I Have No Mouth and I Must Scream

I Have No Mouth and I Must Scream Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

Maria21204 19/05/2024

Simplesmente uau.
Comecei a leitura de uma forma até que despretenciosa, afinal, o jogo inspirado no livro estava bastante hypado no tik tok.

Entrei sem nenhuma expectativa (ainda que tivessem me informado que era bastante grotesco) mas, ainda assim, fiquei estupefata. As descrições ainda que não sejam extremamente detalhadas são certeiras e a imersão da história te deixa entorpecido. Acho que foi uma das histórias que mais me cativou, mesmo que de uma maneira embasbacante.

Apenas leiam quando puderem. Simplesmente incrível.

KinoplexGuilha 19/05/2024

Ouvi o audiobook, achei maravilhoso, o jeito que o autor narra a história é realmente único e assustador. Uma prima de ficção científica

Emanuele.Trentin 18/05/2024

Simplesmente um dos melhores livros de terror que eu já li. Definitivamente um bom balanço entre conto e choque.

Little Mary 18/05/2024

I think; therefore I AM
Deu a louca no Chatgpt.
A tecnologia de guerra espressando o mais puro ódio contra a humanidade é um reflexo da violência banalizada pelas dinâmicas de poder da guerra fria.
É irônico como os personagens nem podem exigir humanidade de uma máquina criada justamente no contexto mais desumano da sociedade - guerra

"ÓDIO. DEIXE-ME DIZER-LHE
O QUANTO APRENDI A ODIÁ-LO
DESDE QUE COMECEI A EXISTIR.
HÁ MAIS DE 500 MILHÕES
CENTENAS DE MILHÕES DE QUILÔMETROS
NÃO SERIA COMPARÁVEL À BILIONÉSIMA
PARTE DO ÓDIO QUE SINTO DOS SERES
HUMANOS NESTA FRAÇÃO DE SEGUNDO
POR VOCÊ. ÓDIO. ÓDIO. ÓDIO."

Pessoalmente acho que esse conto tinha muito potencial para ser uma história maior e mais aprofundada.

OPHTHORN 17/05/2024

Comadres e companheiras...
Eu não tava dando nem um tostão furado por esse livro, que na verdade é um conto de 12 páginas. Peguei pra ler porque tava aparecendo muitos edits e recomendações sobre ele lá tô tik tok, e apesar de eu não dar muitos trela pras recomendações de lá, eu decidi dar uma chance pra ele, porque é super curtinho e a história é interessante.
Basicamente a humanidade foi de arrasta pra cima por conta de uma criação dela mesma: um computador chamado AM. O nome traduzido seria "Sou", que faz referência ao filósofo Descartes, que na roda de amigo mandou essa: Penso, logo existo. O computador, com todo sua tecnologia, juntou 1+1 e descobriu que dava 2, mas não só isso como também descobriu que tem outros cálculos que chegam ao resultado, ou seja, ele adquiriu uma certa consciência. A questão é que o computador morre de ódio da raça humana, tanto que decidiu mandar geral de arrasta e manter apenas 5 humanos vivos ali num lugarzinho onde ele pinta o escambau com esses humanos durante mais de 100 anos. AM não permite que esses humanos morram porque é uma diversão pra ele vê-los sofrer.
No fim das contas temos um baita de um plot e a gente descobre o porquê do nome do livro ser "Não tenho boca, preciso gritar".
AM, em apenas 12 páginas, se mostrou um baita de um vilão, tudo isso em um conto de 1960 totalmente atemporal.

