A Coragem de não agradar

Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Marcinha 09/12/2021

Chamada pelo título e abraçada pelo conteúdo!
...foi assim que já defini esse livro.

Em cinco noites (não consecutivas) de conversa, entre um jovem bibliotecário e um filósofo.

A forma como foi escrito em diálogos, ajuda bastante na compreensão, nos faz refletir e agir.
Somos apresentados a psicologia Adleriana (Alfred Adler), a psicologia da coragem, do controle das emoções e reações. Na qual existem objetivos claros traçados para o comportamento e a psicologia do ser humano.

É sobre mudar a si mesmo e negar a necessidade de buscar o reconhecimento dos outros, tão pouco satisfazer suas expectativas.
Não ficar preso à acontecimentos passados, comodismo, vitimismo...o que nos faz lembrar aquela velha frase: "Não é o que fazem com a gente, mas aquilo que fazemos do que fazem conosco."

Sa 19/05/2023

Como foi interessante conhecer a psicologia adleriana, muito agregador e me gerou algumas reflexões e até percepções sobre mim mesma. Obviamente não concordei com todas as ideias de Adler mas é muito interessante os estudos realizados acerca do ser humano e suas relações interpessoais.

Wolfgang Terra 29/12/2023

Trata-se de um livro que aborda, simplificadamente, as teorias da psicologia de Alfred Adler. O roteiro é consolidado pelo diálogo entre um filósofo e um jovem sobre os assuntos mais elementares sobre os relacionamentos interpessoais e a origem dos nossos problemas. O assunto parece simples, mas ter a coragem de não agradar implica reconhecer o nosso valor enquanto ser humano e a nossa importância para a comunidade como um todo (independente de profissão, estado civil, sexo, etc). Recomendo a leitura a todas as pessoas que buscam ser melhores a cada dia ??

Lucas1429 14/07/2022

"O mundo é simples e a vida também"
Ótima maneira de descobrir a psicologia adleriana. Um diálogo como os de Sócrates. Clássico!
Leitura bem leve e fluida, mas que te faz refletir bastante. Dá até um certo desconforto algumas vezes. Como o próprio autor fala: " o pensamento de Adler é uma compilação de antíteses do pensamento social comum". Sem dúvidas é o tipo de leitura que te dá vários tapas na cara e te faz abrir o olho pra muita coisa. Consequentemente, te ajuda a se libertar de uma vida escravizada pela autossabotagem e pelas opiniões dos outros. Libertador!!

Ingrid 01/04/2023

Adler, seu safadinho!
O texto do livro é em formado de diálogos entre o Filósofo e o Jovem, uma homenagem aos diálogos de Sócrates e Platão. O livro discute aspectos importantes da filosofia, psicologia de Adler para uma vida mais autêntica e feliz. No entanto, como os próprios autores admitem, há assuntos e teorias que simplesmente não estamos prontos para entender/ colocar em prática. Precisa-se de anos de estudos e dedicação, mas este livro é um começo para essa caminhada. Eu gostei especialmente de dois temas " A coragem de não agradar" e entender que certas coisas competem aos outros e não a nós e a questão do momento presente, o "Agora". Achei o Jovem muito chato e irritante (embora em alguns momentos os questionamentos dele também foram os meus), a questão é que o Jovem sempre tem esse ar de prepotente e revoltado (kkkkk), eu achei meio ridículo às vezes. E bem no final, do nada, ele começa a concordar magicamente (eu odiei isso, ficou claro que foi só para acabar logo o livro). Ficou parecendo aqueles finais mal feitos dos filmes que tudo se resolve magicamente. Apesar disso, o livro é muito bom e eu super- recomendo a leitura.

Jorge 13/01/2022

Pelo título...
... da para ter uma ideia de que será uma coisa incrível. Posso até dizer que sim, mas achei que seria mais acirrado o diálogo do meio para o final, mas não aconteceu. Mesmo assim é uma excelente leitura... Aprendi muitas coisas... Recomendo!!!

Ana Pereira 06/02/2022

Este livro é um diálogo entre um filósofo e um estudante. O estudante é como se fosse nós, leitores. O filósofo vai respondendo todos os questionamentos do estudante por meio da teoria de Adler, que acredita na mudança, como se aceitar, como sentir a felicidade e como doar-se.
Um livro com vários pontos pra refletir.

