As Primeiras Civilizações

Jaime Pinsky

Resenhas - As primeiras civilizações

1 | 2 | 3 | 4

Lucas.Wijk 05/01/2023

A editora contexto fez essa coletânea "Repensando a História", com uma série de livros curtinhos sobre diversos temas de história em geral. Assim como o anterior que li dessa coletânea, este vai direto ao ponto, com uma linguagem bem didática e acessível.

Obviamente, por ser um livro curtíssimo, acaba sendo bastante superficial. Como o próprio autor o define nas notas iniciais: trata-se apenas de um pontapé para aqueles que se interessam pelo assunto. Ainda assim, foi uma ótima leitura para sanar algumas curiosidades que eu tinha sobre civilizações antigas.

GelcimAria 10/10/2022

História
É um livro bem didático e relativamente fácil de compreender.
Traz bastantes referências de outras obras para quem deseja se aprofundar no assunto.
°°° 10/10/2022minha estante
Li o livro dessa coleção sobre o processo de escravidão no Brasil, e também tive essa sensação, ele e bem curtinho mais com informações importantes.

Japa 21/07/2022

Didática impecável
Primeira vez que leio algo do Jaime Pinsky, e realmente é bom demais.

Como tenho pouca leitura sobre as sociedades antigas, decidi começar por um livro pequeno, e me surpreendi pelo conteúdo de qualidade.

Apesar de ser um livro introdutório, é muito bem explicado, nada dificultado pela escrita ou edição. Eu gostei bastante, exceto duas ou três comparações mal feitas e até anacrônicas, o livro preza pa didática e fácil explicação, deixando lacunas de conteúdo que não são um problema já que a ideia não é explicar tudo sobre o assunto, e sim explicar o básico.

Gustavo.Henrique 27/04/2022

Me encontro desapontado com a leitura deste livro, eu entendo todos as razões de fazer com que a história alcance o grande público e, de fato, esse é uma de nossas tarefas, mas nem sempre essas tentativas dão certo! Na ânsia por eliminar como o próprio autor diz: ?erudição enfadonha? ele acaba por simplificar tanto a história, que as informações as vezes parece inferior das que são apresentadas em livros didáticos escolares. Salvo o último capítulo, os anteriores realmente deixam a quem e, é nítido que o motivo não é falta de conhecimento por parte do escritor, uma pena, poderia ser algo maior.

Marcio 18/04/2022

O livro é excelente, pois através de uma leitura leve e contagiante, o autor nos apresenta um pouco da história das civilizações antigas.

@csvicc 23/03/2022

Complementar
O autor opta por pincelar as principais características das três civilizações antigas mais influentes da Crescente Fértil ? Mesopotâmia, Egito e Hebreus ?, desconstruindo também alguns estereótipos que são comumente ensinados e desconsidera uma narrativa cronológica focada em grandes líderes e monarcas. Pode ser uma abordagem um tanto interessante para quem já tem algum conhecimento prévio dessas civilizações. Senti falta do autor mencionar a biblioteca de Nínive e as contribuições medicinais dos egípcios. Boa leitura.

Andre.Santana 23/03/2022

Breve História das antigas civilizações
O livro narra de maneira bem didática o fascinante processo civilizatório que conduz nossos ancestrais à conquista da fala, da agricultura, da escrita, à criação das cidades e dos impérios, à construção de templos e palácios, ao controle sobre os rios, à criação da civilização.

Boa leitura de introdução para quem interesse histórico por essa época.

Bcoutis 14/02/2022

Obra bastante razoável e introdutória sobre o início da organização humana, desde os seus primórdios até às chamadas primeiras civilizações orientais. Interessante pra quem precisa de um primeiro contato ou rever conceitos básicos esquecidos.

Iza 10/11/2021

Livro perfeito tanto pra quem tá começando a cursar história, quanto para estudantes de ensino médio que gostam desse tema. Não é um livro que vai se aprofundar com afinco em cada civilização, mas é um ótimo pontapé inicial para entender o começo de tudo.

Amanda Guelso 30/09/2021

Traz uma boa síntese sobre todo o processo que a humanidade atravessa da pré-história ao início da história. Foca principalmente nas questões de como as primeiras civilizações humanas foram formadas e porque elas se formaram.

Edmilson.Gomes 14/09/2021

É uma síntese sobre os primórdios da humanidade, é simples e fácil de compreensão, eu recomendo.
almeidalewis 15/09/2021minha estante
????. Kd as anotações dos livros ? que vc leu desde o início do ano ( 2021 ) que não estão aí no Skoob ?! ?

Edmilson.Gomes 16/09/2021minha estante
Pois é, alguns falta colocar

almeidalewis 17/09/2021minha estante
Então bora colocar para me atualizar né??? !!! ?

Rafitchu 04/08/2021

Não tão bom.
É um livro muito didático, acredito que é muito interessante para quem está no início do curso de história ou ciências sociais e quer ter uma leitura sobre as primeiras civilizações. Existem algumas contradições no apanhado de Jaime. Um lembrete - a última civilização tratada no livro, os hebreus, embora sua importância, não são tão vanguarda quanto pôr exemplo, os assírios que, infelizmente, não receberam um capitulo próprio.

Pietra.Silva 10/04/2021

Autor biscoiteiro cheio de opiniões desnecessárias a todo momento. Esperava um breve resumo do tema proposto, mas nem isso.

Michel 25/03/2021

Introdutório
Jaime Pinsky buscou contar a história desde os primórdios da nossa espécie, o que acabou fugindo um pouco do foco central do livro, que são as primeiras civilizações.
No geral, a obra é escrita de forma leve, o que facilita a leitura para o público como um todo. Busca apresentar os fatos de maneira descontraída e trazendo para a nossa realidade.
Para uma introdução ao tema proposto, o livro se faz de bom uso, porém, para quem busca algo mais aprofundado, este não contempla as expectativas.

No mais, por ser uma leitura rápida e de fácil compreensão, eu recomendo.

1 | 2 | 3 | 4