Dibs - Em busca de si mesmo

Dibs - Em busca de si mesmo Virginia M. Axline

Resenhas - Dibs - Em busca de si mesmo

martinho.bia 04/03/2024

Quando acolhido...
A criança consegue encontrar a essência de ser ela mesma, ressignificando as dores, as angústias, as perturbações e os comportamentos disfuncionais dos pais. Que também precisam ser acolhidos e compreendidos em sessões de psicoterapia. Que história linda e recheada de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil.
Felipe.Gazire 04/03/2024minha estante
Oi Bia. Bem legais seus comentários. Eu ganhei esse e estava encostado na estante. Agora fiquei curioso para ler.

Valaloba 08/03/2024minha estante
Eu amo esse livro, o li na época do Magistério, há muitos anos, e até hoje ressoa em mim. Ótima leitura ????

auroras 18/05/2024minha estante
Gostei muito da sua resenha, Bia. Esse livro é um marco durante a graduação de psicologia.

bruisreading 09/01/2022

Leiam esse livro!!!!
Li esse livro, recomendado pela minha psicóloga, que fala sobre autoconhecimento, como o próprio nome já diz.

Profundo e reflexivo, me encantei com a história do pequeno Dibs, de apenas 5 anos, que embarca em uma jornada para conhecer a si mesmo, sair do seu mundo fechado e solitário e desenvolver as suas principais qualidades, se tornando a melhor versão de si mesmo.

Apesar de escrito há muitos anos, o livro possui uma leitura leve e fluida, nenhuma palavra que dificulte ou atrapalhe a compreensão da história. Portanto, só não darei nota 5, porque achei algumas partes repetitivas demais, como as que o Dibs brincava na sala de ludoterapia, o que acabou tornando-as um pouco chatas.

Me identifiquei com ele em muitas partes e espero fazer um progresso tão bom quanto o dele, é realmente um livro inspirador.
Lorena 10/01/2022minha estante
Coloquei na minha lista ?

bruisreading 10/01/2022minha estante
É uma leitura que vale muito a pena amg, se vc ler mesmo me diz o que achou ?

Marcia Lopes 18/02/2012

Dibs em busca de si mesmo
A obra de Virgínia Axline, narra a trajetória de um garoto de 5 anos de idade, marcado por traumatismos profundos desde o nascimento, e de como encontrou o caminho de volta ao mundo das crianças.
No começo da narrativa, Dibs (nome fictício) não falava de modo algum. Seu comportamento variava em permanecer sentado, mudo e imóvel durante toda a manhã ou engatinhava ao redor da sala, absorto e desligado de tudo e outra vez tinha violentos acessos de raiva. Seria Dibs um retardado mental?
Havia alguma coisa que impedia os professores de classificá-lo devido suas atitudes paradoxais: ás vezes apresentava indícios de retardamento mental, outras vezes realizava suas atividades rapidez e tranqüilidade que evidenciava possuir um nível de inteligência superior. Os pais, no entanto preferiam acreditar que Dibs era um retardado mental a admitir que seu drama fosse causado por problemas emocionais.
Convidada a participar de uma conferência na escola de Dibs, D. Axline tem a primeira noção do que era Dibs, e aceitou o desafio de ajudá-lo no encontro consigo mesmo, usando a técnica de ludoterapia

"A Ludoterapia é a psicoterapia adaptada para o tratamento infantil, através do qual a criança, brincando, projeta seu modo de ser. "

Resenha:

Li esse livro pela primeira vez a uns 25 anos atrás , ainda não se falava da inclusão social de crianças com qualquer tipo de deficiência , fossem dislexia, hiperatividade, surdez... Enfim, foi meu primeiro contato com a psicologia, mas não se intimidem esse livro não é de cunho didático, embora a autora, realmente cuidou de Dibs e nos relata passo a passo a convivência que teve e ajuda que lhe proporcionou seu desabrochar para a vida.
Dibs é uma história fascinante, comovente, emocionante e real. Fiquei muitas vezes indignada com o tratamento familiar dispensada a uma criança de apenas 5 anos de idade, que além de não lhe darem atenção , usavam termos pejorativos sempre que se falava dele ou se dirigisse a ele.
E no entanto e com tudo se mostrando o contrário ele não era um retardado mental e sim , o que provou mais tarde, era um gênio preso no emaranhado de suas emoções.
Esse livro deveria ser lido por todos, até por que é uma história envolvente , prazeroso e de fácil leitura, mas principalmente por pais e educadores.
Foi escrito a mais ou menos uns 40 anos, porém, atualíssimo no sentido educativo e humanitário.
Ótima leitura!
Maris 22/04/2014minha estante
Marcia, que lindo seu comentário. É isso mesmo que acontece com as pessoas "diferentes": são rotuladas e tratadas pejorativamente por quem não consegue lidar com as diferenças e com a diversidade. A ludoterapia é uma técnica facilitadora da emergência do ser que, muitas vezes, está soterrado sob o peso da incompreensão e do desrespeito.

