O Assassino do Zodíaco

O Assassino do Zodíaco Sam Wilson

Resenhas - O Assassino do Zodíaco

Vih 29/07/2021

A ideia é simplesmente genial! Só achei um pouco confuso,várias partes do livro. Tem muitos personagens,isso acabar deixando um pouco mais complicada a leitura. Acho que o autor se perdeu na história. Mas é incrível esse universo que ele criou. Não curtir muito o final também. Esperava mais do livro. Achei ele bem abaixo das minhas expectativas.

Cris 20/08/2021

Distopia, suspense e investigação
Neste livro, nós temos uma história que mistura suspense, investigação e um mundo distópico muito diferente.

Nesta sociedade, as pessoas são divididas por castas, que neste caso, são os signos astrológicos. É isto mesmo, o dia em que a pessoa nasce determina toda a vida dela: além de sua personalidade, seu emprego, o lugar em que vive e as pessoas com quem convive.

Alguns signos se destacam mais do que outros, como os taurinos (policiais e defensores da lei); os capricornianos (poderosos e ricos) e os arianos (pobretões, violentos e marginalizados). Já aviso de antemão que quem for ariano (meu caso) vai passar uma raivinha lendo este livro…

O livro envolve um mistério quando vários assassinatos começam a ocorrer, e um detetive se junta com uma amiga astróloga para desvendar esses crimes. Mas, paralelo a isto, vemos algumas subtramas acontecendo.

Este livro me chamou a atenção por causa do tema da astrologia, que eu achei muito diferente, apesar de eu mesma não ser tão fã de temas esotéricos. Fiquei curiosa pra conhecer como seria este mundo. Eu achei bem interessante a forma que o autor mostrou esta sociedade, ele também aborda a questão do racismo, preconceitos e a corrupção que ocorre neste mundo.

Senti falta de ter um destaque maior para outros signos, mas entendo que talvez tenha sido opção do autor focar mais em alguns grupos.

Acho que pra quem curte astrologia, é uma história bem interessante e diferente de se acompanhar, mas em relação ao suspense, achei que deixou um pouco a desejar. O livro se arrasta um pouco no meio, e dá uma acelerada já mais para o final.

site: http://instagram.com/li_numlivro

beaschlemper 26/08/2022

li 300 páginas pra ficar bom?
eu já tinha começado esse livro a uns anos e abandonado porque tinha achado chato mas resolvi dar outra chance pra ele agora. achei chato de novo.
só gostei de dois personagens, e os dois tiveram fins trágicos, sem contar que o livro só me pre deu depois de quase 300 páginas e eu demorei horrores pra terminar de ler. dei graças a deus que não me deixou de ressaca literária.
a escrita é MUITO confusa, eu tive que ler alguns parágrafos várias vezes pra entender, tinham muitos personagens, então eu vivia me perdendo e tendo que voltar várias páginas pra relembrar quem era quem, mas o final foi legalzinho.

madu 14/10/2022

a ideia é boa
Achei muito interessante o princípio de delimitar a sociedade e seu comportamento de acordo com os signos das pessoas, mas acho que se perdeu um pouco. Óbvio, o foco não é o desenvolvimento de personagem nem suas relações, mas eu senti falta desses detalhes dentro da vida deles, que é o que faz a gente conseguir se identificar com o que é narrado.
Como eu disse, como não é o foco, não tem problema, maaaaas ele deveria ter delimitado melhor o universo. Não se aprofunda em como começaram regimes baseados nisso e como houve a mudança social para aderirem a essa ideologia, principalmente fundamentada na ciência. O foco é em ser mais revolucionário e funciona muito bem, mas faltou mais. Acho que eu só gostei por causa desse viés, porque achei os personagens sem sal e sem identidade.

Caverna 23/09/2018

Áries, touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, libra, escorpião, sagitário, capricórnio, aquário e peixes são os signos que compõe o zodíaco. Em um mundo distópico, as pessoas são separadas de acordo com o signo ao qual pertencem e residem em comunidades designadas apenas para eles. Na hora de ter um filho, os pais precisam se planejar para que o bebê nasça dentro do mesmo signo que eles, para não precisar conviver com crianças de outro signo.

