Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi




Resenhas - Feminismo em Comum


207 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Jessy R. 12/10/2023

Um livro introdutório ao feminismo moderno.

O livro é fluido, debate sobre diversos temas pertinentes no feminismo de nosso século, inclusive, atualmente, o feminismo tornou-se além do gênero feminino e masculino, tornou-se algo que abarca (ou deveria) todos os gêneros. Ademais, tbm a autora trás a inquietação sobre o que é ser mulher, e como tem sido a construção do ser mulher desde algumas gerações passadas.

Porém, ele não pertence à literatura de boa prosa, há muitas passagens questionáveis e problemáticas que pode passar despercebido, mas continuam problemáticas. Há muito o que se questionar do livro em si, na forma como a autora aborda assuntos e trabalha ele, bem como deixa as linhas de pensamentos simplistas demais.
comentários(0)comente



1Sbag 18/09/2023

Esperava mais
Não gostei do livro, em várias vezes as frases simplesmente não fazem muito sentido. Acho que a autora tenta fazer uma linha de pensamento mas em certo momento ela não conclui e tudo fica muito confuso.
Várias partes do texto em uma capítulo tem um argumento, chegando no próximo ela se contradiz.
Para uma pessoa que está começando a entrar e estudar mais sobre o feminismo, não acho que esse livro seja bom para isso, muitas vezes tem uma frase cheia de palavras mais rebuscadas e você fica sem entender muito bem.
comentários(0)comente



cibelle.canto 08/08/2023

Feminismo em comum
Não tenho muito o que comentar sobre o livro, eu gostei, porém não acredito que seja a leitura que eu esperava.
A escrita é boa, em capítulos pequenos, porém eu senti que não cumpre a missão de ser um livro introdutório pra quem quer estudar feminismo, porém vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



gabi 07/08/2023

Um feminismo para todas as pessoas
Gostei muito do ponto de vista da Márcia e dos assuntos que ela trouxe, porém acho que o livro não cumpriu a função que a própria autora gostaria que tivesse cumprido. Em determinado trecho ela diz que seu objetivo era que os textos fossem fáceis de entender para que várias pessoas pudessem adentrar ao movimento feminista. Na realidade alguns textos são realmente fáceis de compreender, mas outros são um pouco complicados por conta da linguagem mais teórica e filosófica que a autora utiliza.
comentários(0)comente



Estante do Gui 08/06/2023

Me despertou?
Um livro que li sem qualquer pretensão, mas que mudou meu jeito de ver muitos situações e pensamentos.
Detalhe, quando li não tinha qualquer conhecimento sobre o que era feminismo, esse livro foi essencial para mim.
Além de ter uma escrita ótima de ser entendida.
comentários(0)comente



Loh Valente 19/05/2023

Razoável
Não gostei muito desse livro. Pra mim foi um livro chato, onde a autora escreveu pouca coisa que realmente me chamou atenção e que foi significativo. Como um todo não gostei desse livro.
comentários(0)comente



Adriana 11/03/2023

Ah, esse feminismo?
Devo confessar que estou apaixonada pelos livros feministas que venho lendo, nesse último mês. Esse livro de Márcia Tiburi, não foi diferente. São poucas páginas, divididas em 17 capítulos de muito aprendizado e reflexões. É bem difícil destacar qual trecho do livro é mais interessante, porque ela cita os diversos aspectos pelos quais perpassa o feminismo. Acho que vale super a pena, a leitura, como ela disse, pra todas, todes e todos.
comentários(0)comente



Alanna. 08/02/2023

Não é um bom livro para começar a ler sobre feminismo
Acredito que a proposta desse livro, considerando seu formato menor e o título, seja ser uma forma de iniciar as leituras sobre o movimento feminista, mas sinceramente eu acho que é uma péssima ideia começar leituras sobre o tema por esse livro.

Eu já li outro livro da autora, chamado "Complexo de vira-lata: Análise da humilhação colonial", e achei uma leitura muito proveitosa, com excelentes pontos importantes sendo levantados, o que infelizmente não ocorre aqui.

Pra começar, achei o livro mal escrito. Em certos pontos a autora utiliza uma linguagem mais próxima do leitor, e em outros utiliza uma linguagem quase acadêmica, o que já quebra a questão de uma leitura inicial, pra um leitor que não tem contato com o assunto. Outra questão é de temas que a autora levanta sem desenvolvimento, ou sem relevância, inclusive. Em certo ponto ela relata uma história de um padre que "sem querer" faz uma divisão machista de tarefas, ela comenta a questão com esse padre (passa um pano pra ação dele, devo acrescentar), e termina dizendo "não sei como isso terminou, espero que tenha dado tudo certo" (tô escrevendo com minhas palavras, mas o contexto é esse). E eu lendo fiquei ?!?!?!?!?! Pra que coloca um trecho desses se você nem sabe se sua ação teve um resultado produtivo?!

