A Guerra Que Me Ensinou a Viver

A Guerra Que Me Ensinou a Viver Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - A Guerra Que Me Ensinou a Viver

17/05/2020

Adaaaaaaa, não me deixe!
Genteeee, TÃO BOM QUANTO O PRIMEIRO. Como pode? Como é possível? Esse livro marcou a minha vida. A leveza, a a esperança, a inocência. Tudo nele nos abastece de bons sentimentos. Não deixem de ler!
Jéssica Lorena 21/07/2020minha estante
Perfeito. Encheu o coração ?

Rani.Gedeon 28/07/2020minha estante
Acabei o primeiro e louca por esse segundo! Fê, esse não tem no kindle? ?

29/07/2020minha estante
Não tem! ??

Lanai 08/12/2020minha estante
Maravilhoso, estou louca para ler a segunda vez.
Uma inocência e pureza numa realidade tão conturbada e caótica, simplesmente incrível.

12/12/2020minha estante
Mtoooooo

Dal Farra 08/01/2021minha estante
Terminei hoje e estou devastada... Quero mais

Dal Farra 08/01/2021minha estante
Incrivel o livro, inocente e muito bem escrito

Francyelen 19/02/2021minha estante
Poxa, não tem no kindle ?

PaolaRebeca 15/05/2021minha estante
A Kimberly acabou comigo nesse livro. Terminei hoje a leitura, tô sem palavras direito pra expressar o que ainda tô sentindo

Gabi 19/03/2019

Lindo!
"É possível saber um monte de coisas e um dia, enfim, acreditar em todas elas".
Tão lindo e emocionante como "A Guerra Que Salvou a Minha Vida".
Nessa continuação temos lições de superação, aceitação do amor e quebra de preconceitos.
Sentirei muita saudade da Ada!!!
Essa história, sem dúvidas, tem um lugar especial no meu coração.
Nan ® 19/03/2019minha estante
Acabei de ler a sinopse do primeiro livro, parece muito bom!

Gabi 19/03/2019minha estante
É maravilhoso.
Se puder leia os dois, seguidamente, você vai amar!

Isa Tessmann - @apegoliterario 19/03/2019minha estante
Tenho um amor por essa história.... Aiiii que delicia!

Nan ® 19/03/2019minha estante
A dica me atraí, Gabi; assim que o meu estoque de livros a ler acabar, tê-la-ei para a próxima remessa, talvez ainda no próximo mês!
Isa, assim fico com mais vontade ainda... que tortura maravilhosa!
P.S. as capas têm uma arte apreciável e instigam o pensamento.

Isa Tessmann - @apegoliterario 20/03/2019minha estante
As capas falam muuuuuito! Sério, quando lia um pouco, as vezes ficava observando a capa e fala muito demais, serio! Leia logo, não vai se arrepender!

Nan ® 22/03/2019minha estante
Mal posso esperar, Isa! ^^

Kazane 27/12/2022

Eu amo tanto essa história
Vontade de colocar as crianças num potinho, e proteger do mundo cruel que vivemos, sério uma perfeição, queria um filme.
Cris 27/12/2022minha estante
Acabei de ler o primeiro livro, estou receosa de começar o segundo livro, com medo de entregar kkk já que o primeiro livro fechou de uma maneira satisfatória.

Cris 27/12/2022minha estante
Estragar*

Kazane 27/12/2022minha estante
Olha eu li bem depois que tinha lido o primeiro, então minha expectativa foi controlada, mas acho que a história fechou bem.

Cley 27/07/2018

Temas como a 2ª Guerra Mundial vem chamando minha atenção nos últimos meses. Uma guerra contada pelos olhos de uma criança merece mais atenção ainda. E o ponto chave é que, em meio a um período tão difícil houve algo positivo.

Depois de um certo tempo dos acontecimentos do 1º livro, Ada ainda vive com sua guardiã Susan, e seu irmão Jamie. Nesse 2º livro veremos como a vida seguiu para Ada e sua nova família. Sabemos que o período de guerra não é nada fácil e devido algumas complicações, Ada, Susan e Jamie precisam conviver com a lady Thorton.

