Todas as Coisas Belas

agora falando do RESTO

Lívia 07/11/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK

Jana 23/12/2021minha estante
Finalmente alguém que pensa como eu! Fui ler o livro por causa de resenhas SUPER POSITIVAS, e acabei com um arrependimento bem grande, várias vezes pensando em desistir da leitura por conta da personagem principal.

Lívia 23/12/2021minha estante
bem complicado :/

Adri 28/10/2020

Explicando meu ódio
Geralmente eu não faço resenha negativa porque prefiro deixar as leituras que não funcionaram pra mim pra lá e seguir em frente, mas com esse livro eu tive a sensação de que seria legal explicar um pouco do que me fez não gostar da experiência que eu tive. Vou tentar ser objetiva!

Bom, uma das coisas que mais me irritou nesse livro foi o fato de que eu amei a premissa, mas senti que ela foi desperdiçada na execução. Os personagens me estressaram desde o início e a Nanette, em especial, é um pé no saco. O livro não justifica a maioria das ações dela e, mesmo quando ela começa a frequentar a terapia, não temos nem pista de um diagnóstico. Aparentemente, tudo que ela faz é motivado pela sensação "terrível" que ela tem de ser melhor que as outras pessoas. Principalmente as que têm a mesma idade que ela.

Eu já esperava por problemas nesse livro pelo fato de ser escrito no ponto de vista de uma menina adolescente e o Matthew Quick ser um homem já bem mais velho, mas não sabia que ia ficar tão incomodada. O tempo inteiro a personagem principal se lamenta por ser mais profunda do que seus colegas de classe e que as outras meninas do time de futebol que (obviamente?) só querem saber de garotos, maquiagem e álcool.

Eu me sensibilizei sim em alguns momentos da história, mas o tempo inteiro ela tomava atitudes tão exageradas e sem pensar em mais ninguém além dela, que eu simplesmente não consegui engolir.

Acho que essa é uma história que poderia ter sido contada de muitos jeitos melhores, de preferência sem parecer que o único motivo do colapso mental da menina era ela ser uma adolescente insatisfeita com sua vida de classe média e que gosta de livros e filosofia.

Enfim, acho que já passamos da fase de acreditar que só existem dois tipos de pessoas: as que vão pra festas e as que ficam em casa lendo. ? Dá pra ser as duas e infinitas outras ao mesmo tempo. Chega desse discurso, né?
juliadelfs 09/11/2020minha estante
tua resenha definiu exatamente minhas opiniões sobre esse livro

Alessa 20/12/2020minha estante
Essa resenha falou tudo que eu queria dizer! Acho que o livro tem muitos momentos interessantes, mas ver uma adolescente passando por uma crise dos 18 anos (que 90% das pessoas passam) como se fosse uma iluminação espiritual que fez ela superior a todos os outros me deu uma preguiça.

Adri 28/01/2021minha estante
KKKKKKKKK cara tô mt feliz de saber que eu n sou doida
fiquei pensando se eu era chata por ter ficado tão irritada

Karolzinhaarias 02/05/2018

Não é exatamente um livro de romance. É um livro sobre a vida em geral. Tem casal? Tem
Fala muito sobre o dilema da vida da personagem principal. Quando você pensa que vai virar um livro de romance vê o quão o livro é fantástico por não ser sobre um casal fofo e isso não te faz odiar o livro. Pelo contrário, o livro tem cada citação linda(daquelas de grifar com marca texto e postar no insta kkk)
É uma leitura boa que pode até fazer mudar sua perspectiva sobre como você vê a vida.
No início me incomodou o fato de não ter uma descrição da nanette. É que eu gosto de visualizar os personagens, mas isso é só um gosto particular.
Fabi129 03/05/2018minha estante
Já quero ler só por ter citações!

Kleysinha 04/05/2018minha estante
Adoreeeei. Já vou add aos meus desejados para comprar futuramente. Adoroooooo histórias assim que não são 100% baseadas em romance.

Ellem - @colecionandoprimaveras 22/05/2018

Nanette O’Hare tem 18 anos e é a melhor jogadora de futebol do colégio, mas no fundo, ela odeia jogar e não consegue se sentir parte do grupo.

Um dia, Nanette ganha de presente um livro chamado ‘O Ceifador de Chicletes’. Ela se identifica muito com a história e isso muda totalmente sua forma de pensar. Ela acaba se tornando amiga do autor e através dele, conhece Alex, um garoto que também é fã do livro.

Ela e Alex se apaixonam, mas aos poucos fica claro que o livro que ajudou Nanette a se libertar, se tornou uma obsessão para Alex.

