O Homem de Giz

O Homem de Giz Stephen King
C.J. Tudor

Resenhas - O Homem de Giz

Kiwia 19/12/2019minha estante
Será que não foi a Nicky, já que tem uma parte que fala que só os desenhos na igreja já teriam deixado o pai dela louco e tal? Não ficou claro mesmo, mas é a única explicação que encontrei

Ingrid 20/12/2019minha estante
Terminei de ler o livro agora é também quero saber quem desenhou na igreja, quero saber quem desenhou quando o cachorro do Hoppo foi solto no dia do sepultamento do irmão no Mickey... Enfim, ficaram muitas coisas em aberto. O livro não é ruim, mas deixa muitas lacunas. :/

Line <3 26/12/2019minha estante
O livro é 5 3strelas até o penúltimo capítulo, eu esperava ter todas essas questões solucionadas. Fiquei chateada de não obte-las. Não curto a ideia de precisar criar teorias sobre as histórias

Karina Fraga 31/12/2019minha estante
Olá! Embora não fique comprovado, a teoria do Eddie é que foi a Nicki quem fez os desenhos na igreja e as asas nas costas do pai, após encontrá-lo espancado. Ela odiava o pai.

deelabooks 11/08/2020

essa escritora promete
uau, primeiro de tudo devo dizer que a escrita dessa autora é ótima, ela me prendeu desde a primeira situação esquisita que acontece no livro, a narrativa não fica parada em apenas uma coisa, até porque o livro todo se trata de duas linhas de tempo sendo apresentadas, o ano de 1986 e de 2016, nesse vai e vem a autora coloca questões em nossa mente o tempo todo, você vai ficar muitas vezes com aquela confusão "wtf???" que dá quando lemos este tipo de livro. acho que por isso é um dos meus gêneros favoritos.

o plot twist da história não foi tão radical quanto imaginei que poderia ser, tantos elogios sobre o livro achei que teria uma reviravolta muito arquitetada e surpreendente, mas foi bem tranquila, eu diria, foi algo seguro para a autora. mas o suspense que ela faz realmente merece elogios.

indico esse livro para quem gosta daqueles mistérios bem estruturados no decorrer da narrativa, o fim pode até agradar você se este livro for um dos primeiros que você ler desse estilo. creio que será uma boa oportunidade de conhecer mais esse mundo do mistério e thriller.

meu Instagram sobre livros: @deelabooks

site: https://instagram.com/deelabooks?igshid=gd1ggsim547b
Mi Rubin 11/08/2020minha estante
Ela promete e crumpe, pq a crescente dela a cada livro é nítida ?
Lendo As outras pessoas, e tô meio que surtando haha ?

deelabooks 11/08/2020minha estante
ah que boom, até agr só li o homem de giz msm, espero ler ela logo mais :)

Mi Rubin 11/08/2020minha estante
Boa leitura ?

NayPampolini 12/05/2021

"Não suponha nada..."
O livro é incrivelmente bom, só não achei perfeito por deixar algumas pontas das quais julgo terem ficado soltas na trama, mas ela é eletrizante, eu amei a história e li muito rápido, envolvente.
Ale 12/05/2021minha estante
Manda por correio e eu digo se esperava ou não

NayPampolini 12/05/2021minha estante
Tu é de outro estado corna

Ale 12/05/2021minha estante
Baratinho ué

Kailany.Roberta 15/06/2019minha estante
Concordo plenamente, a única coisa que foi revelada sobre os homens de giz, foi que o próprio Eddie desenhou pra que eles encontrassem o corpo da garota do twister, mas quem desenhou o homem de giz que foi encontrado junto com o corpo do Mickey? Achei que a história foi mal construída, ficou apenas na base de "suposições" talvez essa fosse a idéia Já que a frase que o pai do Eddie falou sobre suposições, foi citadas várias vezes, principalmente no final do livro!

