Dragões do Crepúsculo do Outono

Resenhas - Dragões do Crepúsculo do Outono

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rodrigo Almeida 11/02/2010

Sobre a Trilogia
Comecei a ler a trilogia muito empolgado. Aos poucos fui perdendo o estímulo.

Quem já leu algum livro de R.A Salvatore antes deste talvez possa vir a se sentir como eu, um pouco decepcionado com a trilogia.

No entanto, talvez deva ressaltar que o desconhecimento do cenário "DragonLance" talvez tenha contribuido para esse desistimulo.

Entretanto, em alguns momentos senti como que os autores tivessem se perdido um pouco e, por conseguinte, a história se perdeu ficando um pouco sem nexo.

Afora isso, não há nada de novo neste livro de ficção-fantastica.

Faço questão de mencionar que os personagens deste romance são muito bem descritos, caracterizados, fazendo com que nos apeguemos à eles rapidamente.

Raistlin e Stern são personagens memoráveis!

Robers 15/01/2009

A Trilogia da Lança é uma das mais famosas obras da literatura baseada no RPG. Foi bestseller nos Estados Unidos e finalmente ganhou uma tradução no Brasil (detalhe que esse finalmente não se refere ao agora, já que essa resenha é bastante atrasada). A série foi escrita a duas mãos, dois parceiros que se basearam em uma campanha de RPG para escrever. São Tracy Hickman e Margaret Weis. Aqui apresento a resenha do primeiro livro, Dragões do Crepúsculo do Outono, como base de algumas opiniões sobre livros lançados há algum tempo mas sem resenhas em várias sites.

A história gira em torno um grupo clássico de RPG, com seus magos, clérigos, ladinos e guerreiros. Uma nova ameaça se adensa sobre o mundo coma guerra avançando em várias posições. Os deuses há muito não respondem a nenhum chamado e só quando velhos amigos se reúnem parece haver um modo de combater o mal. Os personagens mais marcantes são Tanis Meio-elfo, Raistlin, Caramon. Digo isso, porque nesse primeiro livro da série, os personagens não são profundos e seus dramas parecem apenas uma roupagem simples para arquétipos.

A história é bastante plana e segue quase que literalmente uma campanha de RPG, sem surpreender em nada, muito menos nos personagens. Aqueles em melhor situação são os gêmeos Raistlin e Caramon, além de Tass, sempre muito engraçado. O restante apenas ocupa alguns espaços e missões básicas na trama.

Como se não bastasse o enredo plano, a tradução da Devir foi horrível. Dificulta a leitura de tão mal feita e te tem erros de pré-primário como se fosse um rascunho feito às pressas.

Encerro dizendo que o livro não é ruim, mas também está longe de ser bom para quem quer uma história mais densa. No entanto, não desistam aqui! Não desistam! O segundo é ótimo, muito melhor e terá uma resenha em breve.

Arthur 08/09/2010

Ending~
O final poderia ter sido mais bem elaborado, mostrando mais do fim da jornada dos heróis... Assim como as cenas finais contra Takhisis. Faltou um toque de épico... A cena do combate de Sturm e Kitiara no segundo volume foi muito melhor '-'

Fabio 05/11/2012

Cá Existem Dragões!!!
Mesmo para quem nunca jogou R.P.G. ler esse livro pode te levar, fantasticamente, ao incrível mundo de Krynn. Os autores desenvolveram, além do ótimo livro, um mundo rico recheado de detalhes e verossimilhança incomparável a qualquer outro conto de fantasia. A magia transborda na leitura e todos os personagens principais são incrivelmente cativantes e perturbadoramente reais. Para quem gosta do gênero, está tudo ali. Aventureiros desbravando terras esquecidas, encontrando tesouros perdidos, rastejando por masmorras obscuras, enfrentando inimigos memoráveis e dragões de poder incomensurável. Salve o detalhe da participação dos Deuses focando no sacerdote negro e sumo-senhor dos Dragões Lorde Verminaard. Livro perfeito para quem adora fantasia medieval ou não...

Pontos 17/07/2010

amantes de rpg ou fantasia
Eu poderia cosiderar mais um livro de fantasia e aventura do mesmo, no entanto caiu no meu gosto, acredito que pelas personagens que formam essa história, assim sendo um dos meus favoritos do gênero. A história chega a ser empolgante e recheada de ação. E possui mérito de começo e fim.
Ofereço para os quem curte aventuras fantásticas e rpg's (Já que tem origem no universo de dungeons & dragons).

Mari R 18/10/2010

Aparentemente série Dragonlance faz parte de uma campanha de RPG. Eu nunca joguei D&D (nem nada parecido) mas achei que a história é interessante por si só. A trama é complexa na medida certa e mesmo se tratando de uma aventura que (supostamente) afetará a história daquele mundo fictício , não soa pretensiosa.Obviamente não dá para fugir de alguns clichês, mas nada que torne a leitura chata.
Depois de um tempo em que se dedicaram a procura dos deuses antigos um grupo de amigos vai se reunir secretamente em uma taverna. Lá encontram um casal de bárbaros que teve a vila atacada por criaturas que todos acreditavam só existir em lendas. Juntos partem em uma jornada para descobrir o que está acontecendo.