A partir dessas normas, é de se imaginar que haveria muito rebuliço e discórdia, mas na verdade a divisão funciona muito bem. Cada signo possui características próprias e com isso é fácil identificar de qual signo uma pessoa é apenas ao interagir com ela. A personalidade, os trabalhos e os objetivos são bem semelhantes entre os humanos do mesmo signo. Os piscianos se adaptam com qualquer tipo de emprego; os cancerianos são extremamente ligados à família; os capricornianos são estratégicos, lógicos e possuem como foco a grandeza; os arianos são tempestuosos; os taurinos são leais, teimosos e determinados; e por aí vai.

O sistema funcionava, mas também haviam atritos. Os arianos eram famosos por causarem protestos e destruições e se sentirem injustiçados, e para controlá-los, os taurinos estavam sempre à postos, já que sua grande maioria fazia parte da polícia.

Jerome Burton é um detetive taurino que ficara conhecido após solucionar um caso importante, mas ele jamais estaria preparado para o caso novo que chegava em suas mãos.

Rachel é pisciana e presta serviços de arrumadeira. Um dia, ela atende ao pedido do chefe de polícia para dar uma faxina em sua casa e ela vai, só que se depara com a porta entreaberta e um profundo silêncio dentro da casa. Nos fundos, ela encontra o homem na vala, com o intestino para a fora, num claro assassinato violento. Aquilo havia sido premeditado e brutal. Rachel não consegue escapar do assassino, mas o caso se torna viral. Todos sabem do ocorrido e querem uma resolução.

Burton inicia suas investigações, pesquisando documentos do chefe, contatos que ele tinha e possíveis inimigos. O assassino não deixara rastros, e a busca por respostas se mostra cada vez mais árdua. Para ajudá-lo, Burton chama Lindi Childs, uma astróloga forense aquariana especialista em perfis criminais. Lindi se interessa de imediato pelo caso e traça o mapa astral do chefe da polícia e dos suspeitos ao longo da investigação. As informações que ela obteem os auxiliam a trilhar um caminho obscuro e perigoso, principalmente quando mais mortes provocadas pelo mesmo assassino surgem.

Burton e Lindi precisam encontrar o criminoso. A mídia e a própria polícia os pressionam, mas as pistas parecem becos sem saída, como se o assassino estivesse brincando com eles.

De outro ponto de vista, Daniel Lapton descobre ter uma filha quase 20 anos depois, e que ela fora enviada para um local chamado Academia dos Signos Verdadeiros, uma escola para crianças problemáticas ou que nasceram no signo “errado”. Daniel não sabe o que acontecia por detrás das grades do colégio, apenas que era algo perturbador o bastante para a Academia ter sido fechada.

Desesperado por sinais que o levem até sua filha, Daniel, um capricorniano resoluto, moverá montanhas para achá-la. Mas será que ele gostaria do que por fim encontraria? E quanto à Lindi e Burton, o quanto suas vidas estariam em risco para deter o assassino do zodíaco?

Assim que a editora Jangada lançou o livro eu o desejei, mas foi na Bienal do Livro desse ano que não resisti e o levei comigo pra casa. Pela imagem não dá reparar, mas a capa é extraordinária. Dá pra sentir o símbolo dos signos em destaque no toque, e elas refletem de acordo com a luminosidade. Como sempre, a Jangada fez um trabalho sensacional com a edição, letras num tamanho ótimo e praticamente sem erros de digitação.

São poucas as histórias de ficção sobre astrologia, e Sam conseguiu construir uma distopia impressionante que poderia ser expandida para demais gêneros além do suspense e investigativo. Enquanto eu lia as primeiras páginas, totalmente empolgada, só podia pensar que um mundo dividido por signos renderia uma história sensacional de ação misturada com romance a la Divergente. Eu realmente gostaria muito de ver isso escrito um dia. Mas voltando pra história em questão, Sam acertou em cheio ao apostar em falar de astrologia e crimes. Ele soube abordar perfeitamente a maioria dos aspectos gerais pertencentes a cada signo e introduzi-los na obra.

