Ensaio sobre a Lucidez

Ensaio sobre a Lucidez José Saramago

Resenhas - Ensaio sobre a Lucidez

Dalila 15/03/2023

Meias palavras existem para dizer o que as interas não podem
O Saramago pra mim é uma experiência ambígua pq é difícil de ler e as vezes é difícil de entender, toda a leitura é subjetiva, todo dialogo é indefinido, não tem aspa, não tem travessão, as vezes não tem nem a palavra, ta so lá, a ideia, o conceito, a intenção, mas é tão maravilhosamente envolvente que fica impossível não de deixar levar pelo desenrolar confuso dos pequenos absurdos da imoralidade humana.
A vdd é que eu peguei esse sem muitas expectativas pq não esperava tantas ligações com o ensaio sobre a cegueira, mas as ligações aconteceram e as resoluções foram surpreendentes, a leitura inteira vai levando vc pra esse desfecho e msm assim as palavras te pegam desprevenida quando elas chegam.
Aqui ele se volta pras dinâmicas de poder e como o sistema se reinventa pra se manter em meio à mudanças e revoltas. É mais um mergulho na capacidade humana de descer aos extremos da corrupção moral com tão pouco estímulo. E em como é fácil deturpar a verdade e manipular as escolhas coletivas, msm que o coletivo esteja efetivamente lutando contra essa corrupção.
Não vou mentir demorei pra pegar o ritmo e achei a leitura cansada em alguns pontos, mas depois que a Mulher do Médico entrou em cena a história melhorou muito. Como pode uma mulher sem descrição e sem nome ser tão diva? E o comissário que prometeu nada e entregou tudo (literalmente). Aqui o Saramago macetou muito desenvolvendo personagens com tão pouco. Realmente um clássico literário necessário na vida de um leitor. Recomendo!

Milena 27/02/2023

?Nascemos, e nesse momento é como se tivéssemos firmado um pacto para toda a vida, mas o dia pode chegar em que nos perguntemos Quem assinou isto por mim.?

Paulo 19/02/2023

Saramago em momento menos inspirado
Trata-se talvez da obra menos inspirada do Saramago, mas que não deixa de ter o seu valor, principalmente pelo fato de ?conversar? com o excelente Ensaio sobre a Cegueira quando recupera alguns de seus personagens.
Ou seja, vale a pena, ainda que não seja o autor na sua melhor fase, quando trata de uma capital em que a rebeldia se manifesta através do voto em branco.

PedroSF 11/02/2023

Lucidez revolucionária
Quando a população de uma grande cidade decide pela opção não muito convencional de escolha na hora da eleição (o voto em branco), surpreendendo assim toda esfera governamental vigente, acaba se colocando em mais uma trama muito bem escrita de Saramago. Os personagens, apesar da falta de nomes próprios, conseguem ter essências muito críveis de pessoas ou cargos mundanos, mostrando como o desenrolar da história e todas as suas consequências realmente poderiam estar acontecendo em um país com uma democracia representada por pessoas um tanto duvidosas. Um dos artifícios usados pelo autor foi a presença de personagens de seu outro livro - Ensaio Sobre a Cegueira - para dar andamento na trama. O resultado, apesar de um pouco controverso, me agradou. Por fim, não dou 5 estrelas pois acredito que poderia ser explorado um pouco melhor esse (outro) fenômeno branco.

isa farinacio 03/02/2023

Acho incrível que alguém consiga contar uma história tão bem sem dar nome pra nenhum dos personagens

rschuwenk 24/01/2023

O que acontecer quando ninguém faz nada pra algo acontecer pode sempre surpreender a quem não esperava nada

Lucas Pinheiro 05/01/2023

Inesperado
A narrativa dá uma reviravolta sensacional.
Embora a leitura seja um pouco mais lenta, pelo estilo do Saramago, vale muito a pena insistir - como tudo o que li até agora dele?

Leticia 31/12/2022

"Nascemos, e nesse momento é como se tivéssemos firmado um pacto para toda a vida, mas o dia pode chegar em que nos perguntemos Quem assinou isto por mim"

Gleidson 30/12/2022

O Pior que eu já li de Saramago
O livro é bem escrito (como se era de esperar de Saramago), eis a única qualidade desse livro. Primeiro: a questão dos votos brancos não causaria uma celeuma em país nenhum, basta contar só os votos válidos e pronto! Só isso enfraquece muito a narrativa desse livro. Segundo: A ligação que Saramago faz com Ensaio Sobre a Cegueira é ridícula e não faz o menor sentido. Saramago foi bom em mostrar as fragilidades da nossa sociedade em Ensaio Sobre a Cegueira mas nesse aqui ele forçou a barra e muito!

