Todo mundo mente

Todo mundo mente Seth Stephens-Davidowitz

Resenhas - Todo mundo mente

Juliana.Leite 22/12/2023

Todo mundo mente...
Li por recomendação e valeu a leitura. Apesar do livro conter muitos dados técnicos, exemplos...e isso tornar a leitura maçante em alguns momentos, trouxe um conhecimento muito rico sobre o comportamento das pessoas, seja de forma digital ou não.
Adorei o capítulo: Quantas pessoas terminam os livros que leem? (hehehe)
Os fatores que levam uma pessoa a mentir são inúmeros... mas será que ela consegue fugir da transparência o tempo todo ou será que em alguma coisa ela acaba sendo pega? Se você ler o livro, vai ver que dificilmente você escapa.
Recomendo a leitura para quem gosta de livros mais técnicos e tenham interesse em aprender mais dobre Big Data.

Christian 21/01/2023

Bom livro
Explica como o big data pode aprimorar a pesquisa nas áreas de psicologia e ciências sociais e lançar um novo olhar sobre temas clássicos.

Maria 29/07/2022

legal
o assunto é legal mas o livro é muito maçante, fica repetindo a mesma coisa toda hora eu ein que chatao

LimaCamila 12/05/2022

O homem e suas pesquisas no Google
Esse livro é muito bom para entender o big data, para ver todas as suas oportunidades, principalmente em de forma multidisciplinar. Há um vasto campo a ser explorado, mas isso esbarra na necessidade de parcerias para conseguir esses dados preciosos (e eu me preocupo sobre como essas parcerias podem ser feitas).

Mayara1111 23/04/2022

Fora das expectativas
O que não exatamente é culpa do livro, e sim da recomendação de um professor de uma universidade em um curso de digital marketing que falou que essa leitura seria incrível e? não foi.

Big Data é um mundo novo para todo o mundo. Sendo assim, práticas e exercícios de insights para o desenvolvimento de seu pensamento analítico deveriam ser a base do livro, que na realidade é apenas um punhado de achados que com o Big data foi possível entender e com o small data, não seria (e depois uma reflexão sobre o quão incrível big data é - mas acho q dessa data todos já passamos).

SaBCouto 15/04/2022

Técnico
É um livro técnico pra tratar sobre como a ciência de dados pode ajudar dentro das ciências humanas. A ciência social está começando a se tornar uma ciência real e juntar um monte de dados sobre pessoas aleatórias pode mostrar que há embasamento em acasos.

alex 18/01/2022

Todo mundo mente, de Seth Stephens-Davidowitz (2018)
Trata-se, em grande medida, de uma declaração de amor ao bigdata (com forte viés para os dados gerados por buscas no Google) que, aponta o autor, está revolucionando as ciências sociais de um modo nunca antes visto (do que é difícil discordar).

O livro capricha em oferecer possibilidades de respostas para muitos tipos de perguntas, a partir dos trilhões de dados disponíveis.

Exagera bastante na correlação, trabalhando de forma insuficiente a causalidade dos dados. É feliz, contudo, em demonstrar as imensas oportunidades que se abrem para melhor compreensão do ser humano.

Leonardo.Broinizi 24/06/2021

Este livro é de fácil leitura, com exemplos interessantes pra ilustrar as ideias do autor. A tradução peca por conter vários erros, principalmente de concordância. O livro tem folhas brancas, mas, como li rápido, não me incomodou muito.

Sobre o conteúdo: vislumbres interessantes sobre como o Big Data tem começado a ser usado como fonte de pesquisas, mas, mais do que isso, é uma apologia ao Big Data, um convite a que analistas que ainda não tem dado a devida importância a ele comecem a olhá-lo com mais atenção. Em alguns momentos acho o autor se empolga além da conta, quase como um vendedor, mas não é nada que atrapalhe muito a obra. Ainda está engatinhando, mas essa aérea realmente é muito promissora, é o futuro.

Maria Fernanda 23/04/2021

Big Data
Todo Mundo Mente é uma percepção da magnitude da ciência de dados e o quanto ela pode proporcionar para compreensão do ser humano no dia a dia.
O livro levou minha mente além, porque não é um assunto que me aprofundo ou leio constantemente, então ter uma ideia da importância do Big Data foi sensacional!
É uma boa leitura, apesar de falar de dados e estudos, ela é relativamente leve.
Vale a pena!

Roger 28/03/2021

Big data e ciência social...
Todo Mundo Mente nos mostra o poder da análise de dados com as gigantescas quantidades de dados que possuímos hoje na internet.

Antes, pesquisas tradicionais eram realizadas com uma amostragem pequena e quando eram com foco em âmbito social havia um grande problema: as pessoas mentem! Mentimos para pesquisas, mentimos nas redes sociais, mentimos no trabalho, tudo para mostrarmos um falsa boa imagem de nós mesmos. Mas sabe para quem não mentimos? Para o google. Nossas pesquisas na internet dizem muito sobre quem realmente somos.

É com base nessas pesquisas que o autor realiza análises sociais que realmente nos surpreende. Muito do que acreditávamos sobre as pessoas está errado.

A leitura deste livro é crucial para entendermos melhor quem somos como humanidade e como tirar proveito do big data para obter muitas das respostas que precisamos.

Isabel 06/03/2019

Todo mundo mente
O objetivo principal da obra é demonstrar que nem tudo que é colocado como verdade o é (em outras palavras: comprovar que todo mundo mente). Para validar essa afirmação, o autor utiliza-se do Big Data. Afirma que haverá uma revolução nas ciências social e comportamental a partir desse novo e grandioso acesso de dados.
Em verdade, trata-se de um livro interessante, em que temos o acesso a uma série de informações novas e muito relevantes - realmente o autor consegue nos convencer de que precisamos rever a análise de dados.
Contudo, em certos trechos do livro, percebe-se que não há clareza sobre os métodos usados para provar as premissas (muitas vezes em razão da simplicidade como foi colocada a análise). Ademais, com o intuito de demonstrar o título da obra, o autor trabalha muitos temas, o que, ao meu ver, também resulta para o leitor em uma crítica rasa e um pouco obscura. Nesse sentido, acredito que se poderia aprofundar muito mais nos métodos de análise e na própria análise, restando por ser uma obra menos subjetiva.
A despeito desse fato, porém, é um livro que compensa a leitura por abrir os horizontes para um campo ainda pouco explorado e de grande valia.

Paulo Henrique 16/02/2019

O Google sabe mais de você do que você mesmo!
O livro se utiliza do Big Data para provar que todo mundo mente, que grande parte do que falamos não apenas para nossos conhecidos e amigos, mas também para familiares é mentira. Isso pode ser provado quando se analisa os dados do Google, que contraria por exemplo pesquisas feitas por órgão competentes.
O autor é divertido ao longo de todo o livro pois ele brinca com as mentiras que contamos. A abordagem serve para mostrar que o Big Data vem para revolucionar a maneira como as pesquisas sobre opinião bem como sobre comportamento podem ser melhor tratadas com a enorme quantidade de dados que há hoje a disposição na rede.
Portanto você pode até dizer para todo mundo que não é racista, mas antes de dormir sem que ninguém saiba, você faz perguntas preconceituosas para o Google, ou seja o Google sabe quem você realmente é.