RESENHA

Eu tive alguns sentimentos contraditórios com esse livro. Achei maravilhosa a mensagem que ele passa, mas a história deixou um pouco a desejar.

O livro tem muitos pontos positivos. O primeiro deles é a narrativa em primeira pessoa que nos dá a sensação de entrar na mente de uma adolescente esquisita (não em um sentido ruim), solitária e perdida. Os capítulos são bem curtinhos e a leitura é muito fluida.

Tem uma reflexão muito legal sobre as incertezas da transição da adolescência para a fase adulta. Sobre se encontrar e não permitir que pessoas ou circunstâncias ditem o seu modo de ser, você não precisa ser igual a todo mundo, nem fazer o que todo mundo faz.

Todas as Coisas Belas tem muitas referências a músicas, poesias (principalmente Bukowski) e livros (eu fiquei louca pra conhecer todos!).

Também fiquei com muita vontade de ler ‘O Ceifador de Chicletes’ e achei muito legal essa reflexão de como uma mesma coisa pode influenciar pessoas de forma totalmente diferentes.

Como em todo livro do Matthew, tem muitas frases fortes e marcantes (depois faço um post aqui só com quotes dele).

O Alex foi um personagem que me intrigou bastante, mas senti falta de saber um pouco mais sobre ele. E, pra mim, esse foi o principal ponto negativo, porque acabou deixando a história um pouco confusa.

site: https://www.instagram.com/p/BjDtsggBGNm/?taken-by=colecionandoprimaveras
clarividente 09/03/2019minha estante
também fiquei com MUITA vontade de ler O Ceifador! e eu me apaixonei pelo alex, apesar de seu caráter possivelmente abusivo. queria que ele tivesse aparecido mais.

Mariana 26/12/2019minha estante
Acho que Alex é estrategicamente pouco explorado na história, justamente porque essa é a sua personalidade. Essa é a sua questão. Tudo muito turvo, pouco definido. Ele não sabe muito bem quem ele é, por vezes se vê como o personagem do livro de Booker. Logo, ao meu ver, é muito inteligente e instigante que Alex fique "apagado" nessa história, pois os processos de descoberta são distintos e, talvez, não aconteça para todos, pois pagar todos os preços pode ser por vezes, demais para alguns. Como foi para Alex.

Gustavo 21/06/2021

Todas as experiências belas
A minha experiência com o livro foi uma das melhores, a leitura foi muito fluida e gostosa.
Os personagens são incríveis, me indentifiquei com vários em diferentes situações.
A Nanette é sem dúvidas uma pessoa que eu amaria muito conhecer, e dá um abraço nela.

Eu posso resumir esse livro em poucas palavras; ele é sobre se rebelar contra o sistema, contra qualquer tipo de padrão.
A mensagem mais importante sobre ele é que você tem que ser você mesmo, ser único, mesmo que você pague um preço por isso.
A sociedade tenta controlar a gente de diversas maneiras, e uma delas e criando padrões, famoso politicamente correto. E qualquer coisa que não seja "normal" é considerado estranho, rebeldia ou até pessoas do mau.
E as pessoas "normais" não estão preparada pra isso, porque elas não se atreveram a se rebelar, e julgam quem tem essa coragem.

Nem dá pra acreditar que eu comprei esse livro foda por sete reais. Esse livro tá mudando a minha vida de uma forma que eu nem consigo explicar, no momento eu tô quase chegando na fase de ser quem eu realmente sou, mais conhecido como se assumir gay. E tipo tem tanta coisa dentro de mim que não aguento mais esconder, eu quero ser eu mesmo, não quero mais ter medo de ser quem eu realmente sou, não quero ser normal.

Dá pra ter noção disso? Nem consigo explicar

Pra terminar preciso falar que o livrou me instigou muito em conhecer e pesquisa as poesias e as músicas que foram citadas e mencionadas. E isso enriqueceu bastante a minha experiência com essa história.
Como deu pra perceber tive uma experiência muito pessoal e vou levar pra sempre essa história comigo. ??
Aline Maia 27/06/2021minha estante
Eu também comprei por 7 reais!!! Somos sortudos , ganhamos na loteria conhecendo essa história ?

Gustavo 29/06/2021minha estante
Nossa sim!!!! Quem diria que um livro barato desse ia trazer uma mensagem foda dessa.