Lari 17/06/2019minha estante
Havia me esquecido do fato de que tinha homens de giz na morte Mickey... Parece que todos fazem esses desenhos para dar uma suspeita errada na investigação. Os desenhos são apenas invenções e de nada tem a ver com as mortes, mas o nome do livro ser justamente "o homem de giz" nos faz ter suposições de que é o núcleo da história. Tudo gira em torno de suposições KKKKKKKKKKKK

Washington 13/07/2019minha estante
Concordo, no fim das contas os homens de giz aparentemente serviram mais para confundir o leitor do que para fazerem sentido na narrativa. Se a autora queria confundir o leitor, deveria ter feito isso dentro da história.

Leituras da Coral 10/10/2019

Verão de 1986, Eddie e seus amigos Gav, Hoppo, Mickey e Nicky, tem como única preocupação inventar brincadeiras para passarem os dias de suas férias e é assim que criam um sistema de códigos secretos para se comunicarem entre si: bonecos de palitos desenhados a giz.
E o que era para ser apenas mais uma brincadeira, se torna de maneira inexplicável uma trilha de pistas, que leva o grupo de amigos a encontrarem um corpo desmembrado de uma jovem no bosque.
O crime acabou nunca sendo solucionado e as coisas na cidade de Anderbury nunca foram mais as mesmas, assim como a amizade entre as crianças.
2016, Eddie está com mais de quarenta anos e se tornou um professor, solteirão, que mora na mesma casa da infância e tem sérios problemas com a bebida, buscando no álcool uma forma de esquecer o passado e o que ocorreu naquele verão de 1986. Quando ele e seus antigos amigos recebem a mesma carta contendo pedaços de giz e o desenho de um homem de palito enforcado, Eddie vai descobrir que o passado sempre volta para assombrar e que certos segredos devem continuar como estão: sendo segredos.

O Homem de Giz acabou por ser em grande parte decepcionante, com uma leitura em boa parte maçante e confusa.
Durante a leitura foi impossível não assimilar algumas cenas com o livro It e outro livros do Stephen King, sendo muito parecidas e me arrisco a dizer que até copiadas.
Outro fato que me incomodou foi o crime, acredito que ele deveria ser o ponto chave do livro e que acabou ficando em segundo plano, não sendo muito explorado ou investigado e ao final muitas pontas ficaram soltas e a resolução do mistério foi decepcionante e até mesmo absurda.
O livro vai se alternando entre passado e presente o que deixa o leitor mais curioso sobre os acontecimentos já que em muitos finais de capítulos alguns ganchos são deixados, o que faz o leitor continuar lendo.
O enredo é bem interessante a ideia principal sobre os homens de palito foi bem original.
Como O Homem de Giz é um caso de: ou você ama ou odeia, creio que todos devem ler e tirar suas próprias conclusões.

site: @livrosartedo_saber
Gabriel 21/10/2019minha estante
A história gira em torno de algo sobrenatural?

Leituras da Coral 22/10/2019minha estante
Olá, não, não há nada de sobrenatural no livro.

Gabriel 22/10/2019minha estante
Obrigado, comecei a leitura.

rodpesilva 18/04/2021

Uma excelente leitura... um final que deixa a desejar
O começo e o meio são excelentes. Muitas reviravoltas.. boas conversas.. personagens bem definidos
Mas no final, apesar de concluir e ter um final.. fica muita coisa no ar... e até sem sentido..
Camila 18/04/2021minha estante
Concordo, não vou ler mais nada dessa escritora!

rodpesilva 18/04/2021minha estante
A escrita dela é muito boa.. vou dar uma chance ainda.. mas se não souber encerrar novamente. Aí já era

Camila 18/04/2021minha estante
Sim eu gostei da história do livro, dos personagens mas deixou muitas coisas sem explicação, não amarrou! Enfim...