O problema, no entanto, é que Sam dá tanto destaque ao suspense que se esqueceu de dar carisma aos seus personagens. Lindi é a mais humana. Daniel também é, mas sua loucura predomina. Burton é um robô relatando fatos e não demonstra emoções nem mesmo com relação à sua esposa grávida. Quer protegê-la e se preocupa com ela, sim, mas só entendemos isso porque é dito, não porque conseguimos captar esses sentimentos sendo transmitidos pelo personagem. Ao meu ver, essa foi a única falha, mas que não atrapalhou no desenvolvimento da história.

A obra é narrada em terceira pessoa e os capítulos são divididos entre Daniel, Burton, Lindi, e outros personagens onde a passagem vista pelos seus pontos de vista são importantes. A linha do tempo requer atenção, por isso pode se tornar um pouco confusa se o leitor estiver com a cabeça nas nuvens.

A identidade do assassino na verdade não é mistério algum. O autor deixa rastros claros disso ao longo da obra, e acho que seu objetivo era compreendermos os dois lados dos eventos: o das vítimas e o do assassino. Nada é preto no branco, né? Para tudo há uma razão.

As vítimas são de signos diferentes, por isso o titulo do livro, mas há uma explicação muito interessante acerca da forma como suas mortes foram aplicadas. Pode parecer mórbido, mas por todo o contexto, eu achei genial.

Os capítulos são bem curtos (pra vocês terem uma noção, são noventa capítulos!! Mas todos de em média 10 páginas), o que dá uma quebra na tensão e nos sentimos como se assistindo a um filme, as cenas intercalando entre os personagens e o que estão vivenciando.

A escrita de Sam é viciante. Ele descreve os cenários, mas os diálogos são muito presentes e esse é um fator que eu considero super positivo em livros, principalmente nos de suspense. É incrível acompanhar os debates dos personagens, suas idéias sendo expostas, as explanações da astróloga sobre os mapas e as posições dos astros, todos esses pontos favorecem para que a leitura flua.

E vocês, já tem uma ideia de quem pode ser o assassino? Seria alguém revoltado com o sistema, um serial killer? Eu apostava num escorpião vingativo ou nos arianos que adoram tocar o terror. Um amigo meu acreditava que poderia ser um virginiano perfeccionista, um geminiano cansado das regras impostas ou um capricorniano capaz de bolar grandes planos. Só vou dizer que o assassino é uma bela de uma mistura das nossas hipóteses hahaha.

O Assassino do Zodíaco é um thriller policial original e inteligente, perfeito para todos os doze signos.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com/2018/09/o-assassino-do-zodiaco.html

Luna 10/09/2022

E se, ao invés da cor, signos fossem a nova desigualdade?
O Assassino do Zodíaco é um livro maravilhoso e retrata a complexidade e a injustiça de uma sociedade enraizada em preconceitos.
Apesar da história do assassinato ser importante, o verdadeiro foco do livro é a divisão social causada pelos signos, que acabam por definir o destino das pessoas no momento em que nascem.
Uma história marcada por surpresas atrás de outra, você se vê preso entre os personagens e vai odiar alguns ao mesmo tempo em que se importa com eles. Dividido em duas perspectivas, vai se descobrindo cada vez mais coisas até que finalmente se entenda a relação entre elas.
Embora tenha um pouco mais de 450 páginas e ser o primeiro e único livro do autor, a escrita é muito fluída e viciante e os capítulos são curtos.
Meu único porém (e o motivo de minha nota ser 4.7) foi com o final, que, mesmo tendo achado muito bom, fiquei com uma sensação de faltar alguns pontos finais que poderiam ser resolvidos com alguns capítulos a mais. Mas ainda assim é uma história incrível que nos faz refletir sobre o mundo em que vivemos.
Super recomendo a leitura!
Leandro423 09/10/2022minha estante
Quanto ao final tive a mesma sensação que vc, mas não que tenha faltado algo mas sim que ele quis apressar pra terminar logo...mas fora isso a história é bacana, e pode confiar, sou de Touro rsrsr.