Gio 25/03/2021

ultimamente,com todo o caos que está acontecendo no país, esse livro apareceu na hora certa com uma história leve e descontraída. Em inúmeros aspectos Nanette e eu somos muito semelhantes, e é quase aliviante ler sobre alguém que se sente exatamente como você: confusa e perdida há bastante tempo, sendo mais consolador ainda a mensagem deixada de que não tem nada de errado em se sentir assim. Li essa história em um fôlego só e já estou em busca dos outros livros do autor.
mDeiga 25/03/2021minha estante
Eu ainda vou ler esse e os outros dele, mas já li Garoto 21 e o Lado bom da vida, gostei dos dois. Garoto 21 foi o livro que me fez querer conhecer os outros livros do autor

Gio 25/03/2021minha estante
nunca tinha lido nada dele,mas gosto tanto do filme O lado bom da vida que achei q os outros trabalhos dele seriam ótimos tbm, e não me decepcionei kkkk Agr,o próximo na minha lista é A sorte do agora, já quero ler para ontem

Jana 23/12/2021

Decepção
Peguei esse livro pelas recomendações e resenhas de 4 a 5 estrelas, mas... o que foi isso???
Eu gostei demais da escrita, e até que é bem rápido de ler. Isso se você aguentar a personagem.
Não pensa nos outros (e não quer ceder se não for proporcionar algo de bom pra ela), vive se vitimizando, se acha melhor que os outros simplesmente por gostar de ler e assistir filmes, e tem certeza que é pra ela ter 18 anos na história? Porque juro, não parece. Certas atitudes dela me lembram e MUITO as crianças de 13 e 14 anos.
Outra coisa que acontece, é que a personagem adora fazer qualquer coisa que parecer uma atitude rebelde. E quando essas partes apareciam, eu só conseguia pensar numa criança que chorava pra conseguir o que queria.
O que me assusta é ver tanta gente concordando com as atitudes da personagem principal, e inclusive dizendo que se viram nela.
Fernanda 28/02/2023minha estante
Concordo 100% com vc. Me decepcionei muito com esse livro. Desde o começo achei a personagem insuportável mas continuei lendo penado que ia melhorar e spoiler: ela continua chata até o final

Jana 05/03/2023minha estante
Exato, eu fui muito na esperança de que a personagem se daria conta das merdas que tava falando e fazendo, mas continuou no mesmo, e piorou até kkkkk

Babs 01/02/2021

Traz reflexões interessantes
É um livro com uma escrita leve e capítulos curtos, que fazem com que o leitor leia muito rápido. Traz discussões e reflexões interessantes sobre diversos assuntos, mas eu achei todos os personagens rasos e não consegui gostar de nenhum. Faz um tempo que li e nem lembro mais o nome deles. E achei ridículas várias atitudes que os personagens tomam, dá vontade de bater a cabeça deles na parede. Mas enfim, tem lá suas partes boas.
Isa Chan 01/02/2021minha estante
KKKKKKKKK CONCORDO

Babs 01/02/2021minha estante
KKKKKKK foi triste viu

fer 21/11/2020

mudanças podem ser boas. de lagarta a borboleta.
foi uma leitura boa e fluidaaa!
mas a história em si não me agradou tanto quanto eu esperava.
e ainda assim, adoro a escrita do autor.

trechos:

"não existe melhor momento que o agora"

"é preciso desvendar sozinho quais são os sentimentos despertados. refletir. debater. reler."

"imagino a mim mesma como uma galáxia distante e enevoada a se espreguiçar no céu noturno."

"por que não ensinam isso nas escolas? que a vida é difícil?"

"(...) sua existência representa seu caminho e sua história, e de mais ninguém."

para finalizar:

"e talvez o principal não seja a motivação inicial, mas a participação: mostrar ao universo sua melhor versão, a mais autêntica, com vivacidade e de um jeito impetuoso. quem sabe entregar-se à própria natureza nos impulsiona para o desconhecido, na direção de objetivos que ainda não visualizamos, mas que existem mesmo assim."
Paixao 21/11/2020minha estante
Eu adoro esse livrinho. Valeu muito o dinheiro que paguei.?

fer 21/11/2020minha estante
?? adoro o autor, mas não me senti persuadida por esse livroo kk

Lohanna12 29/06/2021

Um Livro Mediano
Nanette O'Hare é uma garota com um belo futuro pela frente e em seu ultimo ano na escola ela resolve se rebelar. Nanette recebe de seu professor um livro "O Ceifador de Chicletes" no qual fica fascinada pela história e ela acaba conhecendo o autor do livro, Nigel Booker e se tornam amigos.
Por intermédio de Booker Nanette conhece Alex, um garoto poeta que também é fascinado pelo livro e os dois acabam se apaixonando.

