O escaravelho de ouro e outras histórias

O escaravelho de ouro e outras histórias Edgar Allan Poe

Resenhas - O escaravelho de ouro e outras histórias

Thay 23/01/2020

Uauu!!!
Primeiro livro que leio de Edgar e estou impressionada! É magnífico... Simplesmente apaixonada.
O segundo conto (Enterro Prematuro!) pra mim foi um conto muito impressionante meio aterrorizante. Imaginar as pessoas em tal situação é desesperador.
Lembrei-me de uma "história" de minha cidade Natal sobre um velho amigo da família, onde ele passou por situações semelhantes das descritas no conto.
O mais assustador é que realmente é real, já aconteceu e pode acontecer...
Beatriz 22/09/2020minha estante
Acabei de ler esse conto e à medida que ia lendo ficava imaginando como seria estar numa situação dessas, bizarro!

Thay 30/09/2020minha estante
Eu fiquei arrepiada e ao mesmo tempo encantada. Pq agora sei de onde meus avós e tios mais velhos tiram as ideias de "aconteceu no sitio de fulano de tal". Kkkkkkk... Principalmente antigamente, em roda de familia envolta de uma fornalha

Beatriz 04/10/2020minha estante
Hehehe que legal

-natalia 02/03/2021

O Escaravelho de Ouro e Outras Histórias
Para mim, os contos de O Escaravelho de Ouro e Outras Histórias não foram assim tão bons. Estava com as expectativas um pouco altas para o conto que dá nome ao livro, pois na apresentação diz que é o mais reconhecido do Poe, mas eu achei bem chatinho; foi só um mistério com aventura, nada parecido com os outros. As histórias nesse livro são bem menos de suspense do que nos outros dois!
Para mim, o único conto que realmente se salvou aqui foi O Poço e o Pêndulo! Gostei bastante dele e do final que teve, e realmente senti a aflição do personagem (como é característico que aconteça comigo nas obras do autor). Meu livro favorito do box foi O Corvo e Outros Contos.
Nicoly292 09/03/2021minha estante
Também não gostei dos contos aventureiros do Poe. Mas os outros tem um toque bem especial ? Meu favorito é "Berenice".

-natalia 09/03/2021minha estante
Os outros são muito bons mesmo!!! Mostra o pior lado do ser humano hehehe

rivanda.santos. 27/12/2020

Um pouco decepcionada.
A gente escuta falar tanto de Poe que cria expectativas elevadas demais sobre a obra. Esse é o primeiro livro da caixa que comprei. Mas deixou tão a desejar que eu nem me senti tentada a ler os demais. Mesmo o Escaravelho de Ouro me pareceu fantástico demais e sem graça.
Louise 05/01/2021minha estante
Me senti da mesma forma agora, li 'O corvo e outros contos' e gostei, mas esse não consegui concluir nem a primeira história sem me obrigar a prestar atenção

Louise 05/01/2021minha estante
Fora que me desanimou completamente pra ler o restante :/

Ana.Zulian 20/02/2023

O escaravelho de ouro e outras histórias
Muito bom este livro!!

Sem dúvida da primeira história é minha favorita!! Achei muito incrível.

Achei a última história meio aterrorizante!! Muito impressionante a tensão lendo o final!

Amei a descrição do Reino das fadas também!
persefonemortal 20/02/2023minha estante
Amo o E. A. Poe, autor assustadoramente fenomenal!

Amanda.Brisa 25/06/2023

Esperava mais do escaravelho
Por O Escaravelho de Ouro ser a história principal, eu esperava bem mais. A história sobre caça ao tesouro é legal, porém não é algo que prende a leitura. Não é uma aventura de encher os olhos, apesar de bem elaborada. Sinceramente, eu achei os outros três contos bem melhores. Eu amei, na verdade. A fala sobre morte, o terror, o suspense, me fascinou! Super indico ler O enterro prematuro, A Máscara da Morte Vermelha e O Poço e o Pêndulo.
Pam 26/06/2023minha estante
Uau ?

Thaisa 26/10/2022

"A Máscara da Morte Vermelha" é mais atual do que nunca!
Finalizei o box "Obras de Edgar Allan Poe", da editora Pandorga, com um livro quase inédito pra mim!
Dos quatro contos de Poe presentes nessa edição, eu apenas conhecia um: "A Máscara da Morte Vermelha", minha história favorita do autor! Temos uma terra assolada pela peste, onde a pandemia vai se espalhando e fazendo mais vítimas, até que o príncipe Próspero decide juntar a aristocracia e seus súditos e se refugiar em uma fortaleza, se isolando da doença e celebrando a vida da realeza, sem se importar com os mortos... Mais do que nunca, essa história é extremamente atual e Poe, já naquela época, fez duras críticas aos ricos e seu desdém pelos pobres, pontuando que dinheiro algum compra saúde; tudo através da figura personificada da morte.
"O Escaravelho de Ouro" é sobre um homem que encontra um estranho escaravelho e, desde então, começa a agir estranhamente, tentando encontrar um antigo tesouro. Diferente de muitos fãs de Poe, eu não gostei tanto desse conto - ele carrega, no princípio, uma carga sobrenatural que desaparece conforme a narrativa avança, transformando a trama em uma simples caça ao tesouro.
"O Poço e o Pêndulo", conto tão famoso do autor, também foi novidade pra mim: um homem é sentenciado à morte pela inquisição espanhola; a história é seu relato assustador de toda a tortura física e psicológica que ele enfrenta na escuridão total, descrevendo seu terror proveniente apenas dos sons e das sensações. É uma história que reflete os horrores da inquisição e o sofrimento de um prisioneiro, bem escrito, agonizante, mas com um final que deixa um pouco a desejar.
Por último, "O Enterro Prematuro", que eu também desconhecia, foi uma leitura sensacional com uma premissa singela: um homem que sofre de catalepsia é assombrado pelo seu pavor de ser enterrado vivo - e esse pânico começa a devorá-lo dia após dia, cada vez mais. Como esse é um medo que eu carrego desde criança (mesmo não sendo cataléptica), esse conto foi maravilhoso, me assustando na medida certa por mostrar toda a agonia do narrador, mas também trazendo reflexões importantes acerca de nossas fobias e ansiedades, e como elas podem, facilmente, nos devorar se deixarmos que isso aconteça.
No geral, esse foi o livro que menos gostei dentre os três, mas totalmente recomendo a leitura de "A Máscara da Morte Vermelha" e "Enterro Prematuro" para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo terror gótico!