Ada finalmente é operada de seu pé e consegue se locomover com mais facilidade, e saberá do médico que se seu pé fosse operado quando ela era pequena, nunca teria deficiência. Ao saber disso, o sentimento que Ada nutre por sua mãe fica mais difícil. E o perdão que ela poderia oferecer está muito longe.

Em meio aos acontecimentos, Ada e sua família precisa receber uma garota judia e alemã, a Ruth. Gerando em todos comoção, e uma dúvida pairava no ar: será que ela era uma espiã disfarçada?

Gostei bastante dessa continuação, mas o que me incomodou no livro foram as “birras” que Ada fazia. Sei que ela estava numa fase de aceitação, mas esse comportamento dela todo instante me irritou profundamente. Mas, depois parei para pensar, me questionei se no lugar dela eu agiria diferente depois de tudo que passei.

❝ Eu não diria a Susan que a amava, mesmo achando que fosse verdade. As palavras podiam ser tão perigosas e destrutivas quanto bombas.

Foi uma continuação bem construída, tirando o problema que tive com Ada. (rs...). A Kimberly tem o dom de contar histórias comoventes que nos fazem questionar sobre amor, amizade, supe-ração e aceitação. Às vezes só precisamos aceitar que em período de guerra, quando sobre-viemos, saímos mais fortes e mais cheios de vida e que nem tudo está perdeu.

❝ É possível saber um monte de coisas e um dia, enfim, acreditar em todas elas.
Elda.Pimentel 27/07/2018minha estante
Eu amo esse tema

Cley 27/07/2018minha estante
Tá chamando minha atenção muito nesses últimos dias.

Elda.Pimentel 27/07/2018minha estante
Já li vários, tenho inúmeros

marianamanzano 20/10/2020

vou sentir saudades da Ada
pra mim esse livro foi melhor que o primeiro. não tô pronta pra deixar esses personagens :((
Aila - @livrosue 20/10/2020minha estante
Estou louca para começar essa leitura....

marianamanzano 20/10/2020minha estante
é incrível, você vai amar!!

Aila - @livrosue 20/10/2020minha estante
Vou começar para ontem

João 27/11/2021

?A guerra que me ensinou a viver?
Que história meus amigos, personagens incríveis, bem ambientando, a guerra que me ensinou a viver, ensina muitas coisas, mas acima de tudo o amor e a compreensão; De fato essa duologia me cativou muito, tanto quando o primeiro livro quanto o segundo.

Nesse segundo livro, mostra o amadurecimento de Ada, suas relutâncias, sua mudança de vida, mostrando que precisa não somente aprender acreditar em Susan e sua família, mas também em si mesma, mostrando uma grande superação não só de, Ada, mas de todos os personagens que contém na trama. Um livro sensacional, que deve ser lido por todas as pessoas do planeta, recomendo muito!!
Michela Wakami 30/11/2021minha estante

Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Michela Wakami 25/11/2021

Tão maravilhoso, quanto o primeiro livro
Quando peguei essa duologia para ler, não imaginava que iria amar tanto esses dois livros.
Não sei dizer qual amei mais, pois um complementa o outro, de uma forma extraordinária.
Vários sentimentos se apossaram do meu ser, e eu explodi com tantas emoções.
No meio ao caos, quando você simplesmente achar que está tudo perdido, simplesmente ame e se permita ser amado.
Deise 25/11/2021minha estante
????

Karol Alencar 27/11/2021minha estante
Tô de coração quentinho amiga ??????

Michela Wakami 27/11/2021minha estante
Que maravilha!??????????

Cassio Kendi 09/07/2021

Como toda continuação, é inevitável fazer comparações com o primeiro livro, "A Guerra que Salvou a Minha Vida". Nesta sequência, a autora consegue manter todas as qualidades de seu predecessor: os diálogos são bem construídos, a intercalação de ação e contemplação é equilibrada, e a evolução das personagens, principalmente da personagem principal, narradora dos acontecimentos, é factível.

A diferença mais marcante é o momento histórico de cada livro: o primeiro se passa pouco antes dos ataques da Alemanha à Inglaterra na Segunda Guerra Mundial, enquanto neste a guerra está em seu auge. O isolamento, incertezas e perda de pessoas próximas encontram paralelos na nossa situação de pandemia atual.