Confesso que demorei pra engrenar na história, no começo do livro não estava me apegando com os personagens o que fazia com que a leitura fosse devagar.
O livro é dividido em 2 partes e é narrado pelo ponto de vista de Nanette, quando consegui entrar na historia a leitura fluiu muito bem e pra quem for ler e se apegar logo no início acredito que terminará o livro rapidinho até mesmo em um dia.
Achei o livro mediano, pensei que seria aquela história que eu iria gostar muito. é um livro que os adolescente pode gostar muito e se identificarem, pois possuem muitas reflexões para quem está nessa idade.
@_larliterario 22/07/2021minha estante
Tive uma experiência parecida. De início eu gostei bastante e fiquei curiosa com os acontecimentos. Mas depois de um tempo achei a leitura um tanto arrastada. O que fiquei pensando foi que parece que a Nanette deu uma guinada na vida, evoluiu e tals, mas na minha cabeça ela era um tanto extremista.

Lohanna12 22/07/2021minha estante
Sim, tenho que concordar

Duda 23/03/2021

adolescente = chato
Deveria ter uma categoria aqui no Skoob ?livros que li odiando mas a curiosidade não me deixou abandonar?. A narrativa é muito boa mas os personagens são chatos demais!!!!
Tem uma personagem nesse livro que é INSUPORTÁVEL igual o Fiuk do BBB e a outra passa metade do livro falando de si mesma na primeira pessoa. Irritante.
Eu adoro romance juvenil, adoro literatura jovem mas meu Deus como os adolescentes são chatos. Sério, me deu foi raiva porque os personagens são chatos demais
Verônica 23/03/2021minha estante
KkkkkkKkkkkkkkk igual Fiuk do BBB, perdi a vontade de ler depois disso

Duda 23/03/2021minha estante
Nossa muito kkkkkkkk sabe menino privilegiado que só fala disso?

Larissa Tabosa 23/06/2021

História boa. Mas acho que tenho problemas com adolescentes e seus dilemas. Meio que não consigo ter empatia. Sei lá. Adolescentes são cringe ??
Aline Maia 27/06/2021minha estante
Acho que não hahaha, cada fase da vida tem suas especificidades e dilemas e não tem como isso ser algo de vergonha alheia/cringe ?

Larissa Tabosa 04/07/2021minha estante
Eu sei, Aline, e concordo. Mas adolescentes são insuportáveis. É muito drama por quase nada. Sei que é uma fase cheia de descobertas e etc., mas não consigo gostar. Não gostava nem de mim adolescente kkkk

Lizia.Yohanna 10/03/2021

Me vi muito nesse livro
Não imaginava que fosse me identificar tanto com uma história como aconteceu nesse livro, fico imaginando o quanto minha época de colégio e adolescência teria sido diferente se tivesse lido esse livro. A personagem principal passa por praticamente tudo que muitos de nós passamos durante o amadurecimento tanto no âmbito escolar quanto na vida, fiquei muito comovida com essa história e pretendo ler várias outras vezes.
Pâm 11/03/2021minha estante
Fiquei interessada ... ?

Lizia.Yohanna 11/03/2021minha estante
Vale a pena ler, é mesmo muito legal.

cattleya 09/10/2021

Continue a nadar...
querida nannete, eu não entendo você.
Mas eu entendo o que você tanto quer, respostas.
Eu não tenho, você não teve, acho que nunca teremos respostas concretas.
E o que acontece depois fim do livro?
Não sei, não entendo, queria poder saber.

Como diria Dory, continue a nadar...
Dolores 09/10/2021minha estante
que resenha linda ???

cattleya 09/10/2021minha estante
Não consigo descrever amg, mas foi muito bom ??

bruhmdrv 05/07/2021

Intenso pra caramba
ESSE LIVRO FOI TÃO INCRÍVEL! se tornou um dos meus fav. Os personagens são ótimos,me senti em basicamente todas as frases e poemas, a narrativa é fluída e prende até o fim. A mensagem é clara: você precisa ser você mesmo, ser única, e por ser você, pagará um preço, mas valerá a pena. Esta mudando a minha vida, tô já pra ser eu mesma e tacar o fodase nas opiniões alheias, sem ter medo de nada nem ninguém por simplesmente ser quem sou. Este livro me desencadeou a pesquisar mais poesia, mesmo já gostando e fazendo os meus próprios. Por fim, só queira dizer que recomendo muito, não importa a sua idade, nunca é tarde para ser você mesmo.

?E um dia procurará por si mesmo no reflexo do espelho e não mais se reconhecerá ? verá apenas todos os outros.?
Tassio 06/07/2021minha estante
Perfeito ?????