Sombras de Salem

Resenhas - Sombras de Salem

Nu e As 1001 Nuccias 05/03/2018

Resenha do blog As 1001 Nuccias
*Resenhista: Nuccia De Cicco
*Fotos, citações e mais informações no link do blog.

Bruxas, vampiros, segredos, seres desconhecidos e até um ser mitológico que se alimenta de... Para, Nuccia que é spoiler! Pois é, deu para sacar como é o enredo de Sombras de Salém.

A história começa com a mudança de Victória Valentin e sua mãe de volta à sua cidade Natal, a incrível Nova Salém.

Nova Salém não é uma cidade qualquer. Com a leitura, descobrimos que foi fundada por 3 famílias que fugiram da perseguição da Salém original. Posteriormente, a estas 3, juntaram-se outras famílias, vindas dos mais diferentes pontos do globo, incluindo aí o Brasil.

As tais famílias se identificam por um brasão representativo. Alguns o usam como pingente de cordão, outros como pulseira e outros preferem tatuar o brasão na pele. Vick descobre todas estas informações através de seus antigos-novos amigos. E, justamente por não ter recebido esses dados por sua mãe, junto com tantas outras explicações escondidas ao longo de seus 16 anos, que Vick e sua mãe não tem uma relação muito paciente.

"Por um súbito instante, um veloz emaranhado de lembranças alfinetou sua cabeça, o mesmo que começara a se apresentar a ela anos atrás, imagens distorcidas de algo indecifrável."

Aos poucos, Vick descobre que sua mãe tentou afastá-la de um destino do qual nenhuma das bruxas fundadoras pode escapar. Os jovens precisam ser preparados para praticar um feitiço poderoso de selamento que só pode ser feito uma vez a cada geração. E agora, além dessas informações todas, precisa aprender em algumas semanas o que a maioria de seus amigos e primos passaram a vida aprendendo.

Mas... A coisa não é tão simples. Esse feitiço de selamento tem um por quê e é fruto de um pacto com vampiros. Só que... bem... alguns vampiros resolveram que o pacto não tá mais "de boas". Mais segredos, mais traições, muitas perseguições.

Dom (vamos ser íntimos de uma vez) conseguiu caprichar nas descrições de cenários e cenas, nas ambientações e nas metáforas. Dominik sabe trabalhar as palavras como ninguém.

"Vick carregava aquela sensação amedrontadora dentro de si, um pavor pela noite que jamais conseguira compreender, como se monstros assustadores a espreitassem, esgueirando-se nas entranhas da escuridão, fixando seus olhos envoltos por um mar carmesim sobre a frágil criatura que ela era."

Além disso, ele uniu em um enredo único diferentes criaturas sobrenaturais sem ficar forçado, dando a cada uma o seu papel na história sem nos embolar. Apesar de comuns na literatura em geral, receberam novos poderes e inimigos transformando esta história em um enredo original. Temos vampiros, temos as bruxas, temos até um grupo de bruxas que utilizam lobos como animais-guias para transformação (traduzindo: são uns lobisomens que independem da lua e que tem mais a ver com nossa cultura indígena).

Vick não é uma garota qualquer, é uma bruxa. É uma das poucas protagonistas negras nesse tipo de gênero, o que dá uma boa representatividade. E é uma garota de fibra, que busca seu próprio conhecimento, que ama seus amigos e que faria tudo para protegê-los. O negócio é que tinha horas que a Vicky era chata. Eu tinah vontade de pegá-la pelos ombros e dar uns sacodes, tipo "caraca, maluco, como você não viu?" ou ainda "quando disserem não faça, não faça!"...

Também tive muita vontade de bater na mãe da Vick e na sua avó, a matriarca. Se elas abrissem logo o jogo, se fossem francas com a Victoria muita treta não teria acontecido, mas daí também não teríamos enredo, né?!

"Nova Salém é um bom lugar, mas essa boa vontade em conhecer outras pessoas e lugares é uma leve atuação camuflando a sede por verdade. Minha mãe parece esconder um mar de segredos atrás de lábios silenciosos e atitudes doces."

Vai ver que foi por isso mesmo que eu me apaixonei por personagens secundários. Assim que finalizei a leitura, o autor veio me perguntar qual foi o meu personagem preferido e eu fiquei em dúvida entre a Scarlet, a prima louca vampira, e a Lilah, a prima bruxa exagerada.

Dentro da trama principal temos várias subtramas que não possuem seu final nesse livro. Muita coisa será desvendada futuramente e até lá roeremos nossas unhas. A narrativa está em 3ª pessoa e varia sob o ponto de vista dos personagens.

Se eu gostei tanto, porque ele não ganhou as 5 estrelas? Primeiro, algumas metáforas, apesar de lindas e bem aplicadas, se repetiram em demasia. E alguns dos pontos de vista ficaram confusos, eu só consegui distinguir qual personagem estava narrando depois de voltar algumas linhas.

Fora isso, o livro é excelente! E muito recomendado a todos que curtem o gênero!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2018/03/resenha-livro-sombras-salem.html