Mesmo tendo gostado bastante da leitura, preferi o primeiro livro, tanto pelo fato de ser meu primeiro contato com a estrutura narrativa da autora, quanto por considerar o arco psicológico da personagem principal mais intrigante e espontâneo.

ps: quem quiser emprestado os dois livros (em inglês), só me mandar mensagem.
Kel 22/08/2021minha estante
Confesso que do primeiro livro o único que me ganhou o coração foi o Manteiga, o pônei, será q rola dar uma chance para esse segundo livro?

Cassio Kendi 28/08/2021minha estante
Kel, achei os dois bem parecidos, e acabei preferindo o primeiro. Então acho que se você não gostou tanto do primeiro, provável que não vá gostar tanto do segundo tbm

Erlane.Sousa 04/01/2022minha estante
Eu me apaixonei pela escrita da autora. Li os dois com meus filhos (um de 7 anos e uma de 10 anos) e foi simplesmente maravilhoso acompanhar o crescimento e o envolvimento das personagens... Uma história emocionte e extremamente cativante. Nos envolvemos tanto que vibramos quando descobrimos o segundo livro. Nos dois livros rolou até um chororô. Até hoje falamos da Ada e do Jamie rsrs... Será que vem um terceiro livro? Ansiosos!

Hiory 03/10/2021

Um pouco sobre o livro que cativou meu coração
Realmente não acho fácil estar resenhando este livro, não porque tenha odiado, ao contrário, pois o amei e justamente isso que torna mais difícil falar sobre. Claro que quando gostamos de algo temos certos motivos que sabemos falar de cara, mas ainda sim no fundo ainda há algo simplesmente inexplicável que torna tal coisa particularmente amável, por exemplo, caso me perguntassem o motivo de gostar de chocolate, eu não saberia responder todo o motivo, simplesmente gosto, como muitas pessoas, que provavelmente também gostariam do livro.

A Guerra Que Me ensinou a Viver é o segundo livro que conta a história da protagonista Ada, uma garotinha portadora de deficiência física e sua relação com as pessoas que conhece, convive, com o mundo e consigo mesma em meio ao cenário da segunda guerra mundial.

É incrível como neste livro a autora consegue transmitir um ambiente de estar em família, todos os personagens são extremamente humanos, ninguém é retratado apenas como o mocinho que sempre faz a coisa certa, não, pessoas erram, fazem coisas das quais se arrependem e aprendem com isso, mudam de opinião e de atitudes, afinal, estamos sempre aprendendo na prática. E é isso que vemos no livro, pessoas aprendendo a viver, em um meio caótico que os colocam em adversidades que mesmo no livro sendo o único fator que torna possível a história, assim como o primeiro livro da duologia sugere ?A Guerra Que Salvou Minha Vida?, são distantes do que seriam enfrentados em um cenário de paz.

A própria Ada faz várias reflexões acerca do contexto em que estão, em certo momento ela inclusive menciona o fato da guerra em geral ter melhorado sua vida, mesmo sendo algo horrível. Isso é algo que torna a história incrível, é tudo tão complexo e ao mesmo tempo tão simples. São sentimentos, situações e decisões complexas, que uma criança está aprendendo da forma que sabe e pode lidar e tudo isso é simplesmente a vida, em sua forma crua, em uma situação atípica, mas ainda sim sobre a vida. É irônico pensar que mesmo em meio a um cenário de tantas mortes o livro foca na vida, em aprender a viver.

Acho que é praticamente impossível ler o livro e não sentir afeto pelos personagens (principalmente a Ada e Susan, vulgo minhas personagens preferidas). Pessoalmente amei o livro e ele se tornou um dos favoritos da vida, simplesmente amava aquela atmosfera que o livro criava, amava cada frase que lia, e fiquei bem triste quando acabei, simplesmente não queria que acabasse, de certa forma achei o final abrupto, mas realmente não havia outra forma de sair desta história, me apaixonei muito não só pelos personagens e pela história, mas me senti parte da família. Mesmo se o livro acompanhasse além do narrado, em qualquer momento que acabasse ainda seria um final abrupto. Eu criei um carinho inigualável por esse livro e agora estou aqui, órfã dessa história e dessa família que aprendi a amar e meu único consolo é que vou guardar memórias que assim como no primeiro livro espero nunca esquecer.