Maryclarie 20/11/2022minha estante
concordo com tudo! mas eu peguei um apego com o Escaravelho de Ouro por causa da trama de investigação, adorei o estilo de narração corrido dele.

Tiago 19/02/2020

O escaravelho de ouro e outras histórias, de Edgar Allan Poe, 124 páginas, Pandorga, 2018.
---------------------------------
São 4 contos de mistério/suspense/horror/sobrenatural. O escaravelho de ouro, O enterro prematuro, A máscara da morte vermelha e O poço e o pêndulo.
Poe tem uma escrita envolvente, rica em detalhes, e consegue levar ao leitor interesse, angústia, pavor e horror, entre outras coisas intensas.
Gostei de todos. Recomendo desde já e sempre ?
Gu Vaz 19/02/2020minha estante
O poço e o pêndulo é muito envolvente, considero junto a ele O Estranho Caso do Sr. Waldemar um dos mais assustadores e atmosfericamente inquietante.

Kit 31/07/2020

Achei um pouco cansativo, além de que a história principal tem uma levada muito diferente do que eu esperava (nada de terror). O poço e o pêndulo foi o melhor conto deste livro.
Felipe1503 31/07/2020minha estante
Li um livro de contos do POE e achei muito fraco tbm. Ainda nao entendo pq é um escritor tão badalado.

Mundo da Vavah 04/10/2018

O ESCARAVELHO DE OURO: Temos um narrador sem nome que nos relata suas aventuras com um amigo um tanto quanto maluquinho, William Legrand, envolvendo o achado de um belíssimo escaravelho de ouro! Isso mesmo! De ouro!
Fato esse, que irá levá-los a uma grande fortuna. E o interessante desse conto é como Legrand nos mostra a descoberta, como desvendou o mistério para chegar a fortuna e o porque disso tudo estar acontecendo.
É muito interessante a narrativa de Poe, sendo extremamente descritivo e de uma imaginação fantástica, que lhe é peculiar. São mínimos detalhes que nos prendem à leitura nos deixando maravilhados com a inteligência desse autor.
Esse conto em específico não é assustador, o mistério maior fica por conta do final que nos deixa com uma grande interrogação!

A MÁSCARA DA MORTE VERMELHA: Apesar de ser curtinho é imensamente gostoso de ler, com aquela descritiva intensa, peculiar do Poe e o mistério que lhe é devido.
Uma doença fatal começa a devastar o reino pelas mortes que causa. O príncipe então (que não é nada bobo), resolve se isolar da cidade, reunindo e protegendo somente pessoas escolhidas por ele.
E nesse "confinamento protetor", ele resolve dar um festa, um baile de máscaras e aqui novamente vale uma ressalva para a narração descritiva EXCELENTE do local, sinceramente eu me imaginei em cada cômodo do castelo descrito.
Durante a festa, surgirá o convidado mais temido e inesperado, que irá encerrar a festa com chave de ouro. E que vocês precisam ler para saber o que acontece quando esse convidado resolve aparecer.

Suliany 15/06/2019

Apreciado
Achei bem interessante a escrita de Poe. Ele nos envolve com seus detalhes meticulosos.
Quatro contos de suspense, eu diria, mas bem elaborados e de finais inesperados, sendo O escaravelho de ouro, O enterro prematuro, A máscara da morte vermelha e O poço e o pêndulo.
Gostei muito do conto A máscara da morte vermelha.

Gabriel.meacha 15/03/2020

tão antigo e tão disruptivo
sem dúvidas o segundo conto foi o que mais me chamou atenção, fazer da realidade o pior pesadelo e mostrar que não existe mostro que supere a mente humana foi realmente algo que me prendeu mt

@lendocomjulian 28/04/2024

Achei dois contos do livro excelentes e dois bons.

Não sei muito o que esperava dessa leitura, não conhecia muito a escrita do Poe.

Gostei de como os contos são rápidos, diretos e dão um friozinho na barriga.

Os contos na categoria terror me chamaram mais atenção que os contos da categoria mistério.

samrodrigo 25/04/2020

Excelente
Realmente os contos tragos aqui foram muito divertidos, confesso que ri bastante no primeiro conto. Provavelmente foram as histórias mais leves de Poe.