O elefante desaparece

O elefante desaparece Haruki Murakami

Resenhas - O elefante desaparece

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabriel Zupiroli 21/01/2021

O puro suco do que é Murakami
Murakami tem uma ótima habilidade de construir um narrativa através de um estilo contemporâneo e, concomitantemente, bem estruturado. Portanto não é simplesmente ágil, econômico e vazio. É como se dialogasse com a fluidez da contemporaneidade. Seu léxico, sua sintaxe, seus focos narrarivos (majoritariamente na primeira pessoa), tudo converge para a criação de uma escrita extremamente flexível e intimista. Dado esse fator, é compreensível sua habilidade de penetrar em camadas variáveis dos diferentes espectros de leitores: do leitor ocasional ao estudante de literatura.

Este livro funciona como uma espécie de exemplar perfeito de sua habilidade narrativa por justamente concatenar com equilíbrio sua versatilidade. O fantástico sutil, a melancolia contemporânea, o humor e o absurdo cotidianos exemplificam diferentes momentos da carreira do escritor em contos muito bem escritos. Dentre eles, o melhor, "Queimar celeiros", é uma obra-prima. Um suspense jocoso e enigmático elaborado de maneira brilhante. Não fosse a repetição ocasionada pela similaridade do estilo, quebrada às vezes por contos como "Caso de família", seria um livro perfeito.

Destaque para os dois contos citados, "Sono", "Os homens da TV", "O anão dançarino", "O último gramado do entardecer" e "O elefante desaparece".

Thaisa 26/07/2022

Uma coletânea incrível pra quem quer conhecer Murakami!
Essa é a primeira coletânea que li de Haruki Murakami: "O Elefante Desaparece" reúne 17 contos do autor, explorando desde histórias simples, rotineiras, com reflexões interessantes sobre nossas vidas, até tramas mais elaboradas, cheias de realismo mágico, fantasia, terror...
Algo que eu sempre gosto de pontuar é que, no geral, quando nós, leitores, nos deparamos com uma coletânea, é claro que gostaremos mais de algumas narrativas do que outras, seja pelo estilo de escrita, os personagens explorados, as questões levantadas, o desenvolvimento das tramas ou, simplesmente, pelo fato de algumas novelas ressoarem mais em nós. Nesse caso, não foi diferente: alguns contos aqui realmente me impressionaram, e destaco aqueles que ficarão comigo por muito tempo, como o hilário "The Second Bakery Attack", o romântico "On Seeing the 100% Perfect Girl One Beautiful April Morning", o perturbador "Barn Burning", o assustador "The Dancing Dwarf", o profundo "The Silence", e o magnânimo "Sleep" que, além de ser minha narrativa favorita de Murakami (junto do romance "Norwegian Wood"), foi meu primeiro contato com o autor e fez com que eu quisesse ler todas as suas ficções.
Sempre é difícil dar uma nota para uma coletânea por causa da inconsistência que elas carregam - eu costumo dar uma nota específica para cada conto e achar uma média; nesse caso, objetivamente essa foi 3,6; no entanto, os contos que eu gostei foram realmente brilhantes, então, por uma questão sentimental, resolvi dar uma nota 4: minhas histórias favoritas desse livro se tornaram tramas pelas quais me apaixonei! "Sono", por si só, não apenas é um 5 estrelas, mas é minha novela favorita da vida - e confesso que estava receosa de relê-la... Mas que surpresa boa foi encontrar ainda mais camadas surreais e reflexões ainda mais profundas naquela que é uma das melhores leituras que fiz em toda minha existência!
Também me interessei bastante pelo fato de um mesmo nome ter sido repetido em três enredos distintos, o que me fez entender que essas histórias se conectarão no romance "Crônica do Pássaro de Corda" - e isso me fez ficar ainda mais empolgada para minha próxima leitura do projeto!
Para quem gosta de tramas mais curtas e quer conhecer os mais diversos assuntos e aspectos abordados por Murakami, desde o cotidiano até o insólito, passeando por suas narrativas e compreendendo mais o estilo do autor, "O Elefante Desaparece" é uma ótima recomendação!