Washington 13/07/2019minha estante
Spoiler
Concordo com o que você disse. Para mim os bonecos de giz foram mais uma forma da autora nos criar confusão do que fazerem um sentido narrativo. Além disso, se o narrador era o próprio Eddie, não as cenas ficam ainda mais ilógicas, já que ele por exemplo num dado momento mostra aos colegas as marcas que indicam a localização do corpo, para páginas na frente revelar que foi ele mesmo que fez. Para deixar essa incoerência de lado, ou o personagem que está narrando precisa estar sendo enganado e assim, nós juntos com ele, ou a história poderia ser narrada de fora da cabeça do personagem, assim não saberíamos o que estava se passando. Sinceramente me pareceu que a autora queria simplesmente enganar o leitor e isso ficou incoerente.

resenhaounao.eisaquestao 18/07/2019minha estante
Washington, exatamente. Perfeita sua colocação. A história com certeza poderia ser narrada em terceira pessoa ou Eddie não ter a menor ideia do que estava acontecendo, mas em alguns momentos parece que ele sabe. Bem confuso e incoerente mesmo haha

Adri.RMonteiro 28/07/2019minha estante
Muito confuso mesmo...

Gustavo | @guh_santtoos 14/04/2021

É melhor temer quando avistar um Boneco de Giz!
Ao ler a sinopse percebe-se uma semelhança com It a Coisa, Os Gonnies, Conta Comigo e até mesmo Stranger Things, e esse é o maior problema dos leitores ?Comparações? o que muitos vem dizendo por aí é que o livro é uma cópia de It a Coisa, e sim o livro tem semelhanças mesmo, mas não podemos dizer que a autora apenas tirou alguma inspiração do livro de SK ?!

«Continuando»

? A autora tem um escrita muito agradável, fazendo vc não querer largar o livro a nenhum momento. Além de narrar tais acontecimentos com Maestria alternando entre o passado e presente, você não fica totalmente perdido, é tudo bem auto explicativo. A Contrução da estória é simplesmente WHOWW é como se fosse um esqueleto, e pouco a pouco a autora vai encaixando tudo no seu devido lugar.

? Vocês não imaginam o tanto que eu A M E I esse livro. A minha única ressalva é a revelação do Plot, tipo eu não esperava mas fiquei pensando em algo mais ?arrebatador"(é uma boa definição). Mas temos algumas revelações que compensam esse Plot.

Lembrando que essa é apenas a «minha» opinião.

?Há certas coisas na vida que se pode alterar ? o peso, a aparência, até o próprio nome -, porem a outras que são imutáveis, independentemente da força de vontade, do esforço e do trabalho árduo. São estas coisas que nos moldam: não as que podemos mudar, mas as que não podemos.?
Mhery 14/04/2021minha estante
resenha massa! tenho o exemplar aqui, que estava no fim da minha fila de leitura, mas depois de ler esse texto vou reconsiderar :)

Gustavo | @guh_santtoos 14/04/2021minha estante
Apesar da resolução do mistério não ser lá essas coisas eu não conseguia largar o livro.

Mhery 15/04/2021minha estante
hmmmm entendi, obrigada por avisar. já irei com a expectativa baixa, então, em relação ao final.

Beth 14/03/2021

Um livro bom
No começo parece uma releitura de it a coisa, mas ao longo da história, segue por um caminho diferente. Confesso que esperava mais achei tudo muito raso, poderia ter sido trabalhado melhor o plot, bem raso, mas vale a leitura.
Pedro.Baldez 14/03/2021minha estante
Vi várias pessoas falando que ele é raso e superficial e isso em broxou de ler ele

Beth 14/03/2021minha estante
Eu também, li por curiosidade kkkkkk

Beth 14/03/2021minha estante
Mas é interessante

Erika 09/04/2018

O homem de giz.
Essa leitura de certa forma me trouxe um "Dejà vu". Me lembrou algumas obras do nosso querido King, como It a coisa por exemplo. A narrativa traz um grupo de amigos que também passa por situações de bullying e me lembrou bastante o CLube dos otários . A história também transita entre passado e presente, entre os anos de 1986 e 2016. Tem até a Nick que se parece com a Bev, e um outro personagem que tem o mesmo nome de outro famoso de "O iluminado "e que nesse livro terá destaque, o Senhor Halloran.
Mas as semelhanças param por aí. Achei a leitura cansativa, maçante, não disse a que veio. Partes confusas e desfecho muito vago.

