleton se dispõe a nos ajudar a analisar vários aspectos das obras literárias, através da "leitura vagarosa" tão rara nesses tempos de redes sociais de vídeos curtos.

Eagleton esmiúça os elementos da obra literária, tais como seus Inícios (que, a depender do talento do escritor, pode capturar ou afugentar o leitor), seus personagens (pelos quais podemos ter simpatia, mas não empatia, se quisermos analisá-los com clareza), narradores (dos quais devemos sempre desconfiar, mesmo que supostamente oniscientes) e as variadas interpretações que se pode dar às obras escritas (desde a mais simples canção infantil até o poema mais erudito).

O livro é extremamente interessante, mas o capítulo final é precioso. Nele, o autor se propõe a buscar a resposta para a seguinte questão: o que faz uma obra literária ser boa ou ruim? Ao contrário do que se possa pensar, ele não dá uma resposta categórica. Ao contrário. O professor se demora descontruindo todas as respostas mais óbvias: originalidade, verossimilhança, universalidade, tratamento da linguagem, narrativa imponente, etc.

Ao final, a lição que fica é que podemos gostar de um livro que não admiramos (cof cof Dan Brown), assim como podemos e devemos admirar um livro do qual não gostamos (cof cof Dostoiévski).

Foi uma leitura super agradável, já que o texto do Prof. Eagleton é muito fluido, engraçado e irônico. Recheado de exemplos, o autor cita inúmeros clássicos e contemporâneos, desde Homero e Dante, Shakespeare e Milton, Melville, as Irmãs Brontë, Dickens, Baudelaire e Agatha Christie. Até Harry Potter, representante mais recente da longa lista de protagonistas órfãos da literatura inglesa, ganha destaque nas páginas e nas análises do professor. O que demonstra que, longe de ser preconceituoso, ele está aberto a novas obras que podem se tornar os clássicos do futuro.

Flávia Menezes 03/03/2021

Uma visão britânica sobre a forma de se ler livros.
Tenho lido muitos livros sobre escrita criativa e análises literárias, mas até então, não havia tido contato com um autor que não fosse americano ou brasileiro.

O livro traz alguns pontos interessantes, mas preciso dizer que na maior parte, são análises muito superficiais, sem nunca entrar em um ponto mais psicológico das obras.

Por ser psicóloga, e pela minha abordagem ser estruturada na filosofia, confesso que fiquei incrédula em perceber que o autor teve uma visão tão rasa de alguns pontos filosóficos de obras clássicas inglesas.

Outra coisa que me incomodou bastante, é que os exemplos e divagações são tão simplórios e negativistas, que deixam a leitura um pouco cansativa. O que é triste, porque as partes interessantes da análise de obras clássicas inglesas são feitas rapidamente, e sem muito aprofundamento.

Na capa e contracapa constam opiniões renomadas de jornais e autores que dizem que a obra é engraçada, porém não encontrei nenhuma passagem que me fizesse rir. Deve ser o que chamam de humor inglês!!

O livro é bem técnico, e como eu disse, um pouco superficial demais. Porém, vale a pena para quem quer aprender mais sobre a arte da escrita e da análise literária, especialmente por ser uma visão diferente, saindo um pouco desse eixo Brasil-Estados Unidos.

Obs.: um ponto importante a ser reforçado, é que o autor fala das obras narrando todas as suas partes, incluindo finais. O que pra mim foi péssimo, pois como havia me programado para ler Grandes Esperanças, de Dickens, acabei sabendo de toda a história, do começo ao seu final, incluindo tudo o que acontece com cada um dos personagens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6