Shirley TEA 27/06/2023minha estante
O menino é autista?

Emanuele Silva 21/02/2020

Dibs
O livro traz a transcrição das sessões de Ludoterapia de Dibs, deixando em evidência as mudanças ocorridas em Dibs e da família.
Leitura e . 25/05/2020minha estante
Terminei agora de ler Dibs... vou postar essa semana no meu IG literário, se puder passe lá ?

Hamilton.Ventura 26/06/2019

O encontro com sigo mesmos
Uma história relevante, que trada do desenvolvimento e evolução da personalidade de uma criança chamada Dibs. No decorrer dessa história é possivel notar o reencontro que essa criança teve com sigo mesma, enfrentando préconceito e ignorancia das pessoas que mais amava, de sofrer por adultos não o compreenderem, e assim ele encontra a autora do mesmo livro que traz um novo mundo de possibilidades, ela vem construindo pontes para liga-lo a realidade e a um encontro com quem ele realmente é.

No começo da história vemos uma criança com uma personalidade violenta, com caracteristicas de autismou, e para uma visão leiga problemas psiquiátricos, e não conversava com nimguém, os professores ja estavam desistindo de cuidar dele, apesar de toda a paciência era uma criança difícil de se lidar, sempre isolado em seu canto. Um dos pontos fortes dessa história foi que a mãe e o pai tinham uma rejeição ja a longo prazo com a criança, desde a gravidez, a criança era trancada no quarto, e isso a tralmatizava muito, os pais não a tratavam como uma pessoa da família, e ele muito menos se sentia parte da família, ve-se a importancia do afeto, não adianta ter casa, comer bem se não existe afeto. A criança começou a ter os encontros com a psicologa que fundou a LUDOTERAPIA, uma forma de terapia que busca fazer o paciente se expressar principalmente de maneira lúdica(brincadeiras), essa criança ao começar a fazer essas seções, mudou seu comportamento, mas no livro detalha bem melhor cada degrau dessa imensa escada, Através da conversa e das brincadeiras Dibs mostrou que entendia bem mais do mundo ao seu redor do que pressupunha os adultos, ele era um super dotado, ao contrario do que seus pais achavam.
Um ponto chave foi a psicologa buscar fazer ele encontrar a si mesmo, o que torna interessante na história era que Dibs falava de si em terceira pessoa, e no fim do tratamento passou a se reconhecer como Dibs, e como parte da família e parte da sociedade, passou a reconhecer suas próprias emoções. Ele passou a conversar com as pessoas, com os colegas, com os pais e demonstrou suas emoções de amor pela mãe. Passou a viver independente do sentimento dos outros, reconheceu a felicidade em si mesmo.

Ao finalizar o tratamento, Dibs demonstrou o quanto amou o tratamento, a psicóloga e o quanto se divertiu com os brinquedos, em uma frase ele cita que la naquela sala no começo era o unico lugar a qual ele podia ser ele mesmo. Uma leitura exelente que abre a mente para o mundo complexo que é a mente de uma criança, e que a forma de comunicação mais eficaz a elas é através dos simbolos e brincadeiras.

CRIS 17/05/2011

Uma das histórias mais lindas que já li. História verídica de um menino autista. Primeiros trabalhos com ludoterapia.
Juliana 27/02/2012minha estante
Olá Cris... Dibs não era autista. Ele tinha uma série problemas emocionais e um desenvolvimento marcado por traumas, mas não recebeu o diagnóstico de autismo.
Abraços