Sinopse do livro:
Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.
Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.
Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.
NancYamada 09/04/2018minha estante
Só de trazer um pouco essa sensação do King... já deve valer a leitura rs

Erika 10/04/2018minha estante
Com certeza! Gostei bastante da leitura. E apesar das semelhanças ela conseguiu destacar bem seus personagens. Se inspirou mas não copiou. Ponto para ela.

NancYamada 10/04/2018minha estante
Vou colocar na minha lista de leitura com certeza!

Luly @projetocabeceira 03/05/2021minha estante
Quero leeeeer

Thi 03/05/2021minha estante
Olha, eu não gostei não kkkj

Pedrinho 03/05/2021minha estante
Horrível, até agora tô me perguntando quem começou com o lance dos homens palitos???? Pq assim, fica subentendido!

Saádia 28/05/2021

Faltaram algumas páginas
Faltaram algumas páginas para responder algumas perguntas. O livro levanta um bom mistério, mas o final não é tão apetitoso. Achei que muitas questões ficaram com pontas soltas! Achei bom, mas tinha tudo pra ser melhor.
Yve 28/05/2021minha estante
Amg, tava pensando em ler esse livro, você indicaria?

Saádia 29/05/2021minha estante
Não me arrependi da leitura! O livro prende bastante e você fica ansiosa para descobrir a resposta para tantos mistérios. Eu não obtive todas as respostas que eu gostaria, mas acho que é uma perspectiva muito pessoal. Me conte o que você achou!

Yve 29/05/2021minha estante
Ohhh, entendo, vou dar uma chance para a leitura, quando terminar, te conto o que achei :)

Pitaiazul 04/05/2021

Perfeito início em thrillers
Para quem está começando no suspense "O homem de giz" é definitivamente O começo! A leitura é simples, rápida e fluida sendo assim ideal para um lazer no fim de semana. De início pode haver um certo estranhamento quanto a forma de tratamento entre o grupo de amigos, mas muito rapidamente todo o contexto e ritmo dos acontecimentos na cidade são estabelecidos e o que parecia ser pacatamente mórbido torna-se um ninho de fatos perturbadores e suposições contraditórias. A trama é narrada no presente (2016) e no passado (1996) e o personagem principal, mesmo não sendo o tipo alegre cativante, possui uma amálgama de sentimentos tão confusos que não permite o leitor tirar os olhos das páginas. A edição da intrínseca faz jus a história possuindo além da capa dura, detalhes em preto e "marcas de giz" que permitem o leitor sentir visualmente o clima da história.
Thais645 13/05/2021minha estante
Me indicaram esse livro após uma resenha minha pouco animadora sobre "As Outras Pessoas", também da Tudor.
Eu não sei se esse segue a mesma linha, mas não consigo me embrenhar com muito ânimo no terreno do "investigativo com o sobrenatural" tudo-junto-ao-mesmo-tempo. Por algum motivo, gosto de ambos, mas não juntos.

Pitaiazul 14/05/2021minha estante
Esse tem bem essa vibe de investigação, mas não sei se o suspense no desenvolvimento pode ser considerado sobrenatural de todo. Tem uma vibe, mas as circunstâncias podem facilmente ser atribuídas à uma pessoa ou à um grupo delas. Vi muitas resenhas negativas sobre O homem de giz em que outros livros da Tudor eram citados (fosse de maneira positiva ou negativa), acho que vou dar uma chance para mais algum dela já que gostei bastante da leitura desse e sinceramente te recomendo também ( ??? )?

Thais645 14/05/2021minha estante
Pois é, acho que "O Homem de Giz" vai acabar, irremediavelmente, indo para a minha lista de futuras leituras. A curiosidade é imensa, não tem jeito.