Beatriz Machado 21/12/2022

Leia após Ensaio sobre a Cegueira
Ensaio sobre a Lucidez é uma continuação de Ensaio sobre a Cegueira e, portanto, deve ser lido posteriormente. Aquele acontece após quatro anos após o este, e portanto, quatro anos desde a última eleição que acontece em Ensaio sobre a Cegueira.

A obra traz como plot um processo eleitoral que está em curso. No dia da eleição, as pessoas inventam desculpas para não votarem, por exemplo: a chuva. Porém, depois de votarem e de contabilizados após o sol aparecer, o percentual de votos em branco chega em 83%, sendo considerado o início de um protesto contra um governo opressor.

Os dois partidos, um opositor ao outro, ficaram com 8%, de modo a não haver um vencedor. Diante disso, uma nova eleição é realizada e novamente os votos brancos se sobrepõem aos demais e pior: em um maior percentual. Portanto, o país não tem um presidente eleito, tampouco reeleito.

Diante disso, os políticos começam a investigar, proclamando até Estado de Sítio! Proibindo as pessoas de saírem do país, mas os políticos saem como fuga, deixando a população à mingua com a finalidade de que esta se entregue e escolha efetivamente um candidato que possa governar nos próximos quatro anos. O mais interessante é que, nos primeiros dias, nas primeiras semanas: a sociedade se adapta a um mundo sem política.

A população se mostra resistente ao governo e o governo se mostrava persistente em encontrar o autor do "crime", é nessa investigação que o livro se conecta com o Ensaio sobre a Cegueira (QUE MECANISMO!)

Não é o meu livro favorito do Saramago, mas para entender este, é preciso ler o Ensaio sobre a Cegueira. Ouso lembrar que Saramago possui uma linguagem um pouco rebuscada. Importante lembrar que, em respeito ao autor (porque este pediu), todos os livros deste estão em português de Portugal, além da estrutura ter sido preservada.

Portanto, de início, recomendo que leia Ensaio Sobre a Cegueira, vejo como, embora toda a estrutura esteja preservada, é uma linguagem bem fluída. Corra para ele antes deste, é o primeiro passo para se adaptar ao queridíssimo Saramago!

site: https://www.instagram.com/readstriz/

Gilcimar 19/12/2022

Momento inoportuno para esta leitura
Devido ao estilo bem próprio e peculiar do Autor, a primeira metade do livro foi bem angustiante e confusa. Entretanto, ao me adaptar ao estilo do Autor, tão logo o texto rapidamente se desenvolveu.
Sobre a narrativa, achei o texto monótono e desestimulante.

Marina 18/12/2022

Triste, ácido, com o humor, críticas e estilo habituais que tornam o Saramago um escritor sensacional.

Vanessa 18/12/2022

Reflexão
O livro é muito bom, envolvente e começa com uma leitura um pouco difícil, por conta da forma da narrativa. Saramago é narrador onipresente e dá ênfase nos acontecimentos e diálogos. Não há nenhuma característica sobre os aspectos físicos dos personagens. Também não há um enfoque em narrar o psicológico dos personagens. O livro pode ser dividido em duas partes: a primeira é sobre a cúpula do governo tentando resolver a situação atípica do voto em branco em massa; a segunda é sobre uma investigação. O livro nos faz refletir sobre situações atípicas em uma democracia e em como um governo dito democrático pode rapidamente enveredar-se por outros caminhos. É uma história muito boa, mas há alguns momentos de altos e baixos na narrativa, e algumas partes algumas vezes parecem desconexas. Além disso, alguns personagens têm uma participação importante e de repente somem da narrativa. No geral o livro é muito bom!

Deborah 11/12/2022

Humor de Saramago
Esse trecho aqui me fez lembrar de um certo presidente kkkk ?O presidente da república empalidecera, parecia um trapo que alguém distraidamente tivesse deixado no espaldar da cadeira e depois esquecido?.
Eu simplesmente adoro o humor de Saramago

wiz 11/12/2022

????
O livro é uma continuação de "Ensaio sobre a Cegueira", no entanto trazendo uma critica à fragilidade do sistema eleitoral/politico.
Lembrando que Saramago escreve sem algumas pontuações e poucos parágrafo e o livro é sem capítulos. Os personagens que acompanhamos vão mudando ao decorrer da história e mesmo os personagens não tendo nome, se entende o que se está a acontecer. Às vezes, não é uma cena real e sim uma hipótese na cabeça do personagem e deve-se atentar a isso.
O livro é muito bom, pois ao mesclar os dois livros e ao decorrer dos acontecimentos, as coisas vão se tornando melhores e a leitura mais confortável.
Prestem atenção no jeito metafórico de Saramago escrever as coisas. E pesquisem as traduções de algumas palavras, a leitura fica melhor.
É muito bom para sair da zona de conforto!!! E se desafiar ??