Bruno Leandro 14/07/2011

Outono
Dragões do Crepúsculo de Outono é o clássico livro de fantasia baseada em RPG. Baseado nos mundos de D&D, especificamente Dragonlance, inicia uma série que começou como trilogia, mas foi expandida a uma tetralogia (o último livro é Dragons of a Summer Flame, Dragões de uma Chama de Verão, não lançado no Brasil). Foi escrito pelos ótimos Margaret Weiss e Tracy Hickman, uma dupla que já produziu inúmeros livros do gênero em uma longa parceria, além de trabalho solo ou com outros parceiros. A antes trilogia também chegou a virar animação para a TV, embora a qualidade do enredo do desenho tenha ficado questionável, talvez por conta da compressão das três histórias em um filme animado de cerca de uma hora e meia.
Mas, voltando ao livro, a história é muito divertida, porém dá a entender que todos já se conheciam e viveram aventuras antes da série. Na verdade, eu tenho quase certeza de que este não é a primeira série envolvendo o grupo de companheiro e acho que foi uma pena a pressa da editora em colocá-la antes da outra que explicasse as origens. Perde-se muita informação por causa disso, apesar de não afetar a história de maneira geral. Em relação aos personagens, eu meio que sigo o senso comum de que Tanis, o meio-elfo, é o melhor personagem, mas me diverti muito com as confusões aprontadas pelos seus amigos o anão e o kender. Achei também fantástica a participação do “velho louco da taberna” que, mesmo sendo clichê, é essencial nesta história.
Enfim, esta é a introdução a um mundo de fantásticas aventuras e se pouco ou quase nada conheço de outros livros do mesmo universo, garanto que poucos são tão bons quanto esta saga que se inicia.

FabioLR 10/05/2012

Épico!
Leitura obrigatória para quem gosta de fantasia Medieval.
Dragonlance é um cenário de high fantasy do universo Dungeons & Dragons, o livro em questão é uma ótima introdução ao universo, bem como as raças do mundo de Krynn, como anões, elfos e Dragões.
A trama marca o início de uma saga épica, que marca a volta dos deuses antigos e dos Dragões ao mundo de Krynn.
Vale muito a pena a leitura!

Cervethion 03/06/2012

O livro apresenta erros gramaticais. A história é interessante, porém poderia ter sido condensada em um único livro (e não em três). Além disso, é nitidamente influenciada por outras obras - em especial pelo universo criado por Tolkien.
Dudu 27/08/2015minha estante
Dã.

JM 10/04/2024

Efeito Nostalgia
Voltando a "Dragões do Crepúsculo do Outono" depois de 14 anos foi uma experiência muito interessante - por saber como eu mudei, haha. Lá em 2010, esse livro era "top" literatura fantástica. Mas relendo agora, minha visão mudou um pouco. A história ainda é super envolvente e os personagens? Fantásticos, sem dúvida. Mas a escrita é muito pobre! Muito objetiva, quase um script. Isso traz dinamicidade, claro, só que se você comparar com o original (uma releitura de O Hobbit com outros elementos), a saga fica MUITO na sombra do Tolkien.
Apesar de simples, o universo e os personagens é que valem a pena. Diversos momentos me fizeram gargalhar de novo, anões da ravina, Fizban, Flint, enfim, fazem você querer continuar lendo sem parar, o que é ótimo. Mesmo que às vezes as coisas se resolvam de maneira meio conveniente, literalmente saídas de um jogo de RPG, em que o dado sempre cai pra dar o fechamento deus ex machina.
Então, é isso: "Dragões do Crepúsculo do Outono" ainda tem seu charme. Apesar de ter percebido suas limitações, a vontade de saber o que acontece com essa galera é mais forte. Em breve estarei lendo o volume 2.

Babi 10/10/2012

Dragões do Crepúsculo do Outono - volume 1
Para quem gosta de RPG, esse livro é muito interessante. Não apenas porque a história é envolvente, mas principalmente porque muito se identificará com uma situação do jogo de mesa.

Dá para imaginar os personagens rolando os dados e acertando [ou não] em suas ações. Além disso, fica até engraçado observar o grupo que se envolve numa aventura, com cada personagem ímpar, suas características e habilidades bem distintas e que num todo se completam. É realmente como ver uma campanha organizada, escrita e encadernada.

Destaque para Raistlin, com sua personalidade astuciosa.

Hagarth 11/01/2009

gostei do livro...

Marchocias 13/03/2014

Tradução mal feita
O livro é maravilhoso, um dos títulos mais envolventes que já li, no entanto a tradução da Devir é simplesmente horrível. Recomendo, para quem pode, fazer a leitura em inglês.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6