A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Tami 05/06/2024

A coragem de não agradar
O livro aborda os ensinamentos e conceitos da teoria de Alfred Adler. Durante a leitura podemos acompanhar as ideias por meio de diálogos entre um filósofo e um jovem, eles abordam inúmeros assuntos com base na vivencia do ser humano, trajetória, felicidade, entre outros.
Esse é um livro muito reflexivo, no decorrer da leitura somos convidados a pensar e questionar muitos aspectos de nossa vivencia em sociedade e busca pela felicidade.

léo 04/06/2024

Aqueles insights
Clareza, discernimento, amadurecimento, evolução, crescimento? tudo isso você vê nesse livro? não é nada muito novo ou especial mais super necessário!!!! Recomendo a leitura!

nota: 4,2/5.

Sabrina Horn 04/06/2024

"A Coragem de Não Agradar", escrito por Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, é uma obra transformadora que explora os princípios da Psicologia Adleriana para ajudar os leitores a libertarem-se das expectativas dos outros e viverem uma vida autêntica e plena. Publicado inicialmente em 2013, o livro rapidamente se tornou um best-seller mundial, inspirando milhões a reavaliar suas vidas e escolhas.

#### Estrutura e Conteúdo

O livro é estruturado como um diálogo entre um jovem insatisfeito e um filósofo sábio, o que torna a leitura dinâmica e envolvente. Essa abordagem dialógica facilita a compreensão dos conceitos complexos da psicologia de Alfred Adler, um contemporâneo de Freud, cujas ideias centrais giram em torno da importância da autodeterminação e da capacidade de moldar a própria vida.

#### Temas Principais

1. **Liberdade e Autodeterminação:**
- Kishimi e Koga discutem como as pessoas podem alcançar a verdadeira liberdade ao se livrar da necessidade de agradar aos outros. Eles argumentam que a busca pela aprovação externa é uma forma de autolimitação que impede o crescimento pessoal.

2. **Causas e Propósitos:**
- Diferente da abordagem freudiana, que foca nas causas passadas dos problemas, a Psicologia Adleriana enfatiza os propósitos futuros. O livro sugere que as pessoas podem reconfigurar suas vidas ao focar nos objetivos que desejam alcançar, ao invés de ficarem presas ao passado.

3. **Responsabilidade e Relações:**
- Uma parte crucial do livro trata da responsabilidade individual e das relações interpessoais. Os autores argumentam que assumir a responsabilidade por nossas ações e escolhas é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Eles também destacam a importância de construir relações saudáveis baseadas na igualdade e no respeito mútuo.

4. **Coragem para Ser Imperfeito:**
- Kishimi e Koga incentivam os leitores a aceitarem suas imperfeições e a não temerem o julgamento alheio. A coragem de ser imperfeito é apresentada como um passo vital para alcançar a autocompaixão e a verdadeira autoestima.

5. **Superação dos Sentimentos de Inferioridade:**
- O livro aborda os sentimentos de inferioridade que muitas pessoas experienciam e oferece estratégias para superá-los. Ao invés de se comparar constantemente com os outros, os autores sugerem que devemos focar em nosso próprio progresso e desenvolvimento.

#### Estilo e Narrativa

A escolha de apresentar o conteúdo através de um diálogo entre o jovem e o filósofo facilita a digestão das ideias complexas. O estilo de escrita é acessível e envolvente, permitindo que leitores de diferentes níveis de familiaridade com a psicologia possam apreciar e aprender com o texto.

#### Reflexões e Impacto

"A Coragem de Não Agradar" desafia muitas crenças convencionais sobre felicidade e sucesso. Ao encorajar os leitores a se libertarem das expectativas sociais e a viverem de acordo com seus próprios valores, o livro oferece uma abordagem radical para a busca da felicidade. A obra promove uma reflexão profunda sobre como vivemos nossas vidas e como podemos tomar o controle para criar uma existência mais satisfatória e autêntica.

#### Conclusão

"A Coragem de Não Agradar" é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em desenvolvimento pessoal e psicológico. Ichiro Kishimi e Fumitake Koga oferecem insights valiosos baseados na Psicologia Adleriana que podem ajudar os leitores a transformar suas vidas. Com sua abordagem prática e inspiradora, este livro não só educa, mas também motiva os leitores a buscar uma vida mais livre e realizada.

