A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Su 22/05/2024

A coragem de não agradar
"A Coragem de Não Agradar", escrito por Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, é um livro que explora os princípios da psicologia adleriana, baseada nas ideias do psicólogo austríaco Alfred Adler. Estruturado como um diálogo entre um jovem e um filósofo, o livro desafia diversas crenças comuns sobre felicidade, autossuficiência e a busca pela aceitação dos outros.

Hiária 22/05/2024

Cansativo
E escrita é em forma de diálogo o que torna a leitura bem maçante!

No começo da leitura até prendeu minha atenção, mas do meio por fim foi entediante. Só terminei de ler porque nem que seja mastigando e engolindo à força, eu termino uma leitura e não abandono. ?

Katiuscia Tenaccioli 20/05/2024

Me surpreendeu!
Um diálogo entre um jovem e um filósofo. Leitura fácil e surpreendente. Acho que todas as pessoas deveriam ler este livro. O mundo seria bem mais fácil se todas as pessoas aprendessem e praticassem a filosofia deste livro!

Super indico!

Brenna27 19/05/2024

Uma conversa!
É um livro conversado, um jovem e um sábio, bem fácil a leitura e é agradável toda a conversa, eles trocam seus pontos de vista sobre a vida e o motivo de fazermos o que fazemos.
Discordei em muita pontos e concordei em muitos também, vale a pena as reflexões!
É muito bom até a metade, fica um pouco repetitivo, mas acho que é válido, afinal nós precisamos mesmo saber o que ele diz, e como termos coragem de não agradar, mesmoooo!

Kyuketsu 18/05/2024

Que livro incrível!!!!
De todos os livros que tive o prazer de ler, este sem dúvida é de longe o mais libertador. Ensinamentos simples, ditos de maneira simples e com profundos impactos em nossa vida.

Os autores apresentam o pensamento de Alfred Adler, psicólogo (e filósofo) que segue na contramão de Freud e Jung. A etiologia dá lugar à teleologia, ao mesmo tempo em que somos convidados (e convocados) a tomarmos o controle de nossas vidas simplesmente abrindo mão da tentativa de controle.

Princípios da teoria adleriana nos mostram que não há passado, traumas ou futuro. Tudo o que há é o momento presente. E como é libertador compreender que não temos controle sobre nada.

Em resumo, a vida é uma dança. ?

marfv15 17/05/2024

Trouxe outras perspectivas
é difícil concordar com o raciocínio filosófico da história kkkk porém continuei lendo com desprendimento de opinião pessoal e em alguns aspectos fez pouco sentido pra mim! é uma leitura que gera MUITO incômodo, mas vale a tentativa :)

Aline.Iacovone 15/05/2024

Conversa de um filósofo
Conversa de um filósofo com um jovem. Vai explicando sobre a filosofia adleriana mas parece que quando começa a entrar direito num assunto, já muda para outro.

Renata Cavalcante 15/05/2024

Bem contraditório
No início, eu estava gostando do livro. Mas depois vi muita contradição nas explicações do autor. Ele se contradisse muitas vezes durante o livro. Algumas teorias de Adler achei muito vazias, sem sentido na prática. Como uma pessoa com depressão pode ter, de forma espontânea, alguns pensamentos abordados no livro? Não é tão simples assim. Ele aborda a vida como sendo simples, um paraíso, será? A vida não é simples, mas é possível vivermos da melhor maneira sabendo como transpor os desafios. Enfim, não concordei com muita coisa e não leria de novo, mas isso é apenas minha opinião. Há quem gostou do livro.

Lari 13/05/2024

A coragem de não agradar
Esse livro mudou minha forma de pensar e de enxergar a vida, parece até exagerado dizer isso, mas é a mais pura verdade. A perspectiva que o autor traz no livro é realmente muito diferente de qualquer outro livro de autodesenvolvimento.

É um diálogo entre um jovem e um filósofo. Um jovem que está com diversas questões internas e a cada pergunta, o filósofo da uma aula sobre a vida. As perguntas que o jovem faz são perguntas que nós também fazemos.

A coragem de não agradar é um livro que fala sobre viver uma vida feliz sem ter medo de decepcionar ou desagradar os outros, mas sim uma vida repleta de liberdade e amor próprio.

Júlia Egito 07/05/2024

Um livro prático
Comecei a leitura com muitas expectativas por conta do hype, mas imaginei que fosse ser autoajuda. Porém, me surpreendeu muito por se tratar de um diálogo, que você se vê muitas vezes como o jovem. Muitas lições pra colocar em prática!

Paloma 05/05/2024

É preciso ter coragem
Para não assumir as tarefas das outras pessoas, e para saber separar. Livro traz bastante insights porém tem algumas partes que discordo um pouco. Mas coloque o refletor para você e viva o aqui e agora ?

Ãsis 02/05/2024

Eu gostei, surpreendentemente, do conteúdo do livro, mas os diálogos por parte do jovem achei um pouco rasos.

Alice 28/04/2024

?O desejo de reconhecimento o escraviza.?
Um novo jeito de ver a vida. Talvez leve bastante tempo pra conseguir enfim viver assim. São muitos padrões para serem quebrados, mas com toda certeza começarei a aplicar alguns ensinamentos.

?As pessoas querem satisfazer o desejo de reconhecimento. Mas, quando você se comporta de forma a agradar todo mundo, passa a viver sem liberdade, e isso também é impossível. Exercer a liberdade tem um preço, e o preço da liberdade nos relacionamentos interpessoais é desagradar algumas pessoas.?

Joyce772 27/04/2024

Fraco, mas vale a leitura
O livro é escrito todo em formato de diálogo entre um filósofo e um jovem, isso não me agradou muito. O livro tem uma escrita simples e leve de entender, mas também tem um conteúdo fraco e básico. Não traz nenhuma abordagem revolucionária, nem apresenta dados ou algo profundo.

Porem, não vou dizer que não tirei nada de bom desse livro, ele traz alguns ensinamentos sobre a vida, é mais válido pra quem se sente perdido em relação a vida. É um livro que recomendo pra quem é jovem e está entre a adolescência e os 20 e poucos anos.

Se eu tivesse lido nos meus 20 anos provavelmente teria achado esse livro um máximo. E iria amar o conteúdo.

Laura3102 22/04/2024

É como ter miopia e colocar óculos?enxergamos melhor o mundo
O livro mostra que frequentemente nos prendemos demais ao passado ou futuro, como se a vida fosse uma linha reta. Quando na verdade o importante é o agora, é ter coragem de ser quem você de verdade, sem medo de desagradar os outros, porque no final não é possível viver pra agradar as pessoas e ter liberdade ao mesmo tempo. É nesse momento que traçamos o caminho na nossa vida, e não está escrito o destino final, porém estamos com a caneta na mão aqui e agora. O que devemos nos perguntar é: o que devemos fazer aqui e agora? Você tem coragem de ser feliz e mudar o que não está bom na sua vida?
Vale ressaltar que vários conceitos da psicologia adleriana são discutidos, e o melhor é que quem lê se percebe em um debate sobre tópicos profundos, com vários questionamentos sobre como aplicar na prática o que é apresentado. É uma boa leitura para quem quer ter mais contato com psicologia, filosofia ou simplesmente quer entender melhor si mesmo??