LDB

LDB Senado Federal...

Resenhas - LDB

anicca 07/10/2021

Lei n° 9.394/1996
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação é primordial para, em primeiro lugar, exercermos cidadania. Estarmos cientes dos alicerces que respaldam as tomadas de decisões de nossos representantes nesse âmbito, entendermos o percurso que a educação seguiu nas últimas décadas entre conquistas e derrotas e sermos capazes de entender seus pressupostos para tecer críticas pertinentes e exigir melhoras com fundamentação são deveres básicos. Somente o comprometimento da comunidade é que trará a pressão necessária para que o ensino de crianças, jovens e adultos brasileiros seja ministrado com assegurada qualidade.

Em seus 92 artigos, este marco legal reitera a importância da educação enquanto promotora do desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, regulamenta o sistema educacional brasileiro nas esferas pública e privada e define as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Contempla do ensino infantil ao de jovens e adultos, tratando sobre exigências particulares envolvendo educação especial, indígena e do campo. Também estabelece a formação profissional técnica de nível médio, hoje em alta com o "Novo Ensino Médio".

Obs.: O presente documento é composto também pela antecessora, Lei n° 4.024/1961, que teve mais de 100 artigos revogados.

Obs. 2: Aprender é surreal, mas às vezes a ignorância amortece o desconforto. Muito estranho pensar que uma lei de quase 30 anos atrás ainda não foi integralmente implementada.

Ana 12/03/2020

É uma Lei bastante prazerosa de se ler, pois norteia o trabalho pedagógico a ser realizado em todo o Brasil sem excluir ninguém, ao menos teoricamente.
Recomendo ler ao assistir videoaulas comentadas, para um melhor entendimento do que trata cada artigo e cada parágrafo, pois há alguns itens que precisam de uma atenção maior.

Maria 19/05/2022

Leitura obrigatória para profissionais da Educação!! Recomendo fortemente aos professores de Educação Física para que compreendam o funcionamento da escola de dentro pra fora para, assim, atingirmos a valorização que tanto buscamos.

@gbdrt 29/07/2020

Importantíssimo conhecer as leis que regem a nossa educação.

Gi 31/01/2023

Necessário
Sempre que volto a essa lei me recordo de tudo que estudei durante toda a minha vida.
Super necessário apesar de alguns artigos que nunca chegaram na versão final.
Viva a educação!

Krol.Veras 09/03/2024

Skoob acadêmico
É claro que se eu li e tem no skoob eu vou colocar como lida, eu não passei esse tempo todinho lendo essa utopia para no final não marcar aqui.
Mas vamos às constatações : eu queria viver no mundo das leis, tudo é perfeito, o que se quer alcançar é muito lindo e inclusivo, na prática é outra história. Aprendi muito lendo a Lei e me arrependo de não ter prestado atenção quando paguei a disciplina de Legislacao da educação no período remoto (era online e depois do almoço, eu só dormia). Tem muita coisa e é fundamental para entendermos o que estudantes e professores têm como direito e deveres. Tem seus problemas, mas o fato de se referir aos indígenas como "índios" me incomodou muito.
É isso, espero que eu consiga passar nesse concurso, mas só espero mesmo.

andreza236 31/03/2024

Porque não só de ficção uma pessoa vive
Gostaria que o skoob aceitasse o log de todos os artigos que eu precisei ler este ano na faculdade, afinal a minha situação enquanto leitora por hobby está um fracasso. enfim, um log possível.

excelente leitura a respeito de uma lei tão importante e significativa para a educação brasileira, gratuita e disponível para todos. (há na prática, no entanto, minhas críticas...)