Dragões do Crepúsculo do Outono

Tracy Hickman

Resenhas - Dragões do Crepúsculo do Outono

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Grindier 19/11/2023

Um e um e um. Dois. Não mais que dois.
"Tasslehoff começou a considerar que esta aventura era séria, que tinha um propósito pelo qual as pessoas davam suas vidas"

Scaicool 25/11/2009

Uma narração de aventura fantástica no bom e velho estilo "role playing game".
Um dos melhores - para não dizer o melhor - livro de literatura fantástica que li. Baseado em um "realm" de Dungeons and Dragons, segue o estilo e narratória de uma aventura de RPG (Role playing game), onde os personagens possuem perícias, desvantagens, características raciais e têm uma bela descrição. Falando em descrição, não é possível deixar de lado a descrição do ambiente por onde os heróis passam, e a qualidade que só vem a melhorar durante todo o desenrolar da trama, que segue nos próximos volumes da série. Porém, ao contrário do que se possa pensar, a trama é envolvente desde o primeiro capítulo.
Sobre o lugar onde se passa a história, Krynn é um dos mundos do cenário de campanha de D&D Dragonlance. Nele a magia divina é escassa, devido ao esquecimento e rejeição do povo pelos deuses anciãos. E é buscando informações sobre esses deuses, submetidos a acontecimentos estranhos e guiados pelo casal das planícies Vendaval e Lua-Dourada, é que Tanis, Flint, Tasslehof e os gêmos Caramon e Raistlin se aprofundam mais e mais na trama de sua aventura. Recomendo totalmente, como palavra de jogador de RPG, não há livro que tenha sentido mais afinidade que este. Posso dizer com toda certeza que é o meu livro preferido. E o que é melhor, a série tem continuação.

Dai 28/09/2022

uma história envolvente, quando menos se espera você já está cativado e torcendo para os personagens.
leitura necessária para os fãs de RPG.

fui surpreendida positivamente com essa saga e com certeza vou ler os demais livros.

Noronha 06/01/2014

Bom Livro
A história é rica e bem contada, apesar de muitas vezes a narrativa ficar chata com dialogos e explicações ou detalhamentos longos e sem nexo que poderiam se facilmente resumidos sem ocupar quase um paragrafo todo.

Na primeira parte nós temos o clichê basico de aventruas de RPG, o grupo esta na taverna e começa uma confusão, os personagens se envolvem e logo depois estão todos em uma aventura para salvar o mundo. Nove são os heróis desta história que vai durar 3 livros. Neste primeiro acompanhamos a batalha contra o clérigo negro Verminaard que segue a Deusa das trevas, comandando alem de dragões vermelhos e cruéis um exército de guerreiros dragão chamos de Dragonianos, seu objetivo é eliminar raças e conquistar territórios em nome de sua Deusa.

Neste primeiro livro nós temos um conhecimento maior dos personagens, sua ambições, perfis e tendencias, um conhecimento do que é o mundo onde estão e as coisas que se passaram nele até então. Ação neste livro são poucas, a parte boa fica mesmo para os capitulos finais, o problema é ter a paciência de chegar lá, pois muitas vezes a leitura fica chata e maçante.

Ponto Forte: A história em si é boa e bem aproveitada, a sincronia é boa e os personagens são bem utilizados, é uma verdadeira viagem pra quem tem boa imaginação.

Ponto Fraco: Sem duvida nenhuma é a péssima edição, varias vezes você tem que se virar pra tentar entender o que esta escrito ou o que aquela frase quer dizer, muitos erros de portugues e pontuação. Muita descrição e longos dialogos inuteis, tem horas que fica claro que eles estão enchendo linguiça pra completar 3 livros. A escapada dos autores da aventura nas melhores partes, quando você vai ficando tenso de repente o capitulo acaba e muda a história e lá na frente volta pra onde vc tinha ficado e dai ja perdeu aquele gás.

Resumindo: O livro é bom, a história é boa, mas ao meu ver poderia ser mais bem aproveitado com mais ação, menos descrição e dialogos inuteis, histórias chatas e longas e pouca tensão nas batalhas. Espero que o livro dosi e tres sejam bem mais fortes e com mais ação.