Só fiquei assustado com nota geral, 3,6... acho que podia ser maior...

IG Literário @senhoritayas 11/05/2020

Livro Confuso mas Interessante
Eu procurei entender a proposta do autor em trazer numa história, uma sociedade dividida pelos signos. Não pude deixar de achar estranho isso kkkkkk Mas se compararmos com o mundo real, não é tão diferente, levando em conta toda a desigualdade social existente.
O livro é bom de ler, foi pelo menos pra mim, porque eu gosto de capítulos curtos.
Apesar de ter ficado confusa a metade do livro, sobre todos os detalhes de astrologia apresentados (não entendo nada desse assunto kkkkk) é até interessante.
Gostaria de ouvir a visão de outras pessoas sobre esse livro, eu sinto que deixei passar algo fundamental e que eu precisava ter entendido kkkkkkk

Codeina 24/07/2022

confuso
Comecei o livro sem muito expectativas e sabendo pouco sobre ele.
Ao longo das páginas fui né apegando a cada personagem e encaixando as peças na minha cabeça.

Foi fluindo até ficar um pouco confuso e monótono.

O fim não foi surpreendente nem nada do tipo, mas no geral foi uma boa leitura.

Giza Cris 01/10/2022

Leitura interessante
A história se dá em uma sociedade separada por signos. No começo é relatado duas histórias aparentemente distintas uma da outra, um pouco confuso, mas no meio do livro as histórias vão se juntando e vemos uma ligação bastante inesperada.
Achei a história muito interessante, um desenrolar que realmente mostrou sentido.
Só achei que o final foi muito "de repente". Um final apressado sem muitos detalhes.
No fim, valeu a leitura.

Gabi 21/06/2021

Autor fode capricornianos ao vivo
Levei exatos 3 anos pra ler esse livro, vi a resenha dele no canal da Bel Rodrigues e me interessei, comprei, e ficou pegando poeira na minha estante.
Mas, agora, finalmente terminei. E as palavras que uso para defini-lo são: surpreendentemente não ruim.
Tu pensa: "kk livrinho de signo deve ser muito chato nem vou ler".
Mas o meu histórico de leitura mostra uma pessoa que ficou tão absorvida na leitura de signo que esqueceu de viver.
No começo tu fica confuso com as duas linhas do tempo diferentes mas depois tu te acostuma, e o desfecho... Aiai que delícia, mesmo que não tenha me agradado muito, ele se fechou muito bonitinho.
Confesso que assim que apareceu o capricorniano eu pensei "ata ok, o autor vai fazer eu me identificar com ele". Mas não, ou eu não sou capricorniana ou o personagem não foi muito bem... "personificado em capricórnio"?
Não concordo com as atitudes dele e não vejo razão segundo a minha moral.
Mas chega de falar do melhor signo do zodíaco e vamos falar sobre o final: a partir do meio (+-) tu já entende onde tudo vai acabar e tu fica triste. Como eu. Sim, eu estou triste.
É um bom livro. Não espere muito "ah eu ajo assim pq sou de tal signo" dos personagens, é mais a narração em terceira pessoa que faz isso.
E a leitura é bem rápida. Tu se vê presa num loop infinito já que os capítulos são bem curtos e sempre acaba querendo ler mais um.

Kethelen19 11/06/2024

Eletrizante
Com um começo arrastado, tentei começar este livro varias vezes, porém apenas nessa consegui terminar, foi o tempo certo.
Nessa história somos apresentados a uma sociedade que se divide em signos, e dependendo do signo em que você nasça, sua vida pode ser bem ruim.
Um chefe de polícia é assassinado em um condomínio de luxo taurino, onde deveria estar em relativa segurança, mas as coisas não são bem assim.
Uma vez encontrado o corpo, Jerome Burton assume o caso juntamente com a astróloga Childs, e ambos acabam entrando em uma toca de coelho, que os levará para um espiral aonde conheceram os bastidores corruptos, sórdidos e hediondos da cidade e da sociedade signista.