Música da vez-> The Woods (Acoustic)- Hollow Coves
Pedro Moreira 03/10/2021minha estante
Que resenha incrível! Amo essa música ?

Hiory 03/10/2021minha estante
Muito obrigada cara, e essa música é perfeita

Luan 01/08/2018

Uma continuação necessária, um livro tocante.
Muitos leitores, e me incluo no grupo, se surpreenderam quando descobriram que A guerra que salvou a minha vida teria uma continuação. O primeiro livro, da agora duologia (ou seria trilogia?), fechou o arco aberto de uma forma bastante satisfatória. O plot principal daquele volume foi contado do jeito que tinha de ser e parecia obvio que uma continuação não era necessária. Pois a escritora Kimberly Brubaker Bradlay surpreendeu e trouxe um segundo volume que, por mais incrível que possa parecer, se mostrou necessário.

A guerra que me ensinou a viver não possui uma sinopse detalhada ou uma história com um grande plot a ser explorado. Ele traz basicamente a "repercussão" e as consequências dos acontecimentos do primeiro volume, especialmente do desfecho, onde Ada e o irmão ganham uma nova perspectiva de vida ao lado de Susan. Nesta sequência, o livro narra basicamente como está a vida da protagonista e de seus personagens principais pouco tempo depois de A guerra que salvou minha vida.

E, por mais que muitos leitores tenham pesando o contrário, o livro mostrou que ainda havia muita história a ser contada e explorada. Foi extremamente necessário acompanhar como Ada se adaptou a um mundo diferente daquele que ela viveu com a Mãe e o irmão. Ele não foi massante, como poderia parecer, e nem teve temas exagerados apenas para preencher páginas. Foi pontual em construir um novo e importante desenvolvimento para os personagens principais.

Além disso, o livro entrega ao leitor novos personagens e novos debates. Lady Thorton, mãe de Maggie, amiga de Ada, é uma personagem muito mais presente na história, ao passo que também mostra ainda mais sua profundidade e complexidade. O filho Jhonatan também tem mais destaque e mostra como é estar dentro da guerra. Outra adição é Ruth, personagem que vai desempenhar função para importante debate e crescimento de vários ali dentro da história.

Os temas abordados e os fatos desencadeados como acontecimentos da rotina de Ada, que está passando por uma espécie de ressocialização, foram importantes e tocantes não só para ela, como também para o leitor, que aprende muitos ensinamentos junto da protagonista. Ao longo de mais de um ano vemos vários acontecimentos afetando Ada e isso é contado de forma sensível. Cada plot é fechado e em seguida surge um novo de forma bem natural. A personalidade da protagonista, que ainda é difícil e arredia, vai evoluindo conforme cada acontecimento vai se desenrolando.

A escrita de Kimberly continua muito bonita. Ela é quase desenhada, muito bem cuidada, chama a atenção sem dúvidas. Em vários momentos, ela emociona o leitor e em outros tantos os faz rir – e, sério, eu ri bastante neste livro com coisas simples mas que fizeram a diferença ali dentro. A autora presta atenção aos detalhes como ninguém. Os diálogos são naturais, como precisam ser. Enfim, aos poucos o livro foi me conquistando. Até o ponto de eu acreditar que ele tenha sido ainda melhor que o primeiro. E afirmo isso sem medo. Este, no entanto, não vou favoritar por um pequeno clichê no final do livro, mas que se mostrou importante para o desfecho. Independente disso, ambos são incríveis e estão entre os meus favoritos da vida.
Joelma 01/08/2018minha estante
Tão lindo esse livro...

Luan 01/08/2018minha estante
Verdade, ele é incrível!

Eduarda 16/09/2020

Recomendo muito!
Um livro lindo, que fala sobre superação, mostra que o bem existe, e que ainda podemos confiar nas pessoas❤❤❤
FlAvia.Agostinho 20/10/2020minha estante
Já li também e gostei!