Tháh Martins 29/08/2017

A incrível busca por si mesmo
Somos emergidos no mundo singular de um garoto chamado Dibs, que possui um comportamento "diferente" dos outros, que é rotulados como "anormal" perante seus próprios pais. Ele possui uma rotina como todas as outras crianças, pórem seu modo de ser, intrigava as pessoas, gritava, ou era silencioso, lutava ou derrotava, engatinhava ou tinha avesso de raiva.
Frequentava a escola particular a quase dois anos, nem professores, funcionários, os colegas, a psicóloga e o pediatra conseguiam estabelecer relações com ele. Ninguém sabia ao certo se ele era um retardado mental, se tinha lesões no cérebro, autismo, ou apenas um problema emocional. Com isso a Escola onde Dibs estudava decidiu chamar uma Psicóloga, que era chamada de Miss A., pelo pequeno Dibs, para tentar resolver este problema.
A psicóloga então decide trabalhar com ele atráves de terapia de brinquedos, Ludoterapia, e que a partir deles Dibs pudesse sentir, transmitir e expressar seus próprios sentimentos.
No começo, o menino ficava quieto, mas conforme o tempo ia passando e as sessões dando continuidade ele se superava em alguns aspectos. No começo, demonstrava o quanto odiava que as portas ficassem fechadas, e dizia que não gostava de seus pais, e de sua irmã Doroty. Dibs, começou a demonstrar a força de sua linguagem, a forma com que falava, para sua idade, era surpreendente.
A cada sessão mostrava um melhoramento, começou a entender seu medo e descobrir verdades. Ele sentia raiva, angústias e começou a substituir estas pela alegria e confiança em si.

"Quando deixou a sala, na presença da sua mãe, levantou o olhar para mim e disse:
- Até logo, de novo.
Voltou- se então e correu o mais rápido possível que podia pelo comprido hall virou-se, correu de novo, e estendeu os braços para a mãe, clamando, enquanto a abraçava:
- Oh, mamãe, eu te amo!"

E assim aos poucos ia demonstrando seu rico potencial e isso era a prova de que não possuía nenhum retardo mental e era um garoto especial, com uma inteligência especial. Ele começou por uma busca por si mesmo, e no fim havia se encontrado e podia se orgulhar de sua identidade.
Esse livro trata de uma forma bem profunda e de forma sensível, a consequência gerada pela rejeição que algumas crianças sofrem pelos próprios pais, quando não são planejadas, sendo vistas como um acidente, que destrói a vida "perfeita" de um casal realizados com sua profissão e status idealizados.

" O comportamento anormal que ela havia impelido o filho a assumir havia-o afastado da própria família, das outras crianças e dos adultos que encontrava na escola."

"Quando umaa criança é forçada a provar para si mesma que tem capacidade, os resultados são frequentemente desastrosos. Uma criança necessita de amor, aceitação e compreensão. ela é destruída quando confrontada com rejeição, dúvidas e infidáveis testes."

Jefferson Reis 13/04/2014

Apenas Dibs...
Eu cresci escutando resenhas e quase fábulas, acerca deste livro, e só depois de velho fui lê-lo, Na verdade o comprei há tempo, e depois de alguns anos o separei. O que tem demais neste livro?? Absolutamente nada!! E talvez seja isso, que faça deste dele um grande objeto de prazer. Ele não é técnico (como quase todos indicam); não é devidamente romanceado ou biografado; é apenas contado. Lê-lo, é como ir assiduamente a um lugar para fazer o papel de observador. O próprio leitor embasado no que vê (lê) tiras suas conclusões e magia.
Remise 01/11/2016minha estante
"Lê-lo, é como ir assiduamente a um lugar para fazer o papel de observador." Exatamente assim que sinto!

joy 29/01/2009

achei muito fraco, muito maçante, sempre a mesma coisa e a melhora do menino surgia muito lentamente, sendo que a história não mudava, não gostei.

açucena 29/05/2024

Dibs é um livro lindo, sensível e com uma história muito interessante. A forma como o personagem vai evoluindo ao longo das sessões é cativante e traz uma sensação de orgulho ao leitor. Indico para quem quer trabalhar com ludoterapia, abordagens fenomenológicas e coisas do tipo.

Léa 19/07/2009

O autor quer mostrar nesse livro, o quanto que alguém( nesse caso uma criança) pode ser mal interpretado, passando até por retardado,por ter um comportamento diferente dos demais, quando na verdade seu QI era superior ao da média.
A necessidade dos pais aceitarem os filhos como são e não como gostariam que fossem como haviam planejado.
A importância da convivência e das atitudes,a interação da família.

gysynha 23/04/2011

Um livro fascinante, envolvente e especial. Li ele a uns 5 anos, ainda quando estava na faculdade, e nunca mais esqueci da história. Espero ler novamente pois é de uma escrita leve e que faz com que quem o lê navegue na imaginação... Muito bom... Recomendo a todos...