No Caminho de Swann

Resenhas - Em Busca Do Tempo Perdido 1

Daniel 15/05/2022

Complemento
Muito bom!

Uma outra proposta para a obra monumental de Proust, funciona como um complemento, como uma homenagem.

O ideal é ir degustando estes quadrinhos enquanto se lê os livros. Serve inclusive para ajudar a diferenciar alguns personagens secundários, que são muitos, dezenas! O texto, uma síntese das histórias originais, são bastante fiéis e captam a essência das reflexões proustianas.

E que lindos, delicados, são os desenhos de Stéphane Heuet!

Sílvia 16/02/2020

Lembranças, fixação e melancolia
Três partes tão diferentes entre si. A primeira tem a famosa passagem da madalena no chá e toda aquela sensação de deja vu que é provocada por algo tão simples como um docinho com chá. Já temos uma característica definida do narrador, que é a sua ansiedade sempre presente.
Na segunda parte, Um amor de Swann temos o que eu considero como uma fixação, um caso de alguém que ficou obcecado por uma ideia.
Na terceira parte, voltamos ao personagem narrador e toda a melancolia que ele transmite no final do livro.
Estou encantada em finalmente ter terminado esse primeiro livro. Já tinha tentado umas três vezes. Esse ano quero trilhar o caminho do tempo perdido.

Johannzito 28/10/2016

Análise curta (o tempo está ruim para mim)
É... a primeira parte de um dos romances mais importantes da história é bem chatinho a princípio. A narrativa te prende, os personagens vão se entrelaçando com o leitor mas é um clima bem estranho. Ora Proust é super pessimista, ora tão nostálgico e ingênuo.
Talvez esse seja um dos motivos chaves de o Tempo ser o foco da obra.
Um texto essencial, leiam para tirar as suas conclusões.
Não faz meu estilo, mas logo irei ao volume dois;
Pretendo saber o motivo de devoção ao autor.

Minha nota pessoal é 7/10.

Título: Em Busca do Tempo Perdido: Volume 1 - No Caminho de Swann;
Autor: Marcel Proust;
Tradução(margistral): Mário Quintana;
Editora: Biblioteca Azul.

Gustavo Kaspary 28/10/2016minha estante
Queria essa edição, mas não consigo achá-la.

eu baixei

Johannzito 28/10/2016minha estante
não gosto de ler ebook, mas é o único jeito de ler essa edição

Eca.

Ok, Sr. Elitista.

Gustavo Kaspary 28/10/2016minha estante
Eu não conseguiria ler com a luz do Kindle ou seja lá qual tu usou.

samsung.
tiro o brilho para ler, coloco no modo "leitura" e leio no quarto escuro.

Show.

Sanoli 15/10/2015

Em uma frase...
Por favor, acesso nosso blog! :)
Combray: No Caminho de Swann - Em Busca do Tempo Perdido (Volume I)

site: http://surteipostei.blogspot.com/2015/10/combray-no-caminho-de-swann-em-busca-do.html

Adnildo 24/07/2015

"A recordação de certa imagem não é senão saudade de certo instante"
Como um raio de sol de primavera que faz florescer os crisântemos, catléias, centáureas, amores-perfeitos, ninféias, palmas-de-santa-rita, pilriteiros, rosas e violetas, numa explosão de aromas e cores que permanecem no imaginário e na memória de nosso herói sem-nome e atravessam as águas calmas do Vivonne na fictícia Combray, na França do final do século XIX, é assim essa experiência deliciosa de leitura do primeiro volume de “Em Busca do Tempo Perdido”. É impressionante o sabor desta obra!
O casamento perfeito de inúmeras artes também é algo a se destacar. Somam-se à bela música de Beethoven, inúmeras outras sonatas, além de referencias a pinturas como as da Capela Sistina e de Botticelli, à bela arquitetura do período e principalmente, se desenhando ao fundo, a construção de um pequeno-grande autor literário. É indubitável que a riqueza cultural do leitor se expande após tão monumental desfile de tantas obras de artes – me fez consultá-las na esperança de adentrar um pouco mais no universo de Proust, e o resultado foi muito satisfatório.
“No caminho de Swann” também traz uma profunda psicologia de um homem ciumento, talvez a mais bela e detalhada da história da literatura, fazendo-nos contorcer ao extremo a favor e contra Charles Swann. Belíssima obra! Marcel Proust inaugura “Em Busca do Tempo Perdido” – obra composta de 07 volumes - em grande estilo. Aproveitem ao máximo as recordações deste herói que permanece, neste primeiro volume, sem nome.