Filipe Rodrigues 30/12/2023

Livro para quem gosta de uma boa história
O livro tem quase 40 anos que foi escrito, mas ainda se mantém muito atual, muito divertido e interessante. Vale a pena o tempo de leitura.

Rony Junior 04/03/2010

Mediano
Além de ter sido pessimamente traduzido, a estória não chega a empolgar.
No começo do livro as coisas vão devagar e aceleram durante a leitura ao ponto de quase no final, ser oferecido "resumos" dos acontecimentos para o leitor, como se o escritor já estivesse de saco cheio e quisesse acabar logo (ou talvez erroneamente com a intenção de prender o fôlego do leitor durante o desfecho deste 1º livro). Uma pena.
Para quem gosta da raça dos Anões (como eu) a decepção é grande. Simplesmente o Anão principal da estória (Flint), mesmo com seus respeitáveis 148 anos, é desajeitado, um dos mais fracos, tem hidrofobia, reumatismo e é alvo das maiores gozações dos companheiros de grupo. Quase não faria diferença no grupo (ao contrário do Kender!!!)
Vou ler os outros somente se conseguir emprestado. Realmente uma pena. E ainda dizem que Margaret Weis é a maior escritora do gênero depois de Tolkien! Balela...

Isadora 24/07/2010

Boa história, péssima tradução
Gostei das personagens (o kender é hilário). Concordo com uma resenha que li a pouco quanto ao fato de que o anão passou um tanto quanto despercebido na obra, *sad*. Não gostei também pela simples citação da Kitiara e nenhuma aparição ou maiores explicações (mesmo que possivelmente essas venham a acontecer no segundo volume).
No geral, achei uma boa história. =)

No entanto, a tradução é horrível e acho que comprometeu bastante a minha avaliação e minha leitura (eu pretendia colocar como 'Bom', mas acabei tentando, ao avaliar, focar mais no conteúdo do livro mesmo).

Videl 07/11/2010minha estante
as traduções ficaram ruins mesmo... mas o volume um é o mais fraco dos três!

eusouaKell 26/05/2011

Encantada mas...
O livro é excelente, apesar de ter alguns errinhos feios na tradução/revisão do texto do mesmo.
Eu cheguei a este livro por um emprestimo do meu amigo Mateus e fique super frustrada ao descobrir que só a primeira trilogia foi publicada aqui e que é super dificil encontrar os outros dois livros.
De qualquer forma, estou procurando algum site com preço justo para ler os outros 2 e torcendo para achar alguma boa alma que tenha traduzido o restante para os fãs.

J. B. 07/06/2023

REVIEW DE DRAGONLANCE: DRAGÕES DO CREPÚSCULO DO OUTONO.
Este é o primeiro livro da série Dragonlance, baseada no famoso RPG de Mesa "Dungeons and Dragons", sucesso absoluto nos anos 80 e que continua fazendo sucesso até hoje. O livro traz toda a atmosfera de aventura encontrada em uma partida de D&D.

É uma fantasia clássica, daquelas que possuem todos os tipos de personagens e raças que você possa imaginar, indo desdes Elfos, Centauros, Dragonianos, até mesmo Unicórnios mágicos.

"Dungeons and Dragons" é um mundo extremamente rico, e toda essa grandiosidade foi passada para esse romance. Aqui temos um mundo bem construído.

Aqui temos uma fantasia clássica, já que a história foi bem feita, mas ao mesmo tempo ela é simples, assim como boa parte das fantasias da época, o que facilita para os leitores que não estão habituados ao mundo de "Dungeons and Dragons".

Basicamente a história consiste em mostrar as aventuras de um grupo de amigos indo de um ponto "A", até o ponto "B" em busca de algum objeto sagrado, e como não poderia deixar de seguir o clichê clássico em uma partida de "D&D", a aventura começa dentro de uma taberna.

Porém isso não limita a trama, ao contrário, muitas aventuras se desenrolam nesse meio tempo, várias batalhas são travadas, personagens vão e vem.

Aliás, se você acha que pelo que falei anteriormente o livro continha muitos personagens, saiba que outros ainda aparecem no meio da trama e o mais impressionante é que nenhum personagem foi negligenciado.?

A série de livros "Dragonlance" é certamente feita para o do tipo como eu, fã de aventuras no estilo "Espada & Feitiçaria" (Sword & Sorcery) que estava a muito tempo com saudade de ler um material assim.

