A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Júlia Egito 07/05/2024

Um livro prático
Comecei a leitura com muitas expectativas por conta do hype, mas imaginei que fosse ser autoajuda. Porém, me surpreendeu muito por se tratar de um diálogo, que você se vê muitas vezes como o jovem. Muitas lições pra colocar em prática!

Paloma 05/05/2024

É preciso ter coragem
Para não assumir as tarefas das outras pessoas, e para saber separar. Livro traz bastante insights porém tem algumas partes que discordo um pouco. Mas coloque o refletor para você e viva o aqui e agora ?

Ãsis 02/05/2024

Eu gostei, surpreendentemente, do conteúdo do livro, mas os diálogos por parte do jovem achei um pouco rasos.

Alice 28/04/2024

?O desejo de reconhecimento o escraviza.?
Um novo jeito de ver a vida. Talvez leve bastante tempo pra conseguir enfim viver assim. São muitos padrões para serem quebrados, mas com toda certeza começarei a aplicar alguns ensinamentos.

?As pessoas querem satisfazer o desejo de reconhecimento. Mas, quando você se comporta de forma a agradar todo mundo, passa a viver sem liberdade, e isso também é impossível. Exercer a liberdade tem um preço, e o preço da liberdade nos relacionamentos interpessoais é desagradar algumas pessoas.?

Joyce772 27/04/2024

Fraco, mas vale a leitura
O livro é escrito todo em formato de diálogo entre um filósofo e um jovem, isso não me agradou muito. O livro tem uma escrita simples e leve de entender, mas também tem um conteúdo fraco e básico. Não traz nenhuma abordagem revolucionária, nem apresenta dados ou algo profundo.

Porem, não vou dizer que não tirei nada de bom desse livro, ele traz alguns ensinamentos sobre a vida, é mais válido pra quem se sente perdido em relação a vida. É um livro que recomendo pra quem é jovem e está entre a adolescência e os 20 e poucos anos.

Se eu tivesse lido nos meus 20 anos provavelmente teria achado esse livro um máximo. E iria amar o conteúdo.

Laura3102 22/04/2024

É como ter miopia e colocar óculos?enxergamos melhor o mundo
O livro mostra que frequentemente nos prendemos demais ao passado ou futuro, como se a vida fosse uma linha reta. Quando na verdade o importante é o agora, é ter coragem de ser quem você de verdade, sem medo de desagradar os outros, porque no final não é possível viver pra agradar as pessoas e ter liberdade ao mesmo tempo. É nesse momento que traçamos o caminho na nossa vida, e não está escrito o destino final, porém estamos com a caneta na mão aqui e agora. O que devemos nos perguntar é: o que devemos fazer aqui e agora? Você tem coragem de ser feliz e mudar o que não está bom na sua vida?
Vale ressaltar que vários conceitos da psicologia adleriana são discutidos, e o melhor é que quem lê se percebe em um debate sobre tópicos profundos, com vários questionamentos sobre como aplicar na prática o que é apresentado. É uma boa leitura para quem quer ter mais contato com psicologia, filosofia ou simplesmente quer entender melhor si mesmo??

Reh 21/04/2024

Necessário
Que diálogo necessário, consegue nos fazer entender, nos inspirar a aceitar a nossa própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem somos. Super indico. Vale a pena a sua leitura.

patriciamarilene 20/04/2024

Confuso e impossível
Apesar de muitas coisas a serem refletidas, e boas frases. Me parece algo difícil de seguir, apesar de que algumas possam mesmo ser colocadas em prática. Acho que não curti mesmo, foi o formato de diálogo, mas curti que os capítulos são curtos. Acho que não é muito meu estilo, mas sempre algo pode ser aproveitado.

leiturasdagabby 19/04/2024

?Porque as pessoas podem mudar, não importa a idade.?
Eu levei muito mais tempo do que pensei para concluir esse livro. Ao mesmo tempo que é um livro simplista, é também muito complexo. A cada capítulo, meu cérebro fervia com diversos pensamentos. É bem repetitivo, mas isso foi bom pra mim. Aprendi muito com a psicologia Adleriana e tem coisas que irei levar para vida, entretanto, não concordo 100% com a teoria dele, pois sou muito da linha de Freud kk.

Uma das grandes mensagens foi entender que não devo me preocupar com o que o outro espera ou pensa sobre mim. essa tarefa não é minha.

devo fazer algo por gostar, me sentir feliz, e não para esperar aprovação, elogios de alguém ?

PRA MIM, esse livro foi surreal em certos pontos, e logo pretendo reler para sempre relembrar de aplicar coisas que com certeza irá mudar meu estilo de vida!

Leandro 07/04/2024

Simplório
O livro apresenta algumas ideias de relacionamento interpessoal, mas é tem ideias que parecem ser simplórias. Apesar de algumas coisas poderem ser aplicadas, o livro faz um reducionismo da vida tão grande que beira o absurdo.

Em geral, é um livro onde a discussão vai do nada pra lugar nenhum.

Debora368 05/04/2024

Minha expectativa estava alta demais
Comecei a ler esse livro com uma expectativa alta demais. Achei os conceitos simplistas como se fosse algo enlatado.
Parte do livro é bom mas no fim o conceito é do viver aqui e agora.
Me decepcionei e embora me trouxe algumas reflexões necessárias, não achei que valeu a pena. Cansativo.

Renata 30/03/2024

É uma forma totalmente nova de ver a vida. Uma filosofia diferente de tudo que eu já tinha visto. Vale a pena a leitura e com certeza foi um livro que me fez refletir e mudar minha maneira de ver o mundo.

Emerson318 29/03/2024

Achei bem chatinho. Não o tema, mas a forma. Recomendo a fonte do formato. Vão direto aos diálogos de Platão, Sócrates. Vão ganhar mais, acreditem.

Liceli 29/03/2024

O trauma não te define
A obra fala sobre uma linha de filosofia/psicologia desenvolvida por Adler.
O livro é um diálogo entre um filósofo e um jovem questionador e insatisfeito com a própria vida, que busca respostas pra felicidade, socialização e realizações pessoais.
Confesso que filosofia não é algo que me desperte muito interesse. Mas as ideias propostas por Adler me fizeram refletir e até sentir um certo alívio sobre viver comigo e com as outras pessoas.
Para resumir, vou deixar um trecho que resume bem tudo que foi lido aqui:
?Portanto, dance os momentos do aqui e agora e viva intensamente. Não olhe para o passado nem para o futuro. Viva cada momento completo como uma dança. Você não precisa competir com ninguém nem ter um destino. Se estiver dançando l, chegará a algum lugar?.

Isa 26/03/2024

Esse livro de fazer ter meio e um insiths e sua cabeça explode.
Com certeza futuramente irei reler, para ter uma outra perspectiva e outras análises que não tive com essa primeira leitura.
Não é um livro fácil de ler, você precisa se concentrar, parar um pouco para absorver tudo o que foi falado.
Mas vale super a pena a experiência dessa leitura.