Viviane Alves 26/08/2021

Mas gente! Que doideira!
São varias histórias, porém acabam de repente, uma mais louca que a outra. Kkkkk

Leonardo 11/03/2021

Já venho lendo os livros de Murakami uns 5 anos, uma coisa da qual me impressionou nesse livro é como ele consegue nos emergir nas histórias.
Como cada história possui sua particularidade, e é fácil de se identificar com certas coisas ou momento que já passamos.

Joyce 20/01/2021

aqui murakami me pegou.
foi o primeiro livro dele que me tinha sido recomendado, la pelo final de 2019, na epoca o primeiro e segundo conto não me pegaram. 1 ano e meio depois ja me sentindo leitora de fato, o interesse pelos livros do Haruki voltam sem que eu sequer me lembrasse que tinha esse em pdf, e dessa vez fluiu DEMAIS; a ponto de fazer com que (pela primeira vez esse ano) eu seguindo lendo algo do mesmo autor e querendo mais dele. no momento ando lendo "Caçando carneiros" e apesar de nao ser tao empolgante pra mim, seguirei de MUrakami pelos próximos meses

guipvr 15/01/2021

Delicioso!
Mais um ótimo livro de Haruki Murakami. Recomendo muito para os que nunca leram o autor. Os contos aqui presentes são muito bem escritos, com uma profundidade e certo mistério que apenas Murakami consegue trazer a tona. Todos os contos possuem algo de interessante, diferente e acolhedor. Os rumos das histórias são inesperados e interessantes. A condução de cada trama é encantadora. Um grande escritor.

--mini spoiler--
Além disso, os contos parecem ter uma conexão entre si diversas vezes. O protagonista é sempre um homem, e grande parte das histórias me parecem ser uma "fase" da vida dele. É oque me pareceu. O nome "Noboru Watanabe" também se repete bastante, acredito que já o vi em outros livros também.
--fim do mini spoiler--

Leitura mais que recomendada para relaxar e ser levado a outras realidades de uma forma gostosa.

Tai 16/12/2020

Contos muito bons
Me envolvi com a maioria dos contos, todos com uma pitada de acontecimentos surreais. Outros não são tão interessantes, mas mesmo assim recomendo a leitura.
O melhor de todos, definitivamente é "Sono", mas gostei bastante de "Queimar celeiros", "Silêncio", entre outros.

Lucia.Aoto 03/07/2023

Adorei a maioria dos contos. Sono e Queimar celeiros foram os melhores. Mais um livro de Murakami finalizado com sucesso!
Meu autor da vida! ???

Maria18706 10/02/2024

Contos com clássico estilo de Murakami que acaba por prender o leitor. O ponto negativo das histórias é que quase nenhuma delas tem um final interessante ou conclusivo.

eduarda2470 05/05/2023

O elefante desaparece
Um livro bom mas talvez tivesse sido melhor se minha forma de ler e interpretar fosse mais desapegada. São contos bem malucos, misteriosos e distintos, porém às vezes alguns nomes e descrições são iguais, logo eu quis formar uma linha do tempo achando que eram os mesmos personagens e a mesma realidade. Mas no geral é um bom livro. Escrita típica do Murakami.

