Um brasileiro em Berlim

Um brasileiro em Berlim João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - Um Brasileiro em Berlim

SimAo6 25/12/2023

Nada melhor que uma conversa de botequim
Ubaldo nos leva de forma leve, e muito bem humorada a um passeio em Berlim, desde suas belezas até os desfiladeiros culturais.
Falamos, de cultura, economia, raízes, estranheza, culinária, entre outros como se estivesse em uma conversa com seu melhor amigo. Cada cronica passaria perfeitamente como um carta ou hoje com um bate papo, em rede social.
Livro leve , simples, leitura de uma sentada. Perfeito

Lucas1429 18/08/2023

Saudades de Berlim
Minha cidade favorita na Europa, sob os olhos de um grande autor brasileiro.

Convidado pelo DAAD para ir à Alemanha, em um intercâmbio cultural, João Ubaldo desembarca com seu bom humor e sarcasmo, trazendo algumas crônicas sobre os modos de vida dos alemães (ou não, como ele mesmo diria, dos berlinenses) e das suas estranhas (para nós, brasileiros) relações com os estrangeiros.

É um livro bem curto, li em algumas horas, mas que te diverte e, no meu caso, me fez sentir saudade da imponente cidade alemã, com seus parques e monumentos, uma cidade que é o encontro entre o que a tecnologia traz de mais moderno frente ao impassível charme histórico.

Ana Carolina C. Crescencio 29/06/2023

Leve e divertido
É um livro curto e bem rápido de ler. De forma divertida, o autor conta um pouco de suas percepções e experiências durante o período que viveu na Alemanha. Para quem já está familiarizado com a cultura alemã e consegue identificar as nuances sutis do humor, os relatos assumem um tom cômico delicioso. Já para quem não conhece tão bem a cultura, os contos podem criar uma perspectiva um pouco estereotipada. Ainda assim, é uma ótima leitura.

Gustavogl 08/05/2023

Um cronista é um grande debochado que gosta de escrever. Ou um grande apaixonado. Ou um grande deslocado. É um escritor com um traço pessoal muito característico e interessante porque as chances de prender alguém através de crônicas usando "somente técnica" são pequenas. O João prende, né. Cheguei até o fim. Além disto, o caso de um brasileiro do interior do país ir morar na Europa é algo que conheço bem e por isto sinto muita transferência com suas observações.

Maria8194 05/04/2023

Risos e risos
Uma leitura extremamente tranquila! li em um dia e soltei boas risadas com os acontecimentos com aquela família, foi exatamente o que eu estava precisando ler e me tirou sorrisos sinceros pelo livro inteiro. não tenho o que reclamar, perfeito!

Cibele 07/11/2022

Um bom livro leve e divertido, contando de forma bem humorada as diferenças culturais percebidas por uma família brasileira que foi morar em Berlim na Alemanha.

Ellen Rayane 30/10/2022

Eu amoooo viajar...
E mais ainda livros que tem esse assunto como tema central!!
Gostei muito da narrativa dos contos, do olhar sobre uma cultura e uma língua nova, recomendo muito esse livro pra quem gosta de viajar!

Gabriella.Anderson 28/10/2022

João Ubaldo em Berlim
O autor conta em crônicas, sua vivência de 15 meses em que morou em Berlim, na Alemanha. De forma divertida e engraçada, fala sobre lugares em que frequentou e a cultura alemã como um todo.
Moro em Berlim atualmente e confirmo tudo o que ele falou. Kkk

pierrealmeidaba 26/09/2022

João Ubaldo Ribeiro relata em diversas crônicas a sua experiência de vida na Alemanha.

"Um brasileiro em Berlim" conseguiu tirar de mim algumas das melhores risadas. Tudo é escrito com muito humor e sarcasmo.
Véu 19/12/2023minha estante
Reza a lenda familiar que minha avó e ele eram primos. Isso deveria me dar uma genética mais inteligente, nera non

Toninha 20/07/2022

É uma leitura divertida, a narrativa do João Ubaldo é bem única e imersiva. É um bom livro de crônicas pra passar o tempo.

Filipe 07/07/2022

Até no mau humor, João Ubaldo tem bom humor. Este livro é sobre isso, sobre as diversões, mesmo em momentos não positivos, de uma família brasileira morando na Alemanha.

De forma casual, como se contasse uma fofoca, Ubaldo nos desenha com precisão uma Alemanha que existe diante dos seus olhos e experiências pessoais. Muito do que diz como contemporaneidade, já não é mais um fato, o que deixa tudo ainda mais interessante de se ler em 2022.

Uma ótima escolha para meu primeiro Ubaldo.

Morgs 30/01/2022

Simples e divertido.
Através de simples e variadas crônicas Ubaldo nos apresenta um pouquinho de Berlim, ou do que ele acredita ser Berlim, traz curiosidades sobre a Alemanha e divertidas situações vividas por ele e sua família durante a sua estada na Europa.

É muito gostoso de ler , não dá nem pra sentir o tempo passando. Recomendo demais e incluse gostaria de ler outros livros nesse formato sobre diferentes lugares.

Bebel.Aroeira 03/07/2021

Livro genial sobre as diferenças culturais entre alemães e brasileiros. Recomendo para todos que já moraram em outro país. É também uma boa introdução ao importante autor João Ubaldo Ribeiro.

Leila.Cavalcante 26/05/2021

Muito bom! Conjunto de crônicas sobre a temporada de João Ubaldo Ribeiro e a família em Berlim, além de um apêndice intitulado Alemanha para iniciantes, no qual ele dá algumas ?dicas? sobre a Alemanha. Adoro a linguagem de João Ubaldo, o humor, a ironia e tudo. As crônicas são muito engraçadas e interesantes, mostrando algumas diferenças culturais percebidas por ele durante o tempo que viveu lá; as aventuras com a língua alemã são particularmente divertidas, consegui me identificar, uma dia também ainda vou entender a diferença entre welche e welches .

Rodrigo.Cabanne 11/02/2021

Crônica das boas
Ubaldo é capaz de construir histórias e críticas através de momentos cotidianos. Livro bem divertido!!