Viagem na Rússia

Viagem na Rússia Joseph Roth

Resenhas - Viagem na Rússia

Luiz Pereira Júnior 21/04/2023

Em algum lugar do passado...
“Viagem na Rússia”, de Joseph Roth, é, em primeiro lugar, o que o próprio título indica: uma viagem na Rússia, obviamente. No entanto, é bem mais do que a narração de uma viagem ou a descrição de uma sociedade.

O livro, em mais uma edição de bolso tipicamente curta e cara da Editora Âyiné (sempre vou repetir isso), também é uma obra de opiniões, de impressões, de reflexões sobre um mundo que acabava de morrer (a Rússia imperialista) e um mundo com poucos anos de vida (a Rússia comunista).

Abordando temas como o contraste entre a vida no interior rural e na cidade; o ateísmo oficial e a religiosidade cotidiana; a farsa de uma sociedade que supostamente deveria ser igualitária; a moral da nova mulher e a dita mais antiga profissão do mundo; a nova estrutura (ou a falta dela) nas grandes cidades e naquelas nem tão grandes assim; a permanência da questão judaica e o enorme preconceito contra os judeus (preconceito esse supostamente banido pelo regime comunista); a formação e a subserviência pelo que é estrangeiro; o militarismo em seus aspectos mais chamativos e outros mais, Joseph Roth nos faz uma viagem pela Rússia que ora surgia.

Não, isso não está correto. Talvez seja melhor dizer que Joseph Roth nos faz ver a Rússia pelos seus olhos... Bem, ainda não é isso. Tentemos novamente.

Joseph Roth nos faz adentrar em sua mente para que possamos ver a supostamente nova Rússia por seus olhos.

E será que um dia teremos alguém com o mesmo talento de Joseph Roth para nos fazer ver a transformação e morte da outrora nova Rússia para a Rússia dos nossos tempos?

Marina 15/03/2023

Em 1926, o autor viaja para a Rússia, que havia se tornado União Soviética há menos de uma década. A viagem foi proposta por um jornal alemão para ele pudesse reportar em primeira mão suas impressões sobre o país e seus habitantes. É interessante o olhar desse estrangeiro sobre as mudanças ocasionadas pelo regime soviético, mas em alguns momentos achei o relato carregado de preconceitos. Gostei, mas não é dos melhores relatos que já li sobre a União Soviética.