Juliana 13/10/2020

Nunca tinha tido nenhum contato com o autor, mas todos os contos me tocaram de alguma forma e me senti movida e sensibilizada diante de cada narrativa e a obra como um todo.
No começo foi possível criar um paralelo entre a escrita de Murakami e a escrita de Kafka, uma vez que nos contos de Murakami se tem um personagem vivenciando o estranho, porém o personagem não hesita diante desse estranhamento, somente o leitor o sente. Apesar disso, ele consegue superar o fantástico kafkiano e se encontra no fantástico próprio murakamiano, que é o fantástico da metáfora, do inconsciente, da fantasia individual, única e intransferível de cada personagem. O que parece ser algum tipo de nonsense, na verdade pode ser visto como uma expressão em metáfora de uma simbologia inconsciente de cada personagem. Tudo fica nas entrelinhas e as histórias não acabam no ponto final, mas perduram na mente do leitor se transformando em reflexões diversas a partir das experiencias pessoais e significados que cada leitor carrega em si e o faz se deparar com a dúvida o tempo todo. Desejo, falta, amor, agressividade, cumplicidade, solidão, fantasia são temas sempre muito presentes no enredo que se desenrola nos contos e na nossa realidade também.
Conhecendo um pouco da história de Murakami, em especial a história onde, Murakami assistia um jogo de beisebol e ao momento do estalo de uma tacada de um dos jogadores teve a epifania de perceber que gostaria de ser um escritor, é possível perceber como o autor consegue colocar a sua visão de mundo em suas histórias e transpor sinceridade e genuinidade nas mensagens. As histórias mostram personagens humanos, porém sempre inominados. Seus nomes não importam, teriam sido dados por outras pessoas, e o que importa é a expressão de si mesmos.
A associação livre que é feita por eles, em sua maioria narradas em primeira pessoa, fazendo sempre articulação com os significantes e significados de suas metáforas. A psicanálise Lacaniana agradece, seu conceito central de Linguagem e Metáfora são extremamente bem usados por aqui.
Leonardo 20/10/2020minha estante
perfeito

Vinny Britto 16/01/2020

Se eu fosse levar só em consideração essa minha primeira experiência com o autor, com certeza eu passaria bem longe dele daqui pra frente.
Dos contos que consegui finalizar, praticamente todos foram ruins e me deixaram a impressão de que Murakami é superestimado, principalmente aqui no Brasil.
Estou participando de um projeto "Lendo Murakami em 2020" e esse foi o livro escolhido para janeiro.
Comecei com o pé esquerdo e espero mudar essa visão durante o ano lendo os romances.
Estêvão 16/01/2020minha estante
Olá, onde encontro informações sobre esse projeto?

Vi num canal do YouTube.

Tati 16/01/2020minha estante
Minha primeira impressão com ele foi em 1Q84 e eu adorei. Normalmente eu não gosto de livros de contos, exceto do Stevenson, então acho que eu não iria gostar desse livro mesmo, mas amo os romances de Murakami.

Bruna 16/01/2020minha estante
Esse autor não é pra mim. Li Norwegian Wood anos atrás e até hoje quando lembro da história fico meio UGH.

Vinny Britto 16/01/2020minha estante
Também não curto muito contos então estou levando isso em consideração.

Estêvão 16/01/2020minha estante
Valeu!.

Felipe1503 16/01/2020minha estante
Será que tem aquele conto que virou o ótimo filme coreano Burning (Em Chamas)?

Vinny Britto 16/01/2020minha estante
Sim. É o conto "Queimar Celeiros".

Fabio.Madeira 16/01/2020minha estante
Li ?Após o Anoitecer ? e me decepcionei. Talvez haja obras melhores dele, mas realmente acho que há um exagero nos elogios ao autor. Até já foi cotado para prêmio nobel. Não arrisco mais outro livro :)

Vinny Britto 16/01/2020minha estante
Ainda vou arriscar mas não pretendo esticar tanto a corda.

Nice Freiry 19/02/2023

Minha primeira experiência lendo algum livro do Murakami e no geral gostei.
Livros de contos sempre são difíceis de avaliar porque tem contos que te agradam mais do que outros.
Adoro o anime Jojo e em algumas histórias o tom de estranheza e bizarrice me lembrou muito o anime. São monstros que aparecem, elefantes que somem, coisas sendo queimadas, assalto a uma lanchonete, anão dançante, entre outras loucuras da mente do autor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6