Engraçado que, tempos atrás, vi uma entrevista da C.J. Tudor no canal da Ju Cirqueira (descobri um dos livros da autora por lá, inclusive), e fiquei encantada com a desenvoltura, simplicidade e extrema simpatia dela.

Porque às vezes a ideia (errônea e preconceituosa) que se tem é a de uma pessoa extremamente soturna, paranoica e meio doidivanas mesmo, sobre essa coisa de autores de thriller psicológico e de terror e coisa e tal, rs.

Falou de como funciona o processo criativo dela, das inúmeras rejeições que recebeu de editoras até "hitar", da paixão por Agatha Christie e das comparações que sempre houve de sua obra em relação à de Stephen King (e obviamente toma isso como um elogio, afinal, quem não?). Que dizem que ela é um simples arremedo dele, mas ela não liga pra isso. Eu, particularmente, acho a dinâmica da narrativa de ambos totalmente diferente.

Dito isso, obrigada pela indicação, Maria! :)

Malu 07/06/2021

QUE EXPERIÊNCIA????
Eu nunca tinha lido algo parecido e eu gostei DEMAIS. Esse é o tipo de livro que você é enganado do INICIO AO FIM. Quando vc acha que aconteceu uma coisa, ou alguém matou alguém por algum motivo pode ter CERTEZA QUE EH ALGO TOTALMENTE DIFERENTE. Me senti uma palhaçada variassss vezes, e confesso que amei ser feita e foi o motivo deu ter amado tanto, por ser realmente um livro muito imprevisível e chocante!!!!
ADOREI o jeito como a autora tratou de certos assunto como: aborto e religiosidade. Deu p transparecer como é a opinião dela sobre esses assuntos. O quanto a religião pode ser hipocrisia é doentia para o mundo. O jeito como os religiosos podem ser pessoas horríveis e fazem coisas TOTALMENTE diferentes do que pregam. Acho que sai meio ateia desse livro KKKKKKKK. O final me deixou meio perturbada mas ?gostei? em geral dele.
Enfim gostei de verdade do livro, só tirei uma estrela porque acho que poderia ter mais respostas e mais desenvolvidos dos ocorridos, teve umas partes que fiquei bem confusa e por isso demorei mais do que geralmente demoraria lendo.
A escrita da autora eh impecável, super fluida e fácil. Eh cada frase tão FORTE que eu não parava de vir aqui no skoob para recita-las

Livro bem marcante que faz sua cabeça explodir! Ótima indicação p qm tá começando a ler thrillers assim como eu ?

??gatilhos: estupro, descrição de violência , assédio sexual, aborto e acho que eh isso.
mihells 07/06/2021minha estante
fui tapeada durante o livro todinho, e no final tudo oq eu queria fazer era me enfiar num buraco, nunca que eu ia esperar AQUILO

Malu 07/06/2021minha estante
EU TODINHA. Tipo EDDIE COMO ASSIM VC EH LOUCO?? nunca imaginaria algo do tipo eu fiquei ???

mihells 07/06/2021minha estante
kfjfhdhdhsidido exato???? tipo ok, tá super explícito que a saúde mental dele não é das melhores MAS CARACA

Thais 24/03/2021

Amei!!!
O livro é incrível, o suspense te prende intensamente. E o final? ..... SURPREENDENTE!!! ??
Paulinha 24/03/2021minha estante
Só queria q a escritora tivesse se aprofundado mais nos personagens. Achei muito raso. Queria saber mais sobre a Nicky e até msm Ed.

Thais 24/03/2021minha estante
Realmente, no caso da Nicky, por exemplo, alguns acontecimentos da vida dela ficam subtendidos, principalmente no relacionamento com o pai ?
Maaaas, ainda assim não deixa de ser uma ótima leitura ?

Paulinha 25/03/2021minha estante
Siiim, a leitura me prendeu! Ela tem uma excelente escrita !! ??