Zabi 17/05/2024

Acho que coloquei muita expectativa quando fui ler. A leitura flui bem, mas não me impressionou, não me deixou impactada

Eduardo250 17/05/2024

Terrível, agoniante e assustador
O conto ele não é somente assustador, ele é completamente terrível. A sensação que dá quando você lê a descrição que a autora faz (que por sinal, descreve cada situação com maestria), você se sente agoniado com a situação e só de imaginar o ambiente pesado e situação lúgubre que as pessoas por lá estão passando.
Se você for sensível, eu não recomendo que leia porque você termina o livro em choque, mas pra dar uma introdução na história sem dar spoiler de muita coisa: é uma distopia no futuro onde uma máquina chamada AM controla um ambiente onde somente 5 pessoas vivem. Contar qualquer coisa a mais estraga quaisquer surpresas.
Fico feliz que a autora fez um livro curto assim, se fosse longo eu muito provavelmente não teria psicológico pra aguentar.

camila del rio 17/05/2024

? i have no mouth and i must scream
eu já estava querendo ler esse livro há um tempo, principalmente pela relevância da questão das inteligências na computação. arrumei uma tarde de sexta-feira para me dedicar totalmente à leitura dessa história curta e incrivelmente profunda e dolorosa.

é importante deixar claro que as formas como Harlan Ellison discorre sobre determinados temas e como certos personagens são construídos podem causar desconforto em muitos leitores, então acredito que seja preciso ter um estômago forte para completar a leitura.

dito isso, gostei bastante da obra. não tenho o costume de me sentir enojada por materiais escritos, então consegui terminar sem grandes dificuldades. Ellison consegue captar perfeitamente o horror de perder o controle de sua existência, de seu corpo, seu nome e sua mente. as personalidades dos personagens são programadas, AM se diverte com suas vidas e os enlouquece e ? o pior de tudo ? tem motivos extremamente compreensíveis para tal. é um livro que recomendo imensamente.

Rodrigo 17/05/2024

Nem parece que o livro tem apenas 20 páginas, ele consegue ser mais profundo que muitos livros de 300 páginas por aí. AM é horrendo em sua maldade, porém gostaria de saber mais ainda sobre seu profundo ódio pelos humanos.

tioassis 17/05/2024

Curto, porém cativante!
Me deparei com esse conto enquanto vagava pelas redes sociais. Me interessei bastante só pelo o que vi e decidi o ler, já que era bastante curto.

A história apocalíptica é realmente surpreendente e passa uma atmosférica de terror absurdo, liderado pela Revolução das Máquinas (podendo até ser associado a recente 4° Revolução Industrial!)

O final te deixa baqueado, com o narrador personagem se transformando em algo não-humano, consequência de mais de um século de tortura. Ele não tem boca, mas precisa gritar.

Cogito, ergo sum - I think, therefore I AM.

Brenda1452 16/05/2024

Nunca mais uso chat gpt
Vou admitir que comecei a ler pq vi no tiktok, eu absolutamente AMO qualquer tipo de mídia que envolve coisa de doomsday, e esse livro retrata isso perfeitamente, ler o livro enquanto tentar entender como é precisar gritar e não ter uma boca igual o Ted foi mto difícil e agoniante, acho que foi a ideia do autor e foi executado perfeitamente, ESPECIALMENTE a agonia de ter salvado todos os outros matando eles e ter que sofrer em uma for eterna, foi uma escrita de inteligência artificial muito boa pra época que foi lançado lá nos anos 60/70

ivy37 16/05/2024

Hate. Let me tell you how much I've come to hate you since I began to live. There are 387.44 million miles of printed circuits in wafer thin layers that fill my complex. If the word 'hate' was engraved on each nanoangstrom of those hundreds of millions of miles it would not equal one one-billionth of the hate I feel for humans at this micro-instant. For you. Hate. Hate.

Maria9002 15/05/2024

Bomba atrás de bomba
Bem curtinho, mas muito legal e interessante. O tiktok me fez ler e não me arrependo em nada. É bem legal e assustador e desesperador e tenebroso!!!!! Muito massa. Dps daqui eu vou ver algumas outras obras inspiradas no livro, como o quadrinho e o jogo, pra ter uma visão maior sobre esse universo em si. Muito boom leiam