Link 01/06/2024

Um livro bem profundo com conceitos complexos, apesar da linguagem simples, que parecem não fazer sentido em um primeiro momento mas que são bastante coerentes com o decorrer do livro. Este merece mais de uma leitura e a prática dos conceitos expostos para que o leitor possa ter uma vida feliz e com um propósito.

larisse. 31/05/2024

O Mundo é simples e a Vida também.
Um bom livro. um pouco cansativo admito, mas não deixa de trazer consigo ensinamentos que podem e devem ser levados para a vida. Como por exemplo, aprender a deixar o passado para trás e não pensar no futuro. Pois o mundo e a vida se tornam simples quando vivemos e nos dedicamos ao atual momento, O AQUI E AGORA.

- A maior de todas as mentiras da vida é não viver o aqui e agora. É olhar para o passado e o futuro, lançar uma luz fraca sobre toda a sua vida e acreditar que conseguiu enxergar alguma coisa. Até aqui, você se afastou do aqui e agora e lançou uma luz ou inventou passados e futuros. Você contou uma grande mentira para sua vida, para esses momentos insubstituíveis.

Geisa68 30/05/2024

Interessante
É um livro denso que acontece por conversa de duas pessoas, tem uns insights bem interessantes mas falta profundidade no tema e na psicologia de Adler, que é bem interessante, vale para poder pesquisar mais sobre e se aprofundar se assim gostar.

Jessica.Jerusa 29/05/2024

Esperava muito mais
Me falaram tanto desse livro que achei que ele mudaria minha vida, mas não mudou. Bem ruim, argumentos bem merda, mas não sei quem é pior o jovem ou o filósofo, não atoa nunca ouvi falar no tal do psicólogo debatido no livro.

Roberto 28/05/2024

O livro é um diálogo entre um velho filósofo e um jovem, o livro em si em sensacional mas eu não dou 5 estrelas porque tem coisas que não dá pra engolir

Su 22/05/2024

A coragem de não agradar
"A Coragem de Não Agradar", escrito por Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, é um livro que explora os princípios da psicologia adleriana, baseada nas ideias do psicólogo austríaco Alfred Adler. Estruturado como um diálogo entre um jovem e um filósofo, o livro desafia diversas crenças comuns sobre felicidade, autossuficiência e a busca pela aceitação dos outros.

Hiária 22/05/2024

Cansativo
E escrita é em forma de diálogo o que torna a leitura bem maçante!

No começo da leitura até prendeu minha atenção, mas do meio por fim foi entediante. Só terminei de ler porque nem que seja mastigando e engolindo à força, eu termino uma leitura e não abandono. ?

Katiuscia Tenaccioli 20/05/2024

Me surpreendeu!
Um diálogo entre um jovem e um filósofo. Leitura fácil e surpreendente. Acho que todas as pessoas deveriam ler este livro. O mundo seria bem mais fácil se todas as pessoas aprendessem e praticassem a filosofia deste livro!

Super indico!

Brenna27 19/05/2024

Uma conversa!
É um livro conversado, um jovem e um sábio, bem fácil a leitura e é agradável toda a conversa, eles trocam seus pontos de vista sobre a vida e o motivo de fazermos o que fazemos.
Discordei em muita pontos e concordei em muitos também, vale a pena as reflexões!
É muito bom até a metade, fica um pouco repetitivo, mas acho que é válido, afinal nós precisamos mesmo saber o que ele diz, e como termos coragem de não agradar, mesmoooo!

Kyuketsu 18/05/2024

Que livro incrível!!!!
De todos os livros que tive o prazer de ler, este sem dúvida é de longe o mais libertador. Ensinamentos simples, ditos de maneira simples e com profundos impactos em nossa vida.

Os autores apresentam o pensamento de Alfred Adler, psicólogo (e filósofo) que segue na contramão de Freud e Jung. A etiologia dá lugar à teleologia, ao mesmo tempo em que somos convidados (e convocados) a tomarmos o controle de nossas vidas simplesmente abrindo mão da tentativa de controle.

Princípios da teoria adleriana nos mostram que não há passado, traumas ou futuro. Tudo o que há é o momento presente. E como é libertador compreender que não temos controle sobre nada.

Em resumo, a vida é uma dança. ?

marfv15 17/05/2024

Trouxe outras perspectivas
é difícil concordar com o raciocínio filosófico da história kkkk porém continuei lendo com desprendimento de opinião pessoal e em alguns aspectos fez pouco sentido pra mim! é uma leitura que gera MUITO incômodo, mas vale a tentativa :)

Aline.Iacovone 15/05/2024

Conversa de um filósofo
Conversa de um filósofo com um jovem. Vai explicando sobre a filosofia adleriana mas parece que quando começa a entrar direito num assunto, já muda para outro.