Políticas da Inimizade

Políticas da Inimizade Achille Mbembe

Resenhas - Políticas da Inimizade

Lucas Leite 18/12/2023

Mbembe retoma a discussão do ?inimigo?
Achille Mbembe é facilmente um dos principais pensadores da contemporaneidade. Nesse livro, ele retoma a discussão filosófica da violência e do inimigo. Chama a atenção a discussão em torno de Schmitt e Arendt.

Fraga 27/02/2023

Inimizade
(mil anos que não uso isso, mas vamos lá)

Comecei e parei de ler várias vezes este livro por ser muito difícil e por necessitar de leituras prévias, mas decidi pegar pra ler esse livro firme esse mês.

Como disse, "Políticas da inimizade" é uma extensão do livro "Necropolitica", por isso alguns capítulos e referência necessita de uma experiência na escrita do autor, no entanto a ideia central consegue ser entendida perfeitamente.

Mbembe, trazendo de sua teoria da Necropolitica, desenvolve o ideário da politica ocidental capitalista, e como essa política economica depende da criação de um Outro e da exploração deste outro.

Mbembe também valoriza suas experiências e de começo adianta que o ponto de vista do livro sera sobre o racismo de acordo com os séculos e o desenvolvimento do capitalismo.

A escrita dele é pesada demais, umas das grandes coisas que me pegaram na leitura, me fazendo não compreender alguns capítulos. No entanto, sua escrita é ótima e, escolhendo cada palavra perfeitamente, o escritor desenvolve sem erros sua teoria. Cada capítulo compreendido eram horas de reflexão. Capítulos como "o corpo noturno da democracia"; "a consumação do divino"; "o inimigo, esse outro que eu sou"; "nanoracismo e narcoterapia" e também "antimuseu", foram capítulos essenciais que trazem reflexões maravilhosas para entender nossa situação.

Outra qualidade neste livro, é que como Mbembe escreve de uma visão racializada e colonizada, toda sua escritura se encaixa perfeitamente com o Brasil. O próprio escritor ja disse que não conhece a fundo sobre o Brasil, mas recebe mensagens sobre como seus livros explicitam a política daqui. Então ler um livro de filosofia que se encaixe na nossa realidades é muito bom!!