Eduarda 21/10/2020minha estante
Bem legal mesmo?

Crika || @pitacosliterarios 11/11/2019

Uma leitura linda, sensível e tocante
Esse livro é a sequência de "A Guerra que salvou a minha vida", onde conhecemos a história de Ada, uma garotinha de 10 anos que tinha o pé torto e uma mãe que a maltratava. Em meio ao caos da Segunda Guerra, Ada precisou superar alguns problemas e lutou a própria guerra em busca de liberdade.

Agora Ada tem um novo recomeço, mas ainda trava algumas batalhas. Como foi fortemente rejeitada no passado, essas marcas ainda são enraizadas nela e, por conta disso, Ada é insegura e tem problemas em expressar suas emoções. Mas, aos poucos, começa a entender o que é ser amada e confiar nas pessoas que estão sempre ao seu lado.

Como não poderia deixar de ser, também acompanhamos um pouco da guerra e como os problemas que ela traz - como os refugiados, o racionamento, os bombardeios e, obviamente, o luto - afetam os personagens. E como o amor e a esperança são fundamentais para superar tudo isso.

Algo que trouxe mais valor à trama foi o desenvolvimento e/ou acréscimo de alguns personagens, como por exemplo a Ruth. Uma menina alemã e judia que, por motivos óbvios, enfrenta resistência e o preconceito, mas surpreende muita gente.

O mais incrível é como Ada, mesmo diante de tantas dificuldades, enfrenta seus medos e consegue extrair o que há de melhor em cada situação. Ela criou laços e tornou-se mais forte, corajosa e uma fonte de inspiração para muita gente.

"Eu me tornei a pessoa que queria ser."

"A Guerra que me ensinou a viver" é uma leitura linda, sensível e tocante. Com uma narrativa fluída e cativante, a autora nos prende do início ao fim, aborda temas delicados e nos deixa importantes lições, como respeitar a dor do outro e aceitar as diferenças. Às vezes, a pessoa está fazendo o melhor que pode, mesmo que não pareça. Afinal, ninguém sabe o que o outro está passando. Então, eu tenho um apelo para você: tenha mais amor e empatia. Eles são fundamentais para um mundo melhor.

site: @pitacosliterarios
Bruna 11/11/2019minha estante
amo demais esse livro

Crika || @pitacosliterarios 11/11/2019minha estante
Amei tb, maravilhoso!!!

Lene 04/04/2018

"O poder deste livro reside na ideia de que é possível não apenas viver através da dor, mas sobreviver com ela." (The New York Times)
Joelma 04/04/2018minha estante
Está na minha (eterna) pilha. Quando será que vou conseguir dar conta de ler tudo??? rs...

Lene 05/04/2018minha estante
O jeito é não parar, quem sabe, talvez um dia, consigamos terminar a enorme lista que não para de crescer kkkk

Rosy 10/12/2021

Que livro maravilhoso
Eu amei tanto esse livro. É uma continuação incrível. Neste livro a gente se aprofunda mais na Ada, a uma personagem MARAVILHOSA! Cada vez mais apaixonada por ela. Leria mais e mais livros sobre a vida dessa personagem e de quem a cerca. Eu peço pra q vc leia. Esse livro é mto bom. É uma escrita super leve, apesar do tema bem difícil q é segunda guerra. Foi uma experiência ainda melhor que o primeiro. São livros que acrescentam mto à vida, suas prioridades, seus ideais e mais ainda sobre o amor. De todas as formas. Apenas, leiam!
Michelle 10/12/2021minha estante
Eu amo essa duologia ??

Rosy 12/12/2021minha estante
Eu tbm ?

Débora 25/01/2021

Lindo, delicado e sensível!
A emocionante continuação de "A Guerra que Salvou a Minha Vida" consegue, na minha opinião, ser ainda mais lindo e tocante que o primeiro.
A Segunda Guerra Mundial revelada pela perspectiva da pequena e invencível Ada traz uma lição de força, superação, resiliência, aceitação, empatia e amor.

Leitura maravilhosa!

Leva 5 estrelas e o status de favorito!
Caroline 25/01/2021minha estante
Amei ???