A autora fala bastante de lugar de fala, tanto no começo do livro quanto no final, e desenvolve para termos como lugar de escuta e lugar de dor. Nessa parte ela entra bastante em contradição, mas nem é disso que eu vou falar. Quando retoma esse assunto no final do livro, ela menciona Beauvoir, na clássica frase "Não se nasce mulher, torna-se", uma frase muito significante para o movimento, mas que Tiburi me completa dizendo que de acordo com isso é possível dizer que não se nasce feminista, torna-se, em um contexto de que homens também podem ser feministas. Aí ela me perdeu totalmente.

Teve um trecho que me fez refletir bastante, quando a autora comenta a frase que ficou marcada e até mesmo virou piada nas redes sociais "Bela, recatada e do lar". Ela comenta a questão do contexto em que essa frase surge, e como ela não é meramente uma frase, e tem toda uma questão por trás dela sendo dita, um contexto político e social, principalmente considerando o que aconteceu em 2016, e com a saída de Dilma Rousseff da presidência. Esse trecho eu realmente achei interessante.

Enfim, acredito que existam livros melhores para quem quer começar a ler sobre feminismo. "Porque lutamos?", da Manuela D'Ávila, ou "Sejamos tomas feministas" da Chimamanda Ngozi Adichie" são alguns dos que consigo pensar agora.
comentários(0)comente



onelaura 31/01/2023

Feminismo em Comum
Saí de uma leitura muito boa com Sejamos Todos Feministas, e fiquei chateada que não gostei de Feminismo em Comum, a escrita foi chata pra mim e a leitura não rendeu nem um pouco...
comentários(0)comente



Ana Karolê || @anakaroline_gc 30/01/2023

Feminismo.

Uma Palavra. Um significado. Várias interpretações e conotações.

Esse é um livro teórico. Sobre o feminismo, a autora vai discorrendo. E tenta correlacionar o termo com outro termos socialmente e politicamente conhecidos e importantes.

Para um livro de bolso, ele traz muitas informações. As vezes, até um pouco emboladas e com situações repetitivas.

Nao foi das leituras do genero e da temática dos meus preferidos, mas com certeza, é um bom primeiro contato com o termo. Aproveito também, para indicar a propria bibliografia da usada para essa obra.

DLL23: com história sobre movimentos sociais
comentários(0)comente



Nicolly 23/01/2023

Incrível do começo ao fim!
A última frase é maravilhosa: "O feminismo em comum é um convite e um chamado para o diálogo e a luta. Aceitá-lo é a questão de inteligência sociopolítica e de amor ao mundo."
comentários(0)comente



Marry 23/01/2023

Para a pessoa falar que sexo é uma construção história antropológica é pq vive em uma bolha e alienada de se mesma! Péssimo!
Lucas | @luagonoslivros 02/07/2023minha estante
te amo, marry kkk




Maria4735 20/01/2023

Bom começar a ler sobre o Feminismo, ou não...
Devo admitir que escrever essa resenha foi um pouco difícil, principalmente por esse livro ter muitos pontos bons, mas alguns mais ou menos...
Porém uma coisa é certa, o que Tiburi expõe aqui, é como o feminismo é uma luta de todos por uma sociedade melhor, e não uma luta apenas das mulheres.
Minha maior questão foi com a forma que isso foi exposto... devo dizer que os capítulos curtos são uma vantagem, mas dão margem para a repetição de assuntos que deixam o livro prolixo, como se um capítulo falasse da mesma coisa que o outro.
É um bom livro para começar a ler sobre Feminismo? Talvez... se você tiver algum conhecimento, pelo menos mínimo, creio que já irá conseguir se situar bem nas pautas.
comentários(0)comente



Luisa 18/01/2023

Leitura rápida,fácil e enriquecedora! Pra quem tem interesse em adentrar nas ideias do feminismo é uma ótima opção!!!
comentários(0)comente



Lisboa 31/12/2022

O livro é bem denso, mas dá pra entender. Da primeira vez que li esse livro tinha odiado isso, mas dessa vez achei até legal, talvez na próxima leitura eu goste mais ainda.
comentários(0)comente



207 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR