O elefante desaparece

O elefante desaparece Haruki Murakami

Resenhas - O elefante desaparece

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinny Britto 16/01/2020

Se eu fosse levar só em consideração essa minha primeira experiência com o autor, com certeza eu passaria bem longe dele daqui pra frente.
Dos contos que consegui finalizar, praticamente todos foram ruins e me deixaram a impressão de que Murakami é superestimado, principalmente aqui no Brasil.
Estou participando de um projeto "Lendo Murakami em 2020" e esse foi o livro escolhido para janeiro.
Comecei com o pé esquerdo e espero mudar essa visão durante o ano lendo os romances.
Estêvão 16/01/2020minha estante
Olá, onde encontro informações sobre esse projeto?

Vi num canal do YouTube.

Tati 16/01/2020minha estante
Minha primeira impressão com ele foi em 1Q84 e eu adorei. Normalmente eu não gosto de livros de contos, exceto do Stevenson, então acho que eu não iria gostar desse livro mesmo, mas amo os romances de Murakami.

Bruna 16/01/2020minha estante
Esse autor não é pra mim. Li Norwegian Wood anos atrás e até hoje quando lembro da história fico meio UGH.

Vinny Britto 16/01/2020minha estante
Também não curto muito contos então estou levando isso em consideração.

Estêvão 16/01/2020minha estante
Valeu!.

Felipe1503 16/01/2020minha estante
Será que tem aquele conto que virou o ótimo filme coreano Burning (Em Chamas)?

Vinny Britto 16/01/2020minha estante
Sim. É o conto "Queimar Celeiros".

Fabio.Madeira 16/01/2020minha estante
Li ?Após o Anoitecer ? e me decepcionei. Talvez haja obras melhores dele, mas realmente acho que há um exagero nos elogios ao autor. Até já foi cotado para prêmio nobel. Não arrisco mais outro livro :)

Vinny Britto 16/01/2020minha estante
Ainda vou arriscar mas não pretendo esticar tanto a corda.

@vidaliterata 27/02/2022

Nem todos os contos eu gostei. Mas vale a pena conhecer
Este livro é uma coletânea de 17 contos de Haruki Murakami, escritor japonês e considerado um dos melhores da atualidade no Japão. Acredito que sua forma de contar histórias é considerada universal, pois embora o autor seja japonês qualquer um pode se identificar com as histórias e os temas apresentados. Inclusive, o autor faz muitas referências à música ocidental, a literatura, inclusive cita alguns autores das quais ele se inspira.
Foi a primeira vez que li a obra dele. Os contos geralmente fogem da realidade, são desde situações bizarras até absurdas; mas também tem contos mais "realistas", do cotidiano, que aparentemente, poderia acontecer com qualquer um. Ressalto que a maioria dos contos acaba de forma "inacabada", quando vc menos espera, ele termina e aí o leitor deve se contentar com isso ou "terminá-lo".
Acredito que seja quase impossível não acabar gostando de pelo menos um conto ou até mesmo não se identificar com um dos personagens ou as histórias abordadas pelo autor. Gostei da construção dos personagens dele, e ao longo da leitura dos contos, vc vai percebendo semelhanças entre um conto e outro, como por exemplo, o fascínio do autor por gatos e do nome "Noboru Watanabe", e até mesmo alguns temas abordados; às vezes dá a impressão de que alguns contos se tratam de um mesmo personagem, só que vivendo uma situação diferente.
Queria ter gostado muito mais de todas as histórias apresentadas. Porém, naturalmente, não gostei de todos os contos. Há contos que te fazem refletir e repensar sobre as relações humanas, sobre a vida e a solidão. Alguns achei interessantes, sinistros e medonhos, alguns me marcaram, abriram meu sorriso e outros eu fiquei meio entediado e mal via a hora de acabar, por conta de muitas descrições detalhadas por parte do autor ou a história simplesmente não me prendeu.
Mas em geral, foi uma boa experiência de leitura, fluiu muito bem; o texto que o Murakami utiliza é bem escrito e acessível. Com certeza quero ler mais outros livros dele. Só não sei se recomendaria logo este livro para todos que querem começar a mergulhar na obra dele. Mas caso faça isso, peço paciência e persistência no começo da leitura, porque vai melhorar. Se não, recomendo que vc comece por um conto dele que está presente no livro, chamado "Sono"; mas pode ser encontrado à venda separadamente. É um relato de uma jovem mulher casada que não consegue dormir de jeito nenhum há duas semanas, mas não é uma insônia qualquer.
Abaixo destaco os melhores contos que eu achei:

- Sono
- Lento barco para a China
- Queimar celeiros
- O anão dançarino
- Silêncio
- Os homens da TV
- Casos de família
B.norte 27/02/2022minha estante
?????? gostei muito da resenha! ?

Sabia que finais inacabados são uma característica de muitas narrativas japonesas? Sempre leio esperando-as. Já dei a dica pra quando você for ler a obra de algum outro autor ?

Gostei de você ter colocado as histórias de Murakami como universais, ele é um dos autores japoneses que se encontram na lista do "Reference Guide to World Literature - Volume 1".

Watanabe vai aparecer em mais histórias com certeza ?
E também recomendo "Sono" Para os leitores iniciantes de Murakami.

@vidaliterata 02/03/2022minha estante
Haha muito obrigado! Em geral foi uma experiência muito boa. Gostei bastante da escrita e das histórias do Murakami

@vidaliterata 02/03/2022minha estante
Mudei o título da resenha. Pq eu gostei sim, só não gostei de todas as histórias kkk

sara320 22/09/2021

na vida, todos encaramos o sumiço de muitos elefantes.
o elefante desaparece foi a quarta obra que li do murakami, se não estou enganada. quando soube da existência de um livro de contos do autor, fiquei ansiosa para o devorar rápido assim que o tivesse em mãos: não aconteceu. acabei fazendo uma leitura bem lenta do livro, bem mastigadinha. não me arrependo, porque em compensação pude pensar bastante e com cuidado (acredito que ainda não tenha sido por tempo suficiente) acerca de cada uma das histórias que li.

o japonês sempre aborda temas como a passagem do tempo, envelhecimento e vida depois de traumas; experiências marcantes e o poder da memória e de boas lembranças; as vezes sua escrita é como um tapa na cara, e em outras ocasiões funciona como um mecanismo de expansão de nossos pontos de vista e opiniões sobre a existência humana.

é bem diferente dos outros livros que li dele, mas também muito bem feito e escrito. acredito que irei ficar com alguns trechos por um bom tempo na memória. sempre amo e recomendo bastante haruki murakami, e dessa vez não será diferente.
André Vedder 23/09/2021minha estante
Murakami sempre é uma leitura proveitosa :=)

sara320 23/09/2021minha estante
falou tudo!

thales.gaspari 22/06/2023

Minha primeira experiência com o autor, mas provavelmente não é o tipo de leitura para mim. Adorei alguns temas e propostas mais surrealistas e fora do comum, mas mesmo estes não gostei da condução da trama e da forma como os contos foram escritos. Outras ideias achei simplesmente medianas ou mesmo sem graça. Uma coisa que me incomodou muito foi que todos os narradores dos contos (se não me engano todos os contos são escritos em primeira pessoa) parecem escrever e agir e pensar do mesmo jeito, não me parecem pessoas distintas, mesmo quando tem outros nomes, sexo e histórias - um pouco decepcionante para um escritor que sempre ouço falar tão bem. Tem até certos maneirismos, como sempre fazer uma citação musical cult ou coisas assim, que não acrescentam nem parecem me dizer nada. Talvez seja um escritor superestimado, talvez eu não seja o publico adequado por não conhecer o autor suficiente,... não sei. Pensarei duas vezes antes de tentar ler outra coisa dele.
anacarolsbr 07/08/2023minha estante
Acabei abandonando essa leitura também, gostei do livro mas não me prendeu :(

ana.clofa 01/05/2021

Muito satisfeita.
Minha segunda vez lendo um livro de contos do Murakami não poderia ser melhor. Menos de um ano atrás, li Homens sem mulheres, o qual eu já tinha gostado bastante, mas esse com certeza o supera.

Sei que muitos não gostam da monotonia que enlaça quase todas as histórias do Murakami, mas eu já me acostumei de uma maneira que estranharia a falta dela.

Quase todos os contos abordam fatos cotidianos, a partir dos quais o narrador vai tirar uma reflexão ou uma memória. Temos como exceção aqueles contos mais voltados pro surreal, como Os homens da TV, o que não deixou de ser ótimo.

Gostaria de destacar aqui, dos 17, os meus 5 contos favoritos: "O segundo assalto à padaria", "Sono" (as reflexões desse são excepcionais), "Lederhosen", "Caso de família" e "Silêncio".

Dou destaque também ao conto que dá nome ao livro, que me deixou até com um certo "medinho". É incrível o poder que o Murakami tem de criar histórias com tanta estranheza envolvida que me deixa até com um certo medinho de aquilo acontecer comigo, como é caso com "O elefante desaparece", "O pequeno monstro verde" e "O anão dançarino".

Acho que a única coisa que me impede de dar 5 estrelas é a forma abrupta com a qual ele encerra praticamente todos os pontos. Sei que por serem contos e não romances completos, muita coisa vai ficar sem resolução, mas tem vezes que fica coisa solta até demais kkkk. "Sono" é realmente excelente, mas como eu queria que fosse um romance completo dele. Por isso, para mim, seus contos não atingem a excelência de seus livros.

Acho que é um excelente livro pra quem ainda está iniciando no mundinho Murakami, como uma segunda leitura por exemplo, pois nos contos você vai se deparar com esse jeitinho particular de escrita dele. Se não gostar, provavelmente não vai gostar dos romances dele, pois são como extensões desses contos.

Enfim, mais uma vez satisfeita com Murakami e ainda mais ansiosa pra continuar lendo cada vez mais livros dele.

PS: Alguém sabe o porquê da fixação do Murakami com o nome "Noboru Watanabe"? kkkk
Naka 13/10/2021minha estante
Eu comecei a ler recentemente, só li dois contos ainda e não entendi nada kkk vc poderia me explicar alguma coisa sobre o 1 e 2 conto? Kkkkk

Juliana 13/10/2020

Nunca tinha tido nenhum contato com o autor, mas todos os contos me tocaram de alguma forma e me senti movida e sensibilizada diante de cada narrativa e a obra como um todo.
No começo foi possível criar um paralelo entre a escrita de Murakami e a escrita de Kafka, uma vez que nos contos de Murakami se tem um personagem vivenciando o estranho, porém o personagem não hesita diante desse estranhamento, somente o leitor o sente. Apesar disso, ele consegue superar o fantástico kafkiano e se encontra no fantástico próprio murakamiano, que é o fantástico da metáfora, do inconsciente, da fantasia individual, única e intransferível de cada personagem. O que parece ser algum tipo de nonsense, na verdade pode ser visto como uma expressão em metáfora de uma simbologia inconsciente de cada personagem. Tudo fica nas entrelinhas e as histórias não acabam no ponto final, mas perduram na mente do leitor se transformando em reflexões diversas a partir das experiencias pessoais e significados que cada leitor carrega em si e o faz se deparar com a dúvida o tempo todo. Desejo, falta, amor, agressividade, cumplicidade, solidão, fantasia são temas sempre muito presentes no enredo que se desenrola nos contos e na nossa realidade também.
Conhecendo um pouco da história de Murakami, em especial a história onde, Murakami assistia um jogo de beisebol e ao momento do estalo de uma tacada de um dos jogadores teve a epifania de perceber que gostaria de ser um escritor, é possível perceber como o autor consegue colocar a sua visão de mundo em suas histórias e transpor sinceridade e genuinidade nas mensagens. As histórias mostram personagens humanos, porém sempre inominados. Seus nomes não importam, teriam sido dados por outras pessoas, e o que importa é a expressão de si mesmos.
A associação livre que é feita por eles, em sua maioria narradas em primeira pessoa, fazendo sempre articulação com os significantes e significados de suas metáforas. A psicanálise Lacaniana agradece, seu conceito central de Linguagem e Metáfora são extremamente bem usados por aqui.
Leonardo 20/10/2020minha estante
perfeito

Caroliny 27/08/2020

Estranhíssimo
Gosto da estranheza e dos finais inconclusivos. Murakami me fez pensar bastante. Terminado um conto, parecia que eu passava a ver todas as coisas com outro olhar. O primeiro conto da coletânea não me chamou muito a atenção, mas todos os subsequentes me causaram essa sensação de que algo etéreo havia acontecido comigo.
Viviane Marques 27/08/2020minha estante
Confuso

FaruSantos 25/06/2018

O elefante desaparece é uma coletânea de 17 contos de Haruki Murakami. Pode não parecer, mas o título dá uma ideia do que esperar nas histórias: fatos estranhos capazes de afetar a realidade de maneiras curiosas. Como é de costume do autor japonês, as tramas são repletas de personagens solitários e melancólicos, com a presença pontual de surrealismo. A ambientação envolvente da maior parte das narrativas foi o detalhe que me fez gostar bastante dessa coletânea.

O elefante desaparece é uma ótima maneira de conhecer o estilo de Haruki Murakami. O autor consegue montar narrativas envolventes em histórias curtas, explorando constantemente elementos surreais muito interessantes. Os personagens e ambientações são os maiores destaques dos contos, por mais que a repetição de temas deixe a leitura um pouco cansativa. O elefante desaparece ultrapassa os limites da realidade de forma verossímil e é justamente isso que a torna uma boa coletânea.

site: https://faru.wordpress.com/2018/06/25/resenha-elefante-desaparece-haruki-murakami/

Julio.Argibay 04/08/2018

Contos de Murakami
Sao 17 contos do escritor japonês Haruki Murakami. Algumas dessas estórias possuem uma temática existencialista, tipicamente japonesa: O último gramado e Sono; e os outros contos são parecidos/inspirados na Realidade Fantástica como o livro Metamorfose de Kafka, a saber: O elefante desaparecido, Os homens da TV, Um pequeno monstro verde e O Anão dançarino. Finalizando, é uma leitura leve, divertida e contemplativa, vale a pena checar.

Hildeberto 27/08/2018

"O elefante desaparece" foi originalmente publicado em 1993 e reúne 17 contos de Haruki Murakami.

Os contos abordam assuntos diversos (casamento, anões dançarinos, grama, etc). Marukami constrói enredos pitorescos, por vezes caricatos. O que mais me chamou atenção, contudo, é a essência que está presente em cada conto.

Embora haja elementos fantásticos e fora do comum, esses aspectos são apenas uma roupagem chamativa (e muito interessante e divertida) para algo mais profundo e singelo. . A questão é que não há pessoa ou acontecimento "normal". O que chamamos de normal é apenas uma abstração facilitadora da vida cotidiana. Cada pessoa e cada acontecimento é singular. O autor choca por descrever situações inesperadas socialmente. Além disso, não importa a situação, haverá uma personagem com sentimentos, pensamentos e individualidade interagindo com o contexto.

Com essa estratégia de escrita (descrever situações incomuns para chamar atenção para a nossa "normalidade") o autor faz uma autocrítica de assuntos contemporâneos que já incomodavam no distante ano de 1993, e, principalmente, sobre a existência individual em um mundo por vezes incompreensível. É sobre "ser" humano.

Devo ressaltar que a escrita do Murakami é única. O estilo lembra o dos escritores americanos. Os jogos de significados são típicos da literatura japonesa. Esta síntese resulta em um texto de fácil e agradável leitura, mas de muitas interpretações. A soma dos significados de cada frase nem sempre é igual ao significado do conto. Há subentendidos e sutilezas, mesmo que a escrita não seja delicada. É um texto aberto a interpretações; todavia, no meio de tudo isso, fique atento para uma frase (geralmente nos últimos parágrafos) que irá esclarecer o que o autor queria dizer com o conto.

Kari 05/10/2018

Mais um pra conta
Livro que reúne 17 contos do escritor japonês, vem demonstrar, mais uma vez, que a fantasia, para Murakami, caminha lado a lado com a realidade.
Diversos contos me chamaram atenção ("O pequeno monstro verde", "Silêncio", "Sono" - que já fora lançado em volume único - e o que dá título ao livro "O elefante desaparece."
Também gostei bastante de "O anão dançarino", conto em que um anão (óbvio rsrs) possui o corpo de um rapaz para que este possa conquistar uma moça. O desfecho é que me surpreendeu de uma forma tão forte que nunca imaginei alguém ter criatividade para escrever tal final.
Assim como esse conto, todos os outros trazem novidades e surpresas no melhor estilo Murakami, que te coloca para dentro da estória e não te tira enquanto não terminá-la.
A você, novo leitor, te indico por ser um livro de conto, o que facilita a leitura e, caso não seja do seu agrado, pode abandoná-la. No entanto, acho difícil isso acontecer hehehe

NOTA 0-5:4
@leyendo_a_los_que_leen

Rafael.Lois 12/11/2018

Legal
Como sempre, ler Murakami é refrescante. Essa realidade pitoresca causa nós no cérebro e traz perguntas que normalmente não se faria a si mesmo. Porém, não acho que os contos aqui sejam os melhores dos trabalhos dele (mas ainda são bons)

Neftwly 12/03/2024

Noboru watanabe desaparece?
A premissa do livro é muito interessante, para os amantes de murakami é tentador.

muitos contos com metáforas muito boas e personagens de outros livros que surgem nesse. como o irmão da esposa do crônica pássaro corda. conta a história dele e como ele não se dá bem com a irmã mais. e também a história do elefante é do noboru watanabe.

em geral são todas histórias interessantes, mas é um livro cansativo e pesado de se ler.

Arthur Pacheco 09/05/2019

Muito legal!
A coletânea possui umas histórias fantásticas, outras normais e umas bem chatinhas. Como amante da cultura japonesa pude perceber como a arte se transforma na literatura, Murakami tem uma escrita leve e interessante - quero poder descobrir mais obras desse autor.

Carminha Pires 26/06/2019

Contos para você ler e reler!
São 17 contos. Cada um mais inspirador do que o outro.

Narrativas que leva a conhecer o tom e o dom de Murakami.

O conto que mais chamou minha atenção foi "O último gramado do entardecer". Uma citação desse conto: "A memória é como a ficção ou a ficção é como a memória."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6