Recomendo para todo fã do gênero, ou para quem gosta de uma leitura divertida e ao mesmo tempo com uma boa dose de diversão.

JM 10/04/2024

Efeito Nostalgia
Voltando a "Dragões do Crepúsculo do Outono" depois de 14 anos foi uma experiência muito interessante - por saber como eu mudei, haha. Lá em 2010, esse livro era "top" literatura fantástica. Mas relendo agora, minha visão mudou um pouco. A história ainda é super envolvente e os personagens? Fantásticos, sem dúvida. Mas a escrita é muito pobre! Muito objetiva, quase um script. Isso traz dinamicidade, claro, só que se você comparar com o original (uma releitura de O Hobbit com outros elementos), a saga fica MUITO na sombra do Tolkien.
Apesar de simples, o universo e os personagens é que valem a pena. Diversos momentos me fizeram gargalhar de novo, anões da ravina, Fizban, Flint, enfim, fazem você querer continuar lendo sem parar, o que é ótimo. Mesmo que às vezes as coisas se resolvam de maneira meio conveniente, literalmente saídas de um jogo de RPG, em que o dado sempre cai pra dar o fechamento deus ex machina.
Então, é isso: "Dragões do Crepúsculo do Outono" ainda tem seu charme. Apesar de ter percebido suas limitações, a vontade de saber o que acontece com essa galera é mais forte. Em breve estarei lendo o volume 2.

Bruno Leandro 14/07/2011

Outono
Dragões do Crepúsculo de Outono é o clássico livro de fantasia baseada em RPG. Baseado nos mundos de D&D, especificamente Dragonlance, inicia uma série que começou como trilogia, mas foi expandida a uma tetralogia (o último livro é Dragons of a Summer Flame, Dragões de uma Chama de Verão, não lançado no Brasil). Foi escrito pelos ótimos Margaret Weiss e Tracy Hickman, uma dupla que já produziu inúmeros livros do gênero em uma longa parceria, além de trabalho solo ou com outros parceiros. A antes trilogia também chegou a virar animação para a TV, embora a qualidade do enredo do desenho tenha ficado questionável, talvez por conta da compressão das três histórias em um filme animado de cerca de uma hora e meia.
Mas, voltando ao livro, a história é muito divertida, porém dá a entender que todos já se conheciam e viveram aventuras antes da série. Na verdade, eu tenho quase certeza de que este não é a primeira série envolvendo o grupo de companheiro e acho que foi uma pena a pressa da editora em colocá-la antes da outra que explicasse as origens. Perde-se muita informação por causa disso, apesar de não afetar a história de maneira geral. Em relação aos personagens, eu meio que sigo o senso comum de que Tanis, o meio-elfo, é o melhor personagem, mas me diverti muito com as confusões aprontadas pelos seus amigos o anão e o kender. Achei também fantástica a participação do “velho louco da taberna” que, mesmo sendo clichê, é essencial nesta história.
Enfim, esta é a introdução a um mundo de fantásticas aventuras e se pouco ou quase nada conheço de outros livros do mesmo universo, garanto que poucos são tão bons quanto esta saga que se inicia.

Fábio 27/05/2009

Otimo
O melhor da trilogia, engraçado, dinamico, com personagens carismaticos esse é um otimo livro para os amantes de fantasia.

FabioLR 10/05/2012

Épico!
Leitura obrigatória para quem gosta de fantasia Medieval.
Dragonlance é um cenário de high fantasy do universo Dungeons & Dragons, o livro em questão é uma ótima introdução ao universo, bem como as raças do mundo de Krynn, como anões, elfos e Dragões.
A trama marca o início de uma saga épica, que marca a volta dos deuses antigos e dos Dragões ao mundo de Krynn.
Vale muito a pena a leitura!

adeyvison 21/01/2009

Dragões do Crepusculo do Outono
Trilogia Crônicas de Dragonlance, baseada no universo de Dragonlance de Dungeons & Dragons, essa lenda fascinante e imaginativa escrita pela mais popular autora de fantasia desde J.R.R.Tolkien dá vida a uma terra onde milhares de leitores gostarão de retornar várias vezes.

Volume 1
O início da aventura épica apresenta os personagens e suas motivações. O mundo corre perigo e não há outra escolha: eles devem encontrar a Lança do Dragão!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6