1001 Páginas 14/10/2022

"Somos nós que determinamos nossa vida de acordo com o sentido que damos às experiências passadas. Sua vida não é algo que alguém dá a você, mas algo que você próprio escolhe, e é você quem decide como viver."

Thais 28/06/2023

Transformador!
Esse livro se tornou a minha indicação oficial para absolutamente qualquer pessoa em qualquer situação!

Gustavo.Cabral 17/02/2021

Mudará sua forma de encarar a vida.
Esse livro me impactou em uma forma positiva num tanto... Que eu não tenho nem como mensurar.

Mudou minha perspectiva e como eu me enxergo e enxergo o mundo ao meu redor.
Seus conceitos ultrapassam seu tempo, de forma dinâmica aborda conceitos de Sócrates, Platão, pensadores clássicos sob a ótica de Adler. Ué, mas quem foi Adler?

Adler era psicólogo. E teve um papel importantíssimo que ainda vai ser mais descoberto e explorado pela psicologia... Suas ideias para mim são mais aplicáveis e plausíveis do que seu contemporâneo Freud. O livro disseca de maneira magistral o que ele postulou.

Deixe-se guiar pela mão para ter coragem de ser feliz no agora. Pois só existe o agora.

Mrs. Carstairs 24/10/2021

Diferente do que estou acostumada a ler
Achei o livro muito interessante, principalmente, por ser de um gênero que eu não costumo ler (é meu primeiro, na verdade). Achei muito legal a abordagem da filosofia e o fato de o livro ser todo na forma de um diálogo entre um filósofo em um jovem - com as mesmas angústias que eu. O porém é que, em muitos pontos, esta conversa se tornou repetitiva e cansativa. E também não consegui concordar com algumas coisas. Talvez um dia eu o leia de novo e mude meu pensamento.

Escritora Li 19/02/2023

Um texto filosófico picado em diálogos
Me pareceu um texto filosófico picado em diálogos e isso se tornou repetitivo e cansativo pra mim.

Como admiradora de Freud e Jung, foi bem difícil levar fé em 90% das argumentações, não sei... Não colou pra mim.

Não recomendaria e não leria de novo, mas entendo quem possa ter visto sentido e coerência, não foi o meu caso.

Tami 05/06/2024

A coragem de não agradar
O livro aborda os ensinamentos e conceitos da teoria de Alfred Adler. Durante a leitura podemos acompanhar as ideias por meio de diálogos entre um filósofo e um jovem, eles abordam inúmeros assuntos com base na vivencia do ser humano, trajetória, felicidade, entre outros.
Esse é um livro muito reflexivo, no decorrer da leitura somos convidados a pensar e questionar muitos aspectos de nossa vivencia em sociedade e busca pela felicidade.

João 28/03/2022

Uma nova visão de mundo
Um livro que parece autoajuda, mas não é.

Os autores se proporam a expor a filosofia do psicanalista Alfred Adler no melhor estilo platônico.

O livro apresenta pontos chave da psicanálise de Adler através de um debate, que consiste em um jovem tentando refutar um velho sábio. A leitura é extremamente dinâmica, agradável e clara, além de cumprir bem o papel proposto.

O jovem, no entanto, é um tanto caricato em certos momentos e demasiado conveniente à história em outros. O que dá pra ser relevado, entendendo que o propósito é a exposição de uma ideia e não estraga a leitura.

Recomendo demais o livro a todos, principalmente pelas ideias e visão de mundo apresentadas serem muito interessantes, acredito que possam realmente ajudar na vida de quem as aplicar.

Gabi 02/04/2022

Coragem
Gostei muito da forma que o livro foi escrito, na forma de diálogo entre o filósofo e o jovem.

O livro é muito bom, cheio de ensinamentos e reflexões, traz informações sobre a psicologia e filosofia adleriana.

Esse livro leva a refletir sobre vários pontos de como viver a vida e como tudo é um ciclo de questões que ao serem resolvidas e aplicadas tornariam a vida leve e simples.

"Você está perdido na sua vida. E por quê? Você esta perdido porque tenta escolher a liberdade. Ou seja, um caminho no qual não tenha medo de ser detestado e não leve uma vida determinada pelos outros. Um caminho só seu."