O Cachorro Preto

@esselivrotemhistoria (ig) 30/07/2022

? O cachorro preto
??Levi Pinfold
?@editorasaberler

Pinfold usa nas imagens desse livro a pintura tempera de ovo (tintas com pigmentos naturais aglutinadas em gema de ovo), técnica utilizada sobretudo na Europa entre o séc. XIII e final do séc. XV. Segundo o autor, permite trabalhar melhor com nuances de cores.
Com um estilo tipo realismo estilizado, faz de "O cachorro preto" um livro lindíssimo.

Logo na página de rosto vemos pegadas na neve. São  pegadas de algum animal e nos levam até a casa. As ilustrações coloridas na página da direita são cheias de detalhes e de movimento.
À esquerda temos a narrativa textual.
"Certo dia , um enorme cachorro preto apareceu no jardim da casa da família de Joaquim." O primeiro a ver foi o pai, depois a mãe, Julia e enfim Joaquim.
A cada personagem o cachorro ganha enormidade. O que o faz aumentar de tamanho? Medo? Do novo? Do desconhecido? O cachorro , de tão  grande vainaparecendo por partes nas janelas pelo lado de fora.
Junto ao texto, as imagens são  representadas em quadros em que vemos o cachorro aumentado de tamanho pelo lado de fora a medida que o pavor da família  também  aumenta e as atitudes e os personagens em detalhes. Observamos a sombra dos personagens na janela e a família fugindo, saindo do enquadramento (fogem da história?  Pra onde estão indo?).
Mas tem mais uma personagem, Marília que acordou com os gritos de Joaquim.
"-Ah, como vocês  são  bobos!" E então  ela abre a porta e na virada de página, um cão  que ocupa uma dupla, tão  grande que é.
Mas ela sabe o que fazer, leva o cão  a percegui-la por caminhos que ela sabe que são seus. Sabe que um cão, mesmo grande pode se fazer pequeno. Enquanto canta uma musiquinha que o desafia, o cão vai ficando pequeno ao entrar no mundo da menina.
"-Vem comigo , vem amigo, mostrar que você não  é  um perigo."
Ela entra no enquadramento (de onde a família tinha saído. A perseguição termina quando eles atravessam uma portinhola e prende o cachorro numa tigela.
Até  que ele não  era tão  grande e assustador.
"-Ele só  estava procurando amor... e um lar quentinho pra ficar(...)"

E sabe o que é  legal nessa história? É que ela começa  contando a história da casa da família do Joaquim e quando ele vê o cachorro do lado de fora da casa,  fica com tanto medo quantonos outros.  É ai que aparece mais uma personagem (considerada pequena demais para se levar em conta? Por que a histórianao começa : "Era uma vez a casa da família de Marília") É a pequena Marília que  toma uma atitude e enfrenta o grande cão preto levando-o a entrar no mundo onde ela se sente segura. Afinal, por que o livro não  nos conta a história da casa de Marília? Por que o narrador elege Joaquim para iniciar a história?

#cachorropreto #